Buscar

CC 5 - Civil VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017
Título	
SEMANA 5
Descrição	
Caso Concreto
Tadeu e Tatiana eram casados pelo regime da comunhão parcial de bens, tendo três filhos, Mariana, Maria e Marcio. Tadeu falece deixando dois imóveis que recebeu de herança, quando do falecimento de seus pais, e um imóvel comprado um ano antes do falecimento. Explique quem são os herdeiros de Tadeu, e como deverá ser feita a partilha.
R: Tatiana só poderá concorrer com relação aos bens particulares, pois não tem direito à meação sobre estes bens. Com relação aos bens comuns, estes serão divididos pelas filhas.
Resposta: O entendimento do STJ é de que Tatiana (esposa) só terá direito a concorrer aos bens particulares do “de cujus”, pois nestes ela não está amparada pela meação. Portanto o valor do bem comum será dividido entre os três filhos (Mariana, Maria e Marcio), ou seja, cada filho receberá 1/3 do valor do bem comum. Já em relação aos bens particulares a divisão será feita por 4 (Cônjuge supérstite e os três filhos), pois em relação aos bens particulares, como já dito anteriormente, Tatiana não possui a meação, podendo neste caso concorrer junto com os filhos, sendo certo que nesta hipótese cada um dos herdeiros receberá ¼ dos bens particulares (direito próprio e por cabeça). 
Questão Objetiva
No direito brasileiro em vigor, incluem-se entre os herdeiros necessários:
Somente os descendentes e o cônjuge.
Somente os descendentes e os colaterais.
Somente os descendentes e os ascendentes.
Os descendentes, os ascendentes, o cônjuge ou companheiro
Os descendentes, o cônjuge ou companheiro.
Desenvolvimento

Outros materiais