Buscar

Lista 1 Fenômenos de transporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Uma superfície plana bem grande é lubrificada com um óleo cuja viscosidade dinâmica é de 0,08 N.s/m². Pretende-se arrastar sobre a superfície lubrificada uma placa plana com dimensões de 1,6 m x10 m a uma velocidade constante de 2,0 m/s. Sabendo que a espessura da película de óleo entre as placas é de 3 mm, determine a força a ser aplicada de acordo com estes parâmetros.
Na equação P = V.V.K, V se trata da velocidade. Para que P seja pressão qual deverá ser a dimensão de K?
A força de pressão P, exercida sobre uma partícula esférica com diâmetro D, que se movimenta lentamente num líquido é dada por :
 P = X µ D V
Sendo µ a viscosidade absoluta do fluido e V a velocidade da partícula, qual será a dimensão de X?
Um reservatório contém 800 ml de um líquido que pesa 7 N e ocupa 10 cm da altura desse reservatório. Qual será a pressão no fundo do reservatório? (utilizar g = 9,8 m/s²)
Em linhas de produção, esteiras rolantes são amplamente aplicadas no transporte de todo tipo de material para facilitar o trabalho de operários e economizar tempo, garantindo assim rapidez e menos defeitos por carregamento indevido. Considere a seguinte situação, onde tem-se uma linha de produção com esteiras que transportam blocos cúbicos homogêneos de alumínio, de 2 m de aresta. Sendo a densidade do alumínio 2700 Kg/m³, qual será a pressão exercida pelo cubo sobre a esteira rolante, em N/m²? (utilizar g = 9,8 m/s²)
Em determinada cidade acima do nível do mar foi utilizado um barômetro para medição da pressão atmosférica. Sabendo que o fluido utilizado foi o mercúrio, com massa específica de 13600 kg/m³, e que a altura da coluna de mercúrio foi de 740 mm, qual será a pressão atmosférica local? (utilizar g = 9,8 m/s²)
Um depósito de água possui no fundo uma válvula de 5 cm de diâmetro. A válvula abre-se sob ação da água quando esta atinge 2,0 m acima do nível da válvula. Supondo a massa específica da água 1000 kg/m³ e a aceleração da gravidade 9,8 m/s², calcule a força necessária para abrir a válvula.
A distância vertical entre a superfície livre da água de uma caixa de incêndio aberta para a atmosfera e o nível do solo é 28 m. Qual o valor da pressão num hidrante que está conectado à caixa de água e localizado a 0,5 m do solo? Considere g = 9,8 m/s² e massa específica da água de 1000 kg/m³.
O princípio de Stevin pode ser utilizado para a medição da altitude de montanhas. Sabendo que o peso específico do ar é de 10 N/m², que a pressão atmosférica vale 101200 Pa, qual será a altitude de uma montanha cuja pressão no pico seja de 80.000 Pa. (1 Pa=1 N/m²)
 No recipiente da figura, há água (γ = 9800 N/m³), óleo (γ = 8500 N/m³) e ar. Qual será a leitura no manômetro:
RESPOSTAS
853,3 N
M/L³ (massa específica)
Adimensional
875 N/m²
52920 N/m²
98627 N/m²
38,48 N
269500 N/m²
h = 2120 m
5480 N/m²

Outros materiais