Buscar

ESTUDO DE CASO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO 2: AV1
- Discuta com o seu grupo e apresente as principais vantagens do uso de bioindicadores em programas de monitoramento de trechos de rios.
Os bioindicadores fornecem sinais rápidos sobre problemas ambientais, mesmo antes do homem saber sua ocorrência e amplitude; permitem que se identifiquem as causas e os efeitos entre os agentes estressores e as respostas biológicas; oferecem um panorama da resposta integrada dos organismos e modificações ambientais; permitem avaliar a efetividade de ações mitigadoras tomadas para contornar os problemas criados pelo homem; é um método simples, rápido e de baixo custo
- Considere a gestão participativa descrita na política nacional de recursos hídricos e descreva a aplicabilidade do uso dos bioindicadores. Exemplifique os organismos e as metodologias padronizada, para o diagnóstico da qualidade das águas.
Ao se aplicar o biomonitoramento, é preciso haver uma seleção criteriosa das ferramentas nele utilizadas, isto é, escolher bem os chamados bioindicadores. Os macroinvertebrados bentônicos são animais que vivem associados ao fundo de rios, lagos, lagoas, reservatórios em pelo menos uma fase de seu ciclo vital e são retidos por tamanho de malha de 200 a 500 micrômetros. Este grupo é composto por vermes, crustáceos, moluscos e insetos. Eles constituem uma importante fonte alimentar para os peixes, são valiosos indicadores da degradação ambiental, além de influenciarem na ciclagem de nutrientes, na produtividade primária e na decomposição. Por apresentarem vantagens sobre a avaliação físico-química, tais como, serem relativamente sedentários e estarem localizados nos sedimentos e, também por serem capazes de registrar um longo tempo de impactos e testemunhar os efeitos de diversos poluentes, estes animais têm sido amplamente utilizados como bioindicadores de qualidade de água no monitoramento de reservatórios, trechos de importantes bacias hidrográficas sob diferentes níveis de impacto antrópico e na saúde de ecossistemas. Ainda assim, vale destacar que a avaliação por meio do biomonitoramento deve ser feita em conjunto com a avaliação físico-química, uma vez que os organismos respondem a fatores abióticos.
Bibliografias: Tratamento de água. Disponível em: <http://www.comusa.rs.gov.br/index.php/saneamento/tratamentoagua>. Acesso em: 05 out. 2017.
ARIAS, Ana Rosa Linde et al. Utilização de bioindicadores na avaliação de impacto e no monitoramento da contaminação de rios e córregos por agrotóxicos. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232007000100011>. Acesso em: 05 out. 2017.

Continue navegando