Buscar

Introdução à Cromatografia


Continue navegando


Prévia do material em texto

Introdução
A cromatografia é uma técnica de separação especialmente adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades de funções orgânicas, com uma abordagem ilustrativa e relevante. Os métodos cromatográficos são utilizados para separar misturas contendo duas os mais substancias ou íons, e baseiam-se na distribuição diferencial dessas substancias entre duas fases: uma das quais é estacionaria e a outra, móvel. (Fonseca e Gonçalves,2004).
A cromatografia pode ser utilizada para identificação de compostos, por comparação com padrões previamente existentes, para purificação de compostos, separando-se as substancias indesejáveis e para separação dos componentes de uma mistura.
Os diferentes tipos de cromatografia são descritos e classificados considerando-se a forma física do sistema cromatográfico empregado, a fase móvel/estacionária utilizada ou o modo de separação. Especial ênfase é dada à cromatografia liquida clássica e de alta eficiência, à cromatografia gasosa de alta resolução, e a cromatografia em camada delgada.
A cromatografia em camada delgada (CCD) consiste na separação dos componentes de uma mistura sólido-líquido onde a fase móvel (líquida) migra sobre uma camada delgada de adsorvente retido em uma superfície plana (fase estacionária-sólida). O processo de separação está fundamentado, principalmente no fenômeno de adsorção. (NETTO, J. Z., CAZETTA, J. O. 2005).
NETTO, J. Z., CAZETTA, J. O. Cromatografia Plana, Fu nepFunep, Jaboticabal, 2005 ,