Buscar

Caso 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 10
Penal IV
Há dois entendimentos acerca do tema: 
1- Norberto pode responder por Embriaguez ao volante, consoante art. 306 do CTB, pois conduziu veículo automotor sob influência de álcool. Pode ser autuado também no Art. 303 CTB pela prática de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Já sob sua conduta perante os policiais, ele responderá por desacato na forma do Art. 331 do CP. Em concurso material de crimes.
Vejamos um exemplo: STJ, Resp.
nº 1474815 SC 2014/0208505-9 (Ante o exposto, dou provimento ao recurso para afastar o princípio da consunção e determinar ao Tribunal de origem que prossiga no julgamento da apelação, desta feita, com a análise do delito de embriaguez ao volante, nos termos da presente decisão, como entender de direito).	
2- Norberto pode ser autuado no Art. 303 do CTB vindo a responder pela lesão culposa e ser autuado no Art. 331 do CP que é o desacato, em concurso material de crimes. Neste segundo entendimento, o crime de Embriaguez ao volante é absorvido pelo delito de lesão corporal culposa utilizando-se o Princípio da Consunção. Com isso o delito de dano (lesão corporal) absorverá o de perigo (embriaguez ao volante). 
Vejamos um exemplo: Apelação criminal nº. 0001252-78.2010.8.19.0003 (INCIDÊNCIA DO CONCURSO FORMAL ENTRE OS DELITOS CULPOSOS DE HOMICÍDIO E LESÃO CORPORAL NO TRÂNSITO, NA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR. APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA CONSUNÇÃO EM RELAÇÃO AO CRIME DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE) 
Hoje tem prevalecido na Doutrina e Jurisprudência o segundo entendimento.
Questão objetiva:
Letra B

Continue navegando