Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 3 DIREITO CONSTITUCIONAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602000327)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XII EXAME DE ORDEM A Constituição da República de 1988 adotou elementos de federalismo cooperativo e de federalismo dual na repartição de competências entre os entes federados, distribuindo competências exclusivas, privativas, comuns e concorrentes. Assim sendo, a respeito da organização do Estado estabelecida na Constituição, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas, competindo à lei complementar fixar normas de cooperação entre os entes.
	
	É vedado aos Estados criar códigos tributários próprios, uma vez que compete privativamente à União legislar sobre direito financeiro e tributário.
	
	É vedado à União decretar intervenção federal em Município localizado em território federal quando este não tiver aplicado o mínimo exigido de sua receita na manutenção e desenvolvimento do ensino.
	
	Em relação às competências legislativas concorrentes da União e dos Estados, havendo norma federal e estadual divergentes, deve prevalecer a norma federal, que serve de fundamento de validade à norma estadual.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601528665)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que tange ao Poder Judiciário, de acordo com o Texto Fundamental em vigor, registre a alternativa INCORRETA:
		
	
	Os Ministros do Supremo Tribunal Federal, em número de onze, serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal;
	
	Ocorrendo a vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois de aberta a última vaga, de forma indireta, pelo Congresso Nacional, na forma da lei;
	 
	Aos juizes é assegurada a vitaliciedade, que no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício, a inamovibilidade, em caráter absoluto, e a irredutibilidade de subsídios;
	
	Todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse público o exigir, limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes;
	
	O Procurador-Geral da República deverá ser previamente ouvido nas ações de inconstitucionalidade e em todos os processos de competência do Supremo Tribunal Federal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602311473)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	NO QUE TANGE ÀS IMUNIDADES QUE SÃO CONFERIDAS AOS PARLAMENTARES, RESPONDA SE AS ASSERTIVAS ESTÃO CORRETAS (C) OU ERRADAS (E).
		
	 
	As imunidades são garantias institucionais conferidas ao Poder Legislativo Federal, asseguradoras do exercício do mandato parlamentar, com plena liberdade. São renunciáveis e conferidas a partir da expedição do diploma, que acontece antes da posse.
	 
	A licença do parlamentar para ocupar outros cargos suspende as imunidades, mas não afasta o foro por prerrogativa de função.
	 
	A imunidade formal ou processual, também chamada de freedom from arrest, exclui o crime e protege o parlamentar da prisão e do processo penal.
	 
	Nos termos do art. 53, caput, da CF, a inviolabilidade parlamentar ou imunidade material garante que os parlamentares sejam invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, ainda que proferidos em razão avessa às funções parlamentares.
	 
	Os parlamentares não poderão ser presos no caso de prisão penal (prisão temporária, prisão preventiva e prisão por crime afiançável).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601502474)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exercício de suas prerrogativas constitucionais, o Presidente da República está autorizado a praticar os seguintes atos:
		
	
	Adotar medidas provisórias, com força de lei, e expedir decretos legislativo, permitindo que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;
	 
	Decretar a intervenção federal nos Estados, nomeando, inclusive, se necessário, interventor;
	
	Encaminhar projeto de lei ao Congresso Nacional, sobre qualquer matéria de competência legislativa da União, sem restrição de iniciativa
	
	Nomear os Ministros do Supremo Tribunal Federal, depois de aprovada a escolha pelo Congresso Nacional
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601452715)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 02  Exame 128  Tipo 1  OAB-SP) - O Senado Federal compõe-se de representantes:
		
	
	apenas dos Estados, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos.
	
	do povo, com mandato de oito anos, renovado, integralmente, de oito em oito anos
	
	do povo, com mandato de quatro anos, renovado, integralmente, de quatro em quatro anos
	 
	dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de oito anos, renovado de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.

Continue navegando