Buscar

simulados materno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SIMULADOS MATERNO
1a Questão Considerando as necessidades nutricionais protéico-calóricas de uma gestante adolescente após 5 anos de sua menarca, comparadas co m as de uma gestante adulta, deve-se considerar a seguinte correspondência: dobro Um quarto dois terços igual triplo. 
5a Questão Durante o período de estirão do crescimento, mais do que em outras fases, necessitamos de alguns minerais em quantidades dobradas. Considerando esta afirmativa devemos implementar a reposição de: Potássio, sódio, flúor, ferro Sódio, cálcio, cobre, cromo Cromo, potássio, zinco, iodo Flúor, magnésio, cobre, iodo Cálcio, ferro, zinco, magnésio 
3a Questão Ao se comparar a composição química do colostro com o leite maduro, pode-se afirmar que o primeiro contém: Menor teor de sódio, maior teor de potássio e mais cloreto Maior teor de proteínas, maior teor de gordura , menos carboidratos Maior teor de sódio, menor teor de potássio, menor teor de cloreto Maior teor de carboidrato, mais proteínas, menor teor de gordura Maior teor de proteínas, menor teor de gordura, menos carboidratos 
2a Questão Uma grande preocupação é o ganho de peso durante a gestação. Assim, é muito importante a realização de uma avaliação nutricional nas consultas do pré-natal. Sabendo que tanto o sobrepeso como o baixo peso são prejudiciais, como essa avaliação nutricional poderá contribuir para uma gestação saudável? 
Gabarito: A avaliação nutricional permite de forma efetiva que a gestante consiga escolher melhor os alimentos, evitando o desenvolvimento de doenças, como a diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, que podem acarretar danos ao bebê. É importante que a gestante pratique atividades físicas regularmente, faça seis refeições diárias, diminua o consumo de cafeína e evite álcool, fumo e aspartame. 
3a Questão (PMSP/2012-adaptada) Sabendo-se que hipovitaminose A é um problema de saúde pública em várias localidades, é correto afirmar:
A suplementação de vitamina A faz parte de uma estratégia do SUS direcionada para menores de 5 anos.
A vitamina A é importante para a visão e prevenção de infecções respiratórias, no entanto, não auxilia no crescimento e desenvolvimento infantil.
Os principais grupos de risco para hipovitaminose A são adultos e idosos.
O excesso de vitamina A, ou seja, a hipervitaminose A é uma conduta estabelecida pelo sistema de saúde.
A única recomendação estratégica no combate à hipovitaminose A segundo a Organização Mundial da Saúde é a fortificação de alimentos.
4a Questão A gravidez normal é acompanhada por alterações fisiológicas, anatômicas e psicológicas que afetam todas as funções orgânicas da gestante. O entendimento desses ajustes é indispensável para o nutricionista subsidiar a assistência nutricional no pré-natal. Considerando esse contexto analise as afirmativas abaixo: I ¿ As transformações ocorrem para regular o metabolismo materno, garantir o crescimento fetal e assegurar o processo de lactação; II ¿ A transferência de nutrientes e outras substâncias da mãe para o feto ocorrerá pela placenta, apenas pelo mecanismo de absorção passiva; III ¿ Progesterona, estrogênio e tireoxina são hormônios produzidos pela placenta; IV ¿ A gestante desenvolve hiperfagia no primeiro e segundo trimestres, devido ao intenso anabolismo; V - O feto requer glicose para seu crescimento, mesmo em situações de jejum materno.
d)	Apenas as alternativas I, IV e V são verdadeiras;
a)	Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras;
e)	Apenas a alternativa III é verdadeira;
b)	Apenas a alternativa I é verdadeira;
c)	Apenas as alternativas III e V são verdadeiras;
5a Questão Os sintomas em que a gestante se queixa de aumento da secreção salivar e vontade incontrolável de ingerir substâncias não alimentares são denominadas, respectivamente:
Pirose e Ptialismo
Pirose e Sialorréia
Picamalácia e Sialorréia
Picamalácia e Pirose
Sialorréia e Picamalácia
1a Questão Sobre o cuidado nutricional na gestação de alto risco, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
O tratamento inicial do diabetes gestacional prioriza a prescrição de uma dieta que permita a perda de peso, de acordo com o estado nutricional prévio à gestação.
Nas gestantes com o diabetes gestacional o sódio deve ser restrito, uma vez que auxilia na prevenção das síndromes hipertensas da gravidez.
Na conduta das síndromes hipertensivas, um dos nutrientes que merecem destaque quanto a adequação são os ácidos graxos ômega 3. Por diminuírem a agregação plaquetária, muitas vezes podem ser suplementados.
Entre as recomendações nutricionais para as gestantes com síndromes hipertensivas, destaca-se o aporte adequado de proteínas que deve ser de 1,7 g/Kg/dia.
No diabetes gestacional a recomendação calórica varia conforme o IMC pré gestacional, assim no estado de sobrepeso/obesidade a indicação é de 30 Kcal/kg/dia, na normalidade/eutrofia são de 30-35 Kcal/kg/dia, e na magreza 40 Kcal/kg/dia.
2a Questão Para satisfazer as necessidades de proteína para garantir o crescimento da Gestante Adolescente (15-19 anos) e do feto, segundo a FAO 2007 é de :
1,0g/kg 1,5g/kg 2,0g/kg 2,5g/kg 3,0g/kg
3a Questão Na gestação a relação kcal/kg de peso corporal gravídico que favorece a utilização protéica adequada na gravidez é:
50 32 45 40 36
1a Questão A alternativa correta quanto às diferenças entre o leite humano (LH) e o leite de vaca (LV) é:
Os aminoácidos taurina e cistina estão presentes em menores concentrações no LH.
O ácido linoleico fornece 1% de energia no LH e 4% no LV.
A caseína em maior teor no LV forma um coágulo resistente e de difícil digestão para o estômago da criança, enquanto a lactoalbumina, presente em maior concentração no LH, forma coágulos macios, flocosos e de fácil digestão.
A lactose do LH fornece 30% de energia, enquanto a do LV fornece acima de 42%.
O LH é composto de 40% de proteínas do soro e 60% de caseína, e o LV apresenta 80% de proteínas do soro e 20% de caseína.
3a Questão O aporte energético da gestante em bom estado nutricional no segundo trimestre deve aumentar, segundo a Food and Agriculture Organization of the Unite Nations (FAO), 2001, em cerca de:
285kcal por dia
375kcal por dia
475kcal por dia
85kcal por dia
180kcal por dia
4a Questão Dosar a hemoglobina faz parte da rotina do pré-natal. Quando se contata anemia leve ou moderada, uma das condutas adotadas é a solicitação de:
Repetição do exame em sete dias
Urinocultura
Exame parasitológico de fezes
Suplementação de ferro após a 20ª semana
Teste de Coombs
5a Questão Patrícia, primigesta de 27 anos de idade, estava completando a 23ª semana de gestação, quando retornou ao atendimento Pré-Natal para reavaliação. Durante avaliação nutricional foi verificado: Peso atual: 81 kg Altura: 1,67m Peso pré-gravídico: 75kg. O ganho de peso mínimo, kg/semana e o adicional energético, kcal, de acordo com o período gestacional (FAO/OMS 2004) para um ganho de peso adequado, deve ser, respectivamente, de:
A-	( ) 0,4 / 85 kcal
C-	( ) 0,3 / 475 kcal
E-	( ) 0,3 / 485 Kcal
B-	( ) 0,4 / 285 kcal
D-	( ) 0,3 /285 kcal
1a Questão A administração de lipídeos por via oral, principalmente sob a forma de triglicerídeos de cadeia média, foi recentemente recomendada na prevenção da hipoglicemia neonatal. Avalie as afirmativas abaixo quanto a utilização de TCM: I. Pode acarretar cetogênese. II. Induz a resposta insulínica. III. Estimula a gliconeogênese. IV. Estimula a lipólise. É correto apenas o que se afirma em:
I, III e IV 
II e IV I e II I e IV II, III e IV
2a Questão De acordo com resolução CFN Nº200/1998, assinale a alternativa incorreta em relação as atribuições do nutricionista no BLH
Nenhuma das Resposta anteriores
Promover orientação, educação e assistência alimentar e nutricional da mãe.#
Incentivar o aleitamento materno
##Promover campanhas para capacitar doadoras de leite humano, enfatizando as atividades do BLH.
Garantir a qualidade higiênico-sanitária do leite humano, desde a coleta até a distribuição.
3a Questão Em relação as aula sobre Banco de Leite
Humano, assinale a alternativa INCORRETA:
Objetivo:Conservação e estocagem,
objetivo:Coleta de leite da mulher, Controle das propriedades bacteriológicas do leite, após a sua coleta;
Objetivo:Distribuição sob prescrição médica.
Banco de Leite Humano é um centro de coleta, estocagem, conservação e distribuição de leite humano, após o apropriado tratamento.
Se consideram como banco de leite humano os centros de coleta de leite humano das maternidades e hospitais, onde as doadoras são mantidas em regime de internação e o leite é distribuído sem o devido tratamento e controle.
4a Questão Com relação a avaliação do estado nutricional na gestação, assinale a alternativa correta quanto ao diagnóstico de sobrepeso e obesidade :
O ideal é que o IMC considerado no diagnóstico nutricional pré-gestacional da gestante seja o IMC atual.
O indicador proposto para o diagnóstico nutricional de gestantes é o IMC de acordo com as semanas de gestação, tendo como vantagem a verificação do estado nutricional em qualquer momento da gestação
As gestantes, independente do IMC pré gestacional, devem ter ganho de peso na faixa de 7-9 kg
O excesso de peso materno adquirido durante as semanas gestacionais não é fator de risco para diabetes gestacional, sindrome hipertensiva arterial, tromboembolia, macrossomia fetal ou prematuridade.
O estado nutricional materno pré-gestacional não interfere na previsão de ganho de peso da gestante, uma vez que durante este período o peso materno não tem repercussões no desenvolvimento fetal ;
5a Questão A avaliação nutricional da gestante permite conhecer seu estado nutricional atual e subsidiar a previsão do ganho de peso até o final da gestação. Esta avaliação deve ser feita:
Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré-gestacional referido (limite mínimo de 2 meses antes). Caso isso não seja possível, acompanhar a gestante nas consultas de pré-natal a partir de análise do consumo alimentar.
Desprezando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré-gestacional e considerando o IMC calculado a partir de medição realizada na 16ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-natal mesmo que ocorra após a 16ª semana gestacional.
Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-atal mesmo que ocorra após a 13ª semana gestacional, desde que associado às provas bioquímicas.
Considerando, no diagnóstico inicial da gestante, o IMC pré gestacional referido (limite mínimo de 2 meses antes) ou o IMC calculado a partir de medição realizada até a 13ª semana gestacional. Caso isso não seja possível, a avaliação será realizada com o IMC calculado na primeira consulta pré-natal mesmo que ocorra após a 13ª semana gestacional.
1a Questão No d iab et es gest acio n al , q u e o cor r e gera lmen te a partir da 20ª semana é comum : r ed u ção da i n sul i n a e d o s h or m ô n i os con t r ai n sul ín i cos com aumento do glucag on 
r ed u ção do g l u cago n e au m en t o d os h o r m ô n i os con t r ain sul ín icos 
r esistência p er iférica a insulina e aumento do glucagon e dos hormônios contra insulínicos 
r esist ên cia p er if ér ica a insulina; redução do glucagon; aumento dos ho rmônios con t r ai n su l íni cos 
au m en t o d a in sul i n a e do s h o r m ô n i os con t r ai n sul íni cos com r ed u ção d o g lu cago n 
2a Questão No caso d a Hi p er t en são i n d u zid a n a Gr av i d ez, d ev e- se est ar atento a elevação na p r essão sist ó li ca e d iast ó li ca, r espect i v am en t e n o s n íveis d e: 
25 a 3 0m m Hg e 1 5 a 2 0m m Hg 
30 a 4 0m m Hg e 2 0 a 2 5m m Hg 
15 a 2 0m m Hg e 0 5 a 1 0m m Hg 
10 a 1 5m m Hg e 2 0 a 2 5m m Hg 
20 a 3 0m m Hg e 1 0 a 1 5m m Hg 
3a Questão A velocidade do aumento de peso durante a gravidez no primeiro trimestre, para gestantes com IMC adequado corresponde a um aumento médio por semana na faixa de: 
400 a 500 g 350 a 400 g 500 a 750 g 500 a 600 g 750 a 900 g 
4a Questão No caso d e u m a g est an t e d e 35 an os de idade, na 26 ª semana de gestação, com diabetes gestacional, sem uso de medicação hipoglicemiante e que foi encaminhada ao ambulatório de nutrição, entre as opções a seguir, a melhor orientação a ser estabelecida pelo nutricionista é dieta 
b alan ceada, q u e p erm it a g an h o p o n d er al d e 300 g / semana a 400 g / sem an a e f r acio n am en t o d as r ef ei ções, para obter melhor controle da glicemia de jejum e pós- prandial . 
n o r m oen ergét i ca, com o m áx i m o de 3 0 % d e car b o i d r at os t o t ais e con sum o p r ef er en cial d e p r o t e ínas d e al t o val o r b i o ló g ico . 
h ip o en er g ét ica, u t il izan do - se a t écn i ca d e con t agem d e car b o i d r at os e p er m it in d o- se gan h o p on d e r al m áxi m o d e 1 0 0 g / sem an a. 
balan ceada, isenta de carboidrato simples e com pelo menos 4 porções de frutas e 4 de hortaliças por dia. 
hipoenergética, com alimentos de baixo índice glicêmico, para evitar a microangiopatia fetal e acetonúria pós- prandial. 
1a Questão O leite de vaca (in natura, integral, pó ou fluido), não é considerado alimento apropriado para crianças menores de 1 ano, além de apresentar as seguintes inadequações: 1- Contém baixos teores de ácidos graxos essenciais, como o ácido linoleico. 2- Fornece altas taxas de proteínas, com conseqüente elevação da carga renal de soluto. 3- Fornece quantidade insuficiente de sódio. 4- Apresenta elevada quantidade de proteína do soro, o que prejudica a digestibilidade. 5- Vitaminas: baixos níveis de vitaminas D, E e C. Analise as proposições acima e assinale a alternativa correta. 
Todas as alternativas estão corretas. As alternativas 1,2 e 5 estão corretas. 
As alternativas 3, 4 e 5 estão corretas. As alternativas 2, 3 e 5 estão corretas. 
As alternativas 2, 3 e 4 estão corretas. 
2a Questão A co lo r ação am ar el a d o co lo st r o d eco r r e d a g r an d e q u an t id ad e d e: 
Car ot en o Pol if en o l Cole calcif er ol Ret i n o l To cof er o l 
3a Questão A gestante deve ser orientada em diversas oportunidades do pré-natal e na maternidade sobre a técnica de amamentação e a pega correta. Essa orientação é fundamental para evitar o desmame precoce, principalmente entre mulheres primíparas ou entre aquelas que não tiveram sucesso na gestação anterior em relação ao aleitamento materno. Sobre a técnica de a leitamento, marque o item verdadeiro : 
O rosto do bebê deve f icar de frente para a mama, com nariz na altura do mamilo, fazendo contato visual com a mãe. 
A m ãe d ev e f i car alt er n an d o as m am as d u r an t e a m am ad a, p ar a est i m u l ar am ba s. 
A b o ch ech a d a cr ian ça d ev e f icar en cov ad a d u r an t e a sucção. 
O i d eal é q u e a cr ian ça m am e n o m áx i m o 8 v ezes p o r d i a. 
Qu an d o a criança está maman do, a mãe deve escutar o som da sucção e da deglut ição d o lei t e. 
4a Questão Sobre as alterações metabólicas que podem levar a Diabetes Gestacional, avalie os itens,marcando V se verdadeiros e F se forem falsos: 
V A gestante com reserva pancreática limitada não consegue aumentar a produção de insulina e desenvolve DMG. 
V No início da gestação, o Lactogênio Placentário Humano (LPH) causa um aumento da resistência tecidual periférica à insulina, diminuindo assim, sua ação anabolizante. 
V A gestante com diabetes prévio à gestação geralmente apresenta uma maior descompensação metabólica e exige doses maiores de insulina para manter sua homeostase. 
V A gestante sem diabetes compensa o aumento da resistência tecidual periférica à insulina com o aumento da produção de insulina. 
F A partir do final do segundo trimestre da gestação, existe uma resposta insulínica exagerada após ingestão alimentar o que aumenta a captação de glicose e aminoácidos levando ao aumento dos depósitos
de glicogênio, triglicerídeos e proteínas. 
5a Questão Quanto às recomendações de vitaminas e minerais durante a gestação, comparadas a da mulher não gestante, avalie se aumenta ou permace igual: a. Vitamina A; b. Ribof lavina; c. Acido fólico; d. Vitamina C; e. Vitamina D; f . Cálcio; g. Ferro; h. Zinco. Marque a sequência correta: 
a. aument a b. au menta c. aumenta d. au menta e. igual f . igual g. aumenta h . aumenta 
a. aumenta b. aumenta c. igual d. aumenta e. aumenta f. igual g. aumenta h. aumenta 
a. aumenta b. aumenta c. igual d. aumenta e. igual f. igual g. aumenta h. igual 
a. igual b. igual c. aumenta d. aumenta e. igual f. igual g. aumenta h. aumenta 
a. aumenta b. aumenta c. aumenta d. aumenta e. igual f. aumenta g. igual h. aumenta 
2a Questão O r ecém n asci d o p r é- t er m o ( RNPT) , em f u n ção d as suas b ai x as r eser v as ao n ascim en t o, n e cessit a d a suplementação das segu intes vitaminas e mineral, respectivamen te: 
B12 e D; sód io B1 e B6; m ag n ésio B2 e C; co b r e D e E; f er r o A e B6; f er r o 
3a Questão A i n t r od u ção p r eco ce e em g r an d es q u an t i d ad es d e u m t ip o específ i co de car b o id r at o n o r ecém - n ascid o a t er m o, n os p r i m eir o s seis m eses d e v i da, pode provocar diarréia, cólica, perda de peso e até mesmo danos à mucosa intestinal, logo deve ser evitado : 
f r u t ose lact ose am id o sacar ose m alt ose 
4a Questão O l ei t e d e v aca f l u i d o o u em p ó i n t egr al , an tes de ser ofereci do ao lactente, deve ser diluído considerando a idade do lactente, porque ap resenta em relação ao leite materno , elevad o teor de proteínas e eletrólitos De acordo com esta afirmação a diluição correta será: 
Lact en t e d e 5 m eses em d i an t e : Leit e d e va ca a 2/ 3 send o d u as p ar t es d e l eit e e u m a d e ág u a com acr éscim o d e 5 % d e am id o e 3 % d e l i p ídi o s se n ecessár i o. 
Lact en t e d e 1 - 4 m eses: Leit e d e v aca a 2 / 3 sen d o d u as p ar t es d e l ei t e e u m a d e ág u a com acr éscim o d e 3 % am i d o , 5 % d e açú car e 1 - 3 % d e l ip ídi o se n ecessár i o Lact en t e d e 0 a 30 d ias: somente Leite de vaca ao 1/2 sendo u ma p ar te de leite e duas de ág u a 
Lact en t e d e 1 - 4 m eses: Leit e d e v aca a 2 / 3 , sen do u m a p ar t e d e l eit e e d u as d e ág u a; com acr éscim o d e 3 % am i d o, 5 % d e carboidrato e 1 - 3% de lipídio se necessário 
Lact en t e d e 0 a 3 0 d ias : Leit e d e v aca a 1 / 2 , sen do u m a p ar t e d e l ei t e e d u as d e ág u a, co m açú car a 3 % 
5a Questão O nutricionista de uma unidade de saú de real izou um levantamento em que identificou as crianças entre 6 e 30 meses de i dade que eram usuárias do serviço e aplicou às mães um inquérito dietét ico do tipo recordatór io de 24 horas ( R24 h) para avaliar a ingestão de energia e nutr ien tes. Cada mãe r espo n d eu , em en t r ev i st a i n d i vi d u al , d o is R24 h , ap l i cado s em d i as n ão con secut iv o s. A an ál ise p r el im i n ar d os d ad o s r el at i v os aos m i cr o n u t r ien t es ev i d en cio u q u e as cr i an ças en t r e 6 e 1 7 m eses d e i d ad e ap r esent avam u m a in g estão de vitamina C em quantidades muito inferiores àquelas recomendadas e menores do que a das crianças entre 18 e 30 meses de idade. Por outro lado, observou-se que a ingestão de cálcio foi adequada e semelhante entre as crianças dessas duas faixas etárias. Essa constatação levou o nutricionista a aplicar mais quatro R24h às mães de todas as cr ianças. Considerando essa situação hipotética, avalie as asser ções a segu i r . O q u e l ev o u o n u t r i cio n i st a a am p l iar o n ú m er o d e R2 4 h f o i a n ecessid ad e d e m e lh o r e st i m a r a i n g est ão d e v it am i n a C, com b ase n a an áli se d o con su m o d e al im en t o s- f on t e d o nutriente em um per íodo maior de tempo. PORQUE Os nutrientes cujos alimen tos- fonte estão presentes, regular e frequentemente, na al imentação hab itual de um grupo populacional específico, como os pré- escolares, apresentam baixa variação intraindividual e interindividual de ingestão. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta . 
A p r i m eir a asser ção é u m a p r o p o sição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justif icativa correta da primeira . 
A p r i m eir a asser ção é u m a p r o p osição f al sa, e a segu n d a é u m a proposição verdadeira. 
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
As d u as asser ções são p r op o sições f al sas.
2a Questão O l ei t e [ sim i l ar ] é car o , m as p od e ser p ag o p el o Sist em a Úni co d e Saú d e ( SUS) . Est i m a- se q u e en t r e 7 % e 9% d as cr i an ças co m at é 3 an os t enh am al ergia ao lei t e d e v aca. A su b st i t u ição é cust o sa: u m a ú n i ca l at a d o sim i l ar , su f icien t e p ar a t r ês d i as, f i ca en t r e 1 10 e 4 00 r eai s. Veja, edição 2177, 11 ago. 2010 (adaptado). Um n u t r i cion ist a leu essa n o t ícia e con sid er o u q u e a d i v u lg ação d a m esma r ep er cu t e p o sit iv am en t e n as ações d e at en ção d iet ét i ca, p o i s a n o t ícia v ei cu lad a cumpriu o papel de 
tratar o assunto de forma clara e objetiva para que os leitores saibam da ex ist ência da enfermidade. 
ap r esen t ar dad o s est at íst icos r ef ere ntes a uma enfer midade pouco conhecida pela popu lação. 
informar aos profissionais as saúde que existe grande parcela da população com alergia ao leite de vaca. 
m ost r ar aos con sum i do r es o q u an t o é d ispen d i o so substituir o leite de vaca por similares. 
in f o r m ar ao s cid ad ão s seu s d ir ei t o s r elat iv os ao at en d im en t o à saúd e.
3a Questão Sob r e a f i siol og i a d o l act en t e, com p l et e o s p ar en t ênses, q u e se r ef er em ao d esenv o l v im en t o d o sist em a, r ef l ex o o u capaci d ad e f isiol ó g ica com a id ad e em q u e aco n t ece, d e acor d o co m a l eg en d a. 1) Do 5º ao 7 º m ês 2) Do 12 º ao 18 º mês 3) Do 8º ao 1 2º m ê s 4) 6 m eses 5) 3 m eses 6) Pr i m ei r a sem an a d e v i d a 7) 1 an o 8) Desde a v i d a i n t r a- uterina 9) Do n ascim en t o aos 4 - 6 m eses 10 ) Do n ascim en t o ao s 4 m eses 11 ) Ao n ascim en t o ( 8 ) Pala dar ( 7 ) Cap acid ad e gástrica em média de 210 m l ( 6 ) p H g ást r i co m ais el ev ad o ( 2 ) Mast i g ação r ot at ó r i a com p l et a ( 4 ) Capacidade de digerir amido ( 5 ) Capacidade de digestão protéica igual a do adulto ( 1 ) Início da mastigação ( 11 ) Aparelhos digestivo, circulatór io e respiratório prontos para a vida ex tra- uteri na ( 9 ) Ref lexo de busca e sucção ( 10 ) Reflexo de protrusão ( 3 ) Lateralização do alimento na boca. 
Mar q u e o i t em q u e co n t ém a sequ ên cia co r r et a. 
3 - 1 1 - 1 0 - 9 - 1 - 5 - 6 - 4 - 2 - 7 - 8 
8 - 7 - 6 - 2 - 4 - 5 - 1 - 1 1 - 9 - 1 0 - 3 
1 - 2 - 3 - 5 - 6 - 4 - 7 - 11 - 1 0 - 9 - 8 
8 - 7 - 2 - 4 - 6 - 5 - 1 - 9 - 1 0 - 11 - 3 
8 - 6 - 7 - 2 - 5 - 4 - 1 1 - 1 - 9 - 1 0 - 3
4a Questão Par a o t r at a m en t o d a cr i an ça o b esa, são n ecessár i os v ár i o s co m p on e n t es. Aval i e as r espo st as a seg u ir e m ar q u e V se f o r v er d ad ei r a e F se f o r f al sa. 
( ) Plan o Alim en t ar com ed u cação n u t r i cion al 
( ) Apo io Psicol óg i co 
( ) At iv i d ad e Físi ca 
( ) Per d a d e p eso sig n i f i cat iv a 
( ) Mu d an ça n o est i l o d e v i d a Mar q u e a sequ ên cia cor r et a: 
V, V, F, F, V F, V, V, F, V V, V, F, V, V F, V, V, F, F V, V, V, F, V 
5a Questão Con sid er an d o as af ir m at i v as ab ai x o: I . O l ei t e d e v aca p o ssui al t o t eor d e co lest er o l e m i n er ais. I I . No l ei t e h u m an o os ácid o g r ax os i m p or t ant es p ar a o d esenv o lv i m e n t o d o sist em a n er v oso cen t r al e da retina são o DHA e o EPA. I II . No RNAT a l act ase ap r esent a n íveis
n o r m ais a p ar t ir d o 3 º m ês d e v i d a. I V. A b et a l act o g lo b u l in a em m ai or q u an t id ad e f acil i t a a d ig e st i b il i d ad e d o LH. V. o Leit e h u m an o p o ssu i m ai or t e or d e sais m i n er ai s e p r o t eína d o q u e o Leit e d e v aca. Assin al e a r espo st a co r r et a: 
Som en t e a af ir m at iv a I I est á cor r et a 
As af i r m at i v as I , I I e I V est ão i n cor r et as 
As af i r m at i v as I , I I e V est ão cor r et as 
Som en t e a af i r m at iv a I V est á i n co r r et a 
As af i r m at i v as I I I e V est ão co r r et as
2a Questão A gravidez é acompanhada por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afe tam quase todas as funções orgânicas da gestante. Com relação a a lterações fisio lógicas, é corre to afirmar a ocorrênci a de: 1. Oco rre aumento expressivo do volume plasmá tico e de glóbulo s verme lhos (aproximada mente em 50%) 2. Ocorre aumento dos hormônios tire oideanos (T3 e T4) . 3. Ocorre aumento da excreção de nitrogênio. 4. Reduz a taxa de filtração glomerular. 5. Ocorre redução dos níveis plasmático s de ácidos graxos, triglicé rides e colesterol. 
Estão corretas as a lternativas 1, 2 e 3 
Está correta ape na s a alternativa 5 
Estão corretas as a lternativas1, 4 e 5 
Estão corretas as a lternativas 2, 3 e 4 
Está correta ape na s a alternativa 2 
4a Questão A respeito das Deficiências Nutricionais no Grupo Materno Infantil, considerando as afirmativas, assinale a resposta correta : I. A deficiência de ferro resulta quando as perdas desse mineral excedem a absorção, de modo que o ferro é mobilizado das reservas corporais, acarretando a anemia ferropriva microcítica ; II. A anemi a ferropriva representa a forma mais grave de deficiênci a de ferro e ocorre quando a concentração de hemoglobina (Hb) é reduzida devido a falta desse mineral; III. Os principais componentes dos requerimentos de ferro na gestação estão relacionados ao aumento da massa de eritrócitos e ao crescimento fetal; IV. As necessidades de ferro não se distribuem de maneira uniforme durante a gestação. O crescimento exponencial do feto no último trimestre da ges tação representa mais de 80% das necessidades de ferro desse período, de modo que os requerimentos totais de ferro aumentam nas últimas 6 semanas de gestação. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
Todas as afirmativas estão corretas . 
A afirmativa I V está incorreta. 
As afirmativas II e I II estão corretas. 
5a Questão Em gestantes a partir do 2º trimestre de gestação, é comum o aparecimento de anemia, principalmente por deficiência de ferro. que se caracteriza por valores de: 
Ht < 30% e Hg > 10g/dl 
Ht < 32% e Hg < 10g/dl 
Ht < 33% e Hg < 11g/dl 
Ht < 31% e Hg < 11g/dl 
Ht < 33% e Hg > 9g/dl 
1a Questão A difusão si mples, a difusão facilitada e o trans porte ativo são mecani smos de transferência de nutrientes via placentária de, respecti vamente: 
Ácido graxos , água, aminoácidos 
Glicose, água, ácidos graxos 
Água, glicos e, aminoácidos 
Ácidos graxos, água, oxigênio 
Aminoácidos , glicose, oxigênio 
2a Questão Sobre a Pré-Eclâmpsia (PE) assinale a alternativa correta 
O cálcio em conce ntração plasmática alta favore ce o aumento do paratohormônio e da renina o que ocasiona vasodilatação e, des ta forma, diminui a pressão arterial. 
Os possíveis mecanismos de prevenção da pré eclâmpsia por meio de uma ingestão adequada de ácido fólico são: redução da homociste ína e implantação e desenvolvimento adequados da pla centa. 
A suplementação de 1,5g/dia de cálcio é recomendada a parti r do momento em que é confirmada a gestação. A suplementação de ferro não é indicada para pacientes com pré eclâmpsia, tendo em vista que este mineral favorece a hemodiluição e a pe roxidação lipí dica. 
Indica- se para os casos de pré eclâmpsia a restrição do consumo de sal em 4 g/dia e a ma nutenção de alimentos ricos em sódio: enlatados, conservas, embutidos etc. 
3a Questão O Ministério da Saúde recomenda que a suplementação de ferro para todas as gestantes deve ser feita a partir da : 
20ª semana 16ª semana 14ª semana 12ª semana 8ª semana 
4a Questão Sobre os distúrbios hipertensivos específicos da gesta ção, a adequada die ta adequada para controle da pre ssão arte rial é: 
NORMOSSÓDICA E HIPERPRO TEICA 
HIPOSSÓDICA E NORMOPROTEIC A 
NORMOCALÓRICA E HIPOPRO TEICA 
NORMOLIPÍDICA E HIPOPROTEICA 
HIPERPROTÉICA E HIP OSSÓDICA 
5a Questão Para a gestante A.M. B, apresentando peso pré-gestacional de 54kg e estatura 1,65m, a faixa de ganho de peso total recomendada é: 
15,0 - 20,0kg 7,0 - 11,5kg 11,5 - 16,0kg 7,0 12,5 - 18,0kg 
1a Questão A respeito da DHEG (doença hipertensi va específica da gravidez), assinale a alternativa : I. A DHEG, na sua forma pura, caracteriza -se pelo aparecimento, em grávida normotensa, após a vigésima semana de gestação, da tríade sintomática : hipertensão, proteinúria e edema; II. A O MS destaca que as síndromes hipertensivas estão entre as principais causas de morbimortalidade materna e fetal, aumentando o risco de baixo peso ao nascer, asfixia e morte fetal; III. O tratamento das s índromes hipertensivas inclui o repouso fís ico e ps íquico e o uso de medicamentos; IV. A avaliação do es tado nutricional pré gestacional e gestacional deve ser realizada de forma criteriosa seguindo as mesmas orientação para gestante adolescentes ou adultas. 
As alternativas I , II e IV são verdadeiras. 
As alternativas II, III e IV são verdadeiras . 
Todas as al ternativas são verdadeiras. 
Somente as alternativas I e I V são verdadeiras. 
As alternati vas I, I II e IV s ão verdadeiras. 
2a Questão A amamentação é o método alimentar de escolha para todos os bebês normais, e não deve ser contra-indicada na seguinte situação: 
Neoplasia 
Tuberculose 
Dependência química 
Mastite 
Síndrome da imunodefi ciência adquirida
3a Questão Analise as afirmativas abaixo com rel ação à amamentação, assinale a alternativa correta : I. Quando o bebê nasce, as mamas já estão prontas para produzir l eite materno, sendo possível observar, 
ao final da gestação, a saí da de colostro ao se comprimir um pouco a região da aréola e do mamilo; II. O risco de desenvol ver câncer de mama é menor entre as mulheres que têm mais filhos e amamentam por um período maior; III. O recém-nas cido normal deve receber soro glicosado ou leite artificial nas primei ras 6 ho ras de vi da; IV. A prolactina, produzida na hipófis e anterior, é o hormônio que atua na glândula mamária, agindo nas células produtoras de leite; V. Ao final da mamada o l eite materno apresenta maior percentual de gordura, mecanismo que auxilia no controle do apetite da criança. 
Somente a afirmativa I está co rreta 
Somente as afirmati vas I, II, IV e V estão corretas 
Somente as afirmati vas I, II e III estão corretas 
Somente as afirmati vas IV e V estão corretas 
Somente as afirmati vas I, IV e V es tão corretas
4a Questão Avalie as afirmativas a seguir e coloque F para as afirmativas fal sas e V para as afirmati vas verdadeiras. ( ) A digestão de proteínas é complexa no recém-nascido e depende da ação combinada de várias enzimas proteolíticas , por esse motivo deve-se evitar a oferta ex cessiva de proteínas em raz ão do risco de sobrecarga renal e desequilibri o ácido-base e acidose metabólica. ( ) Os movi mentos de masti gação e o controle dos lábios se tornam mais eficientes em torno dos seis aos sete meses de idade, e a partir dos dois ano s a criança passa a apres entar movimentos mais complexo s o que possi bilita a introdução de alimentos mais fibrosos. ( ) O recém-nascido apresenta preferência ao sabor doce, apresentando indiferença ou rejeição ao s sabores salgados, amargos ou azedos. ( ) A principal fonte de energia para o recém-nascido são o s carboi drato s, com limitação a digestão da lactose. ( ) As proteínas de origem plasmática estão em maior concentração no colostro. Marque a opção com a sequência correta: 
V - V - V -
F - V F - V - V - F - V V - V - F - F - V V - V - V - F - F F - V - V - F - F 
5a Questão Embora a decisão de amamentar ou não o filho seja da própria mãe, es ta por s ua vez s ofre i nfluências de uma série de fatores. Portanto, a promoção do aleitamento materno deve incluir diferentes ações. Com base nesse press uposto, são feitas as seguintes afi rmativas : I. Compete ao profissional da saúde o papel de liderança na promoção do aleitamento materno e todas as categorias devem estar envolvidas nas diversas atividades; II. A falta de experiência anterior com a práti ca da amamentação, desmame precoce do fil ho anterior, baixa escolaridade, mãe adolescente e trabalho fora do lar, são situações consideradas de risco para não amamentar; III. O estímulo gerado pela sucção do bebê é imprescindível para uma l actação bem -sucedida, uma vez que são os hormônios pro lactina e ocitocina, os responsáveis, respectivamente, pel a produção e pel a apo jadura do leite materno; IV. Estímulos auditivos e visuais assim como sentimentos maternos de ansiedade, dor ou dúvidas, podem interferir no reflexo da descida do leite, diminuindo a produção de ocitocina. Estão corretas as afirmações : 
II e III. I, II e IV. II, III e IV. I e IV. Todas estão corretas.
1a Questão A ingestão adequada de vitamina B5 (ácido pantotênico) para gestantes é de: 
7, 0mg 6,0mg 3,0mg 4,0mg 5,0mg 
2a Questão Sobre o tratamento nutricional da DMG, marque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
F Não se deve usar adoçante no período gestacional, nem mesmo em caso de diabetes. 
V Fibras (20 a 35g) preferencialmente as solúveis junto às refeições ricas em carboidratos 
V Perda de peso não é recomendada, mas o ganho de peso dentro do limite adequado. 
V Sucralose é um dos adoçantes recomendados. 
F A perda de peso pode ser recomendada, pois auxilia no controle glicêmico. 
3a Questão O APORTE ENERGETICO DA GESTANTE EM BOM ESTADO NUTRICIONAL NO SEGUNDO TRIMESTRE DEVE AUMENTAR, SEGUNDO A FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITE NATIONS (FAO), 2001, EM CERCA DE: 
300 Kg/dia 345 Kg/dia 475 Kg/dia 123 Kg/dia 275 Kg/dia
4a Questão Estudos comprovam que, para o recém-nascido amamentado com exclusividade com leite materno até os seis meses de idade, é reduzida a possibilidade de contrair varias enfermidades, exceto: Enterocolite necrosante 
Deficiência de B12 
Otite média 
Erros inatos do metabolismo 
Diarreia e Obesidade 
5a Questão A gravidez é acompanhada por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afetam quase todas as funções orgânicas da gestante. Com relação a alterações fisiológicas, é correto afirmar a ocorrência de: 1. Hipotonia do intestino delgado devido a ação do estrógeno podendo causar ritmo intestinal mais lento. 2. Ocorre aumento da taxa metabólica basal. 3. Mesmo em situações de jejum prolongado, o feto continua extrair glicose e aminoácidos da circulação materna. 4. Gengivas edemaciadas e sangrantes podem ocorrer pela ação da gonadotrofina coriônica humana. 5. Ocorre redução dos níveis plasmáticos de ácidos graxos, triglicérides e colesterol. 
D) Está correta apenas a alternativa 2 e 4
A) Estão corretas as alternativas 1, 2 e 3 
C) Estão corretas as alternativas1, 4 e 5
B) Estão corretas as alternativas 2, 3 e 4 
E) Está correta apenas a alternativa 5
1a Questão Com relação às carên cias nutricionais especí ficas no Brasil, quais são a s considerada s de maior relevância e, portanto são desenvol vidos programas e ações governamentais de prevenção e controle? 
Ferro, iodo e vitamina D 
Vitamina A, Ferro e Cálcio 
Ferro, cálcio, vitamina A e vitamina D 
Ferro, iodo e vitamina A 
Cálcio, ferro e iodo 
2a Questão Os efeitos da progestero na e do estrogênio sobre o metabolismo de nutrientes na gra videz são respectivamente: 
Diminuição da excreção re nal de sódio e aumento da s proteínas séricas 
Indução da deposição mat erna de gordura e a umento da motilidade gástrica 
Aumento da excreção renal de sódio e aumento das propriedades hidroscópicas do tecido conjuntivo Redução das proteínas séri cas e redução das pr opriedade s hidroscópicas do tecid o conjuntivo 
Redução da motilidade gá strica e indução da deposi ção mate rna de gordura 
3a Questão A respeito das causas de a nemia na gestaçã o e da deficiência de ferro no período fet al, assinale a alternativa correta : 
Recém natos de mãe s deficientes em ferro d urante o período gesta cional tem re servas de ferro elevadas, porém pode m dese nvolver anemia no 1º an o de vida. 
A elevada reserva de ferro no período pré concepcional é uma das causas de anem ia na gestação. 
O segundo trimestre de ge stação é o período n o qual ocorre o mais import ante aumento de peso e de armazenamento de ferro n o feto. 
A baixa reserva de ferro no período préconcepcional e o baixo consumo dietético são causas de anemia na gestação. 
O baixo consumo dieté tico e baixa necessidade do minera l em razão da formação de tecidos são causas da anemia na gesta ção.
4a Questão A adequação do ganho de peso é relatada na literatura como um fator de extrema importância na gestação, pois está diretamente relacionada ao estado nutricional materno e, consequentemente, é um dos fatores preditores do crescimento e do desenvolvimento do concepto e do estado nutricional da criança após o nascimento .A recomendação de ganho ponderal para adolescente grávida com estado nutricional pré-gestacional adequado está na faixa de: 
7 A 10,5 Kg 13 A 17,5 Kg 11,5 A 16 Kg 12,5 A 18 Kg 9 A 11 Kg 
5a Questão A respeito das Deficiências Nutricionais no Grupo Materno Infantil, considerando as afirmativas, assinale a resposta correta : I. A deficiência de ferro resulta quando as perda s dess e mineral excedem a absor ção, de modo que o ferro é mobilizado das reserv as corpora is, acarretando a anem ia ferropriva microcíti ca ; II. A anemia ferropriva re presenta a forma mais grave de deficiência de ferro e ocorre quando a concentração de hemoglobi na (Hb) é reduzida de vido a falta desse mineral; III. Os principais comp onentes dos requerime ntos de ferro na ge stação estão rel acionados ao aumento da massa de eritrócitos e a o crescimento fetal; IV. As necessidade s de ferro não se distrib uem de maneira uni forme durante a gestação. O crescimento exponencial do feto no último trimestre da gest ação representa mais de 80% das necessidades de ferro desse período, de modo que os requerimentos totais de ferro aumentam nas últimas 6 semanas de gestação. 
As afirmativas II, III e IV e stão corretas . 
As afirmativas II e III estão correta s. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Todas as afirmativas e stão corretas. 
A afirmativa IV está incorreta. 
1a Questão Observe as afirmativas a se guir, com rela ção aos componentes protetores do leite humano: I. Os linfócitos B corres pondem a 50% dos linfócit os do colostro. II. A interferona inibe a duplicação do vírus. III. Os macrófagos sintetizam la ctoferrina, lisozima e complemento. IV. A lactoperoxidase destrói os estrept ococos e as bacté rias entéricas. Assinale a alternativa correta. 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas 
Apenas as afirmativas II, III e IV e stão corretas 
Apenas as afirmativas II e I II estão corretas 
Apenas as afirmativas I e I V estão correta s 
Todas as afirmativas e stão corretas 
2a Questão O leite humano apresenta expressivo poder imunológico. Tem um fator de crescimento que favorece o desenvolvimento de uma fl ora intestinal específica, tornando o lactente menos suscetível a infecções do t ubo digestivo. Esse fator é c hamado de: 
Lisozina IgA secretória Lactoferrina Lactoalbumina Lactobacillus bifidus 
3a Questão A ejeção do leite humano ocorre pela açã o do seguinte hormô nio e sua respe ctiva função: Ocitocina; vasoconstric ção das arté rias com irrigação nos alvéolos ma mários 
Ocitocina; contração das células mioepite liais ao redor dos a lvéolos mamários 
Prolactina; dilatação dos ca nalículos nos seios la ctíferos 
Prolactina; ruptura das cél ulas alveolare
s pelo estiramento de micro fibras musculares 
Ocitocina; dilatação da me mbrana dos seios la ctíferos 
4a Questão O leite materno é o melhor alimento para o lactente por suas inúmeras vantagens em relação a sua composição e funções específicas relacionadas a imunidade inata. Porém, o aleitamento materno não é recomendado nos seguintes casos: 
Galactosemia e icterícia fisiológica 
Icterícia fisiológica e gemelaridade 
Gemelaridade e ba ixo peso ao nascer 
Baixo peso no nascime nto e galactossemia 
Fenilcetonúria e galactos semia
5aQuestão Durante o período de estirão do crescimento, mais do que em outras fases, necessitamos de alguns minerais em quantidades dobradas. Considerando esta afirmativa devemos implementar a reposição de: 
Potássio, sódio, flúor, ferro 
Sódio, cálcio, cobre, crom o 
Cromo, potássio, zin co, iodo 
Flúor, magnésio, cobre, i odo 
Cálcio, ferro, zinco, mag nésio
1a Questão Uma nutricionista está atendendo uma mãe com um bebê de 9 meses que está em alimentação complementar, os itens abaixo contém preparações feitas pela mãe. Marque o item que contém uma refeição principal totalmente correta e completa, com todos os grupos alimentares nessa refeição para uma criança nessa faixa etária: 
Papinha de feijão, carne , beterra ba e abóbora. 
Papinha de arroz, mandio ca, feijão e car ne moída. 
Papinha de batata doce, peixe, ervilha, cenoura e e spinafre. 
Papinha de macarrão, ba tata, peito de frango, brócolis. 
Papinha de arroz, lentil ha, chuchu e abobrin ha. 
2a Questão A Doença Hipertentensi va Específica da Gravidez ( DHEG) pode ser c lassificada co mo Pré-Eclâmpsia (PE) ou Eclâmpsia (E), agra vadas pela Síndrome de HEL LP. A respeito da Síndrome de HELLP, con siderando as afirmativas abaixo, assi nale a alternativa correta : I. HELLP são as inicia is usadas para de screver condição de pa ciente com pré -eclâ mpsia grave que a presenta hemólise (H), níveis baix os de enzimas hepática s (EL) e um número e levado de plaquet as (LP); II. Entre as síndrome s hipertensivas, a sí ndrome HELLP dest aca -se por apresenta r, em todo o mundo, os piores resultados matern os e perinat ais; III. A Síndrome de HEL LP se caracteriza por sinais de extrem a gravidade associada a insuficiência cardía ca congestiva, hepatomegalia dolorosa, icte rícia, cianose, diurese in ferior a 500ml/24h ; IV. As principais compli cações da Síndrome de HE LLP são o descolamento prematuro de placenta, insuficiência renal, coagul opatia gra ve, choque e alterações neurológi cas; V. HELLP são as iniciais usadas para descrever condição de paciente com pré -ecl âmpsia grave que a presenta hemólise (H), níveis ele vados de enzim as hepáticas (E L) e um número baixo de pl aquetas (LP). 
Somente a afirmativa V est á incorreta 
As afirmativas I e III estã o incorretas 
Somente a afirmativa I é incorreta 
Somente as afirmativas II I, IV e V estão corretas 
As afirmativas I, II, III e IV estã o corretas
3a Questão Ao se comparar a composição química do colostro com o leite maduro, pode-se afirmar que o primeiro contém: 
Menor teor de sódio, ma ior teor de potá ssio e mais cloreto 
Maior teor de proteínas, ma ior teor de gordura , menos carboidra tos 
Maior teor de sódio, me nor teor de potá ssio, menor teor de cloreto 
Maior teor de carboidrat o, mais proteínas, menor te or de gord ura 
Maior teor de proteínas, me nor teor de gord ura, menos carboidratos 
4a Questão Durante a lactação, existe o adicional para a produção láctea, marque o item que contém a quantidade padrão de calorias (inicialmente ) que devem ser adicionadas ao GET para uma lactante desnutrida (que não tem reserva energética) e outra eutrófica (que necessita de uma perda média de 1,0 Kg/mês durante a lactação. 
700 e 400 500 e 400 700 e 500 700 e 300 500 e 300 
5a Questão Segundo a OMS (2007) o consumo adicio nal seguro de proteínas durante a lacta ção, no 1º semestre e 2 º semestre em g/dia , respectivamente, é de: 
15 e 19g 15 e 12,5g 12,5g e 19g 19 e 12,5g 19 e 15
3a Questão Qual o primeiro hormônio i nicialmente detectado no sangue p ara diagnóstico na gestação? Apresente doi s sintomas clínicos sugestivos de gestação. 
HCG. Desmaios e Diarreia. 
Progesterona. Náuseas e Vômitos. 
HCG. Náuseas e Enjoos. 
Estrógeno. Tontura e Sonolência. 
Progesterona. Tontura e Mamas cong estas. 
4a Questão (PMSP/2012) A anemia é uma carênci a nutricional frequente em todo o mundo . Assinale a alternativa que apre senta a sequência c orreta de afirmativas (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) Anemia ferropriva é caracterizada por: conc entração escassa de hemo globina, redução do hematócrito, diminuição das reserv as de ferro, baixa concentração férri ca no soro e maior saturação de transferri na. ( ) Aban dono precoce do aleitamento materno exclusivo, prem aturidade e infecções de r epetição são fatores de risco para a nemia ferropriva na criança. ( ) O consumo de farinha de trigo ou de milho fortific adas com compostos de ferro tem trazi do resultados favoráveis no combate às altas taxas de anemia. ( ) A Organização Mundial da Saúde defi ne anemia como: Hemoglobina (Hb) < 11g/dl para gestantes, Hb < 12g/dl para mulheres adultas. ( ) Alimentos como o ovo, beterraba e soja aprese ntam alta biodisponibil idade de ferro. 
V ¿ V ¿ F ¿ V ¿ V. F ¿ V ¿ V ¿ V ¿ F. V ¿ V ¿ V ¿ V ¿ F. F ¿ F ¿ V ¿ V ¿ F. F ¿ F ¿ V ¿ F ¿ V. 
1a Questão (EBSERH/HUUFJF -2015) Em relação às recomendações nutri cionais na gestação, assi nale a alternativa correta. 
Durante a gestação, as exigências energ éticas maternas são diminuídas. 
A taxa de armazenamento de proteín as é constante, não variando conform e a idade gestacional. 
O adicional energético requerido, não precisa ser calculado individualmente. Deve ser utilizado o acréscimo padrão. 
A restrição calórica durante a gesta ção pode diminuir a lip ólise, com produção excessiva de corpos cetônicos, precipitar a ce tos e materna e cetonúria, não sendo uma cond uta indicada. 
Os requerimentos energéticos s ão menores entre a 10ª e 30ª semana de gestação. 
2a Questão A partir da segunda metade da gravidez, algumas alterações fisiológicas com relação ao metabolismo dos carboidratos podem favorecer o surgimento do diabetes melito gestacional. Assim, podemos citar: 
Aumento das concentrações plasm áticas do hormônio do crescimento 
Hipo-insuli nemia materna 
Diminuição das concentrações pl asmáticas de estrogênio 
Resistência periférica matern a à insulina 
Diminuição das concentrações pl asmáticas de cortisol 
3a Questão Simone, primigesta de 21 anos de idade, esta va completa ndo a 29 semanas de gesta ção, quando retornou ao atendimento Pré -Natal para reavaliação. Durante avalia ção nutricional foi verificado : Pe so atual : 81 kg Altura: 1,67m Peso pré-gravítico: 75kg O ga nho de peso mínimo , kg/semana e o a dicional energético, kcal, de acordo com o período gestacional (FAO/OM S 2004) para um ganho de peso adequado, deve se r, respectivamente, de: 
0,4 / 475 kcal 0,4 / 285 kcal 0,4 / 85 kcal 0,3 / 475 kcal 0,3 /285 kcal 
4a Questão A tríade que caracteriza a pré-ecl âmpsia é composta de: 
Náuseas, vômitos e sono 
Náuseas, edema e proteinúria 
Hipertensão, apetite exacerbado e so no 
Edema, febre e sono 
Hipertensão, proteinúria e edema 
5a Questão O aumento da prevalência de hipertensão arterial na gravidez pode ser observado em gestantes que apresentem: 
Diminuição do peso corpor al, aumento da resistê ncia à insulina, protein úria. 
Aumento súbito do pes o corporal, aumento da resistê ncia à insulina e proteinúria. 
Diminuição do peso corpor al, aumento da pressã o arteria l e diminuição da resistência à insulina. 
Aumento do peso cor poral, glicosúria e dim inuição da resistê ncia à insulina. 
Aumento do peso cor poral, diminuição da pre ssão arterial e a umento da resistência à insulina
1a Questão Rosana tem 4 me ses, é acompanhada re gularmente no ambulatório de Puericultura, e no momento e stá pesando 8,200g. Foi en caminhada ao ambulat ório de Nutrição por ex cesso de
pes o. Sua mãe relata que Rosana nasceu com 39 semanas pesando 3550g e qu e a criança está em a leit amento ma terno exclusivo desde então. Você, orie nta a mãe a mante r o aleitamento materno: 
de 3/3h substituindo 1 ma mada por pa pa de fruta 
sob livre demanda substitui ndo 1 mamada/dia por pa pa de fruta 
de 3/3h substituindo 1 ma mada/dia por suco de fruta 
exclusivo até os 6 mese s sob livre demanda 
exclusivo até os 6 mese s com mam adas de 3/3h 
2a Questão Após o nascimento, a(s) pri ncipal(is) f onte(s) de energia para o lactente é(são): 
Proteína Minerais Carboidrato Vitaminas Gordura
4a Questão O diabetes melito (DM) é definido como um grupo de desordens metabóli cas caracterizado pela hipergl icemia resultante de defei tos na secreção de insulina, ação desta ou ambas. O di abetes gestacional (DG) é conceituado como algum g rau de intolerância à glico se com início ou reconhecimento na gestação, podendo ou não persisti r após o parto. Considerando ess e contexto analise as afirmativas abaixo: I ¿ História fa miliar de Diabetes, obesidade e intolerância prévia a carboidratos são fatores de risco par a a mulh er desenvolver o Di abetes Gestacional; II ¿Entre os f atores etiológicos do Diabetes Gestacion al estão a redução na secreção p ancreática de insulina, a alteração n a secreção do glucagon e alteração dos receptores de insulina durante a grav idez; III ¿ Para o trat amento da Diabetes Gestacional está indi cado o uso de hipogli cemiantes orais. A insulina não deve ser utilizad a para o controle dos níveis glicêmicos, devi do ao seu efeito teratog ênico sobre o feto; IV ¿ O D iabetes Gestacional não controlado pode trazer r epercurssões maternas como infecções urin árias e diabetes melitus tipo 2 pós g estacional; V ¿ A contagem de carboidratos pode ser utilizado no tr atamento dietético da gest ante diabética. Entre os dois métodos de con tagem de carboidra tos, a contagem em gramas fornece informações mais pr ecisas. 
b) Apenas a alternativa I é verdadeir a; 
d) Apenas as alternativas I, II, I V e V são verdadeiras;
e) Apenas a alternativa III é verdade ira; 
c) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras;
a) Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras; 
5a Questão A prolactina e a ocitocina s ão, respectivamente, os pri ncipais hormô nios envolvidos na: Inibição e liberação do le ite materno 
Produção e inibição da i nsulina 
Qualidade e liberaçã o do leite mate rno 
Produção e liberação do le ite mate rno 
Liberação e produção do lei te materno
1a Questão (PMSP/2012-adaptada) Sabendo -se que hipovitaminose A é um problema de saúde pública em vári as localidades, é correto afirmar: 
A suplementação de vitamin a A faz parte de uma estratégia do SUS direci onada para menores de 5 anos. 
A vitamina A é importante para a vi são e prevenção de inf ecções respiratóri as, no entanto, não auxilia no crescim ento e desenvolvimento infantil. 
A única recomendação estratégica no combate à hipovitaminose A s egundo a Organização Mundi al da Saúde é a fortificação de ali m entos. 
Os principais grupos de risco p ara hipovitaminose A são adultos e idosos. 
O excesso de vitamina A, ou seja, a hipervitaminose A é uma conduta estabelecid a pelo sistema de saúde. 2a Questão Durante o período gesta cional, a avaliação antropomét rica materna de ve ocorrer em todas a s consultas da Assistência Pré Nata l. Para que as gesta ntes com estado nutricional i nicial conside rado de baixo peso, adequado e obesidade tenham melhores progn ósticos obstétricos, re comenda-se segundo os Comitês d o IOM, MS e OMS ganho de peso respectivamente de : 
12,5 a 18kg, 11,5 a 16kg e até 7kg 
11,5 a 16kg, 7 a 11,5kg e a té 6 kg 
12,5 a 18kg, 11,5 a 16kg e 7 a 11,5kg. 
11,5 a 16kg, 7 a 11,5kg e a té 7 kg 
12,5 a 18kg, 7 a 11,5kg e a té 7 kg 
3a Questão A gravidez normal é acompanhad a por alterações fisiológicas, anatômicas e psicol ógicas que afetam todas as funções orgâ nicas da gestante. O entendimento desses ajustes é ind ispensável para o nutricionist a subsidiar a assistência nutricional no pré - natal. Considerando esse contex to analise as afirmativas abaixo: I ¿ As transformações ocorrem para regular o metabolismo materno, garantir o crescimento fetal e assegurar o processo de lactação; II ¿ A transfer ência de nutrientes e outras subst âncias da mãe para o feto ocorrerá pela placenta, apenas pelo mecanismo de absorção passiva; III ¿ Progestero na, estrogênio e tireoxina são hormô nios produzidos pel a placenta; IV ¿ A gestante desen vo lve hiperfagia no primeiro e segundo trimestres, devid o ao intenso anabolism o; V - O feto requer glicose para seu crescimento, m esmo em situações de jejum materno. 
b) Apenas a alternativa I é verdadeir a; 
c) Apenas as alternativas III e V são verdadeiras;
e) Apenas a alternativa III é verdade ira; 
d) Apenas as alternativas I, IV e V s ão verdadeiras; 
a) Apenas as alternativas II, III e IV são verdadeiras; 
5a Questão A osteoporose está n o âmbito das doenças que pode m ser prevenidas desde a infância e na adole scência. Considerando esta última com um período crític o, pois nela ocorre 45% de todo o cresciment o ósseo, numa gestante adolescente a re comendação diária de cálci o em mg é de: 
2000 1000 1500 800 1200 
3a Questão No caso de uma gesta nte de 35 anos de ida de, na 26.ª semana de gestação, com diabe tes gestacional, sem uso de medicação hipog licemiante, considera ndo IMC pré gestacional e atual indicando so brepeso, e q ue foi encaminhada ao ambulat ório de nutrição, entre as op ções a seguir, a m elhor orienta ção a ser estabelecida pelo nutricionista é die ta: 
normocalórica, com n o mínimo 175g/dia de car boidratos e consumo pre ferencial de fibra s e proteínas de alto valor bi ológico. 
normocalórica, com n o mínimo 400g/dia de carboidrato s e consumo prefere ncial de fibras e no máximo 15% proteína. 
normocalórica, com no mínimo 300g/dia de carboidratos e consumo preferencial de fibras e no máximo 10% proteínas . 
hipocalórica, que permita g anho ponderal de 400 g/semana e fracioname nto das re feições, para obter melhor controle da gli cemia de jejum e p ós-pran dial. 
hipocalórica, utiliza ndo-se a técnica de c ontagem de ca rboidratos e permitindo -se ganho ponderal
4a Questão Ana tem 32 anos, está na 1 8ª semana de gestação e foi atendida no ambulatóri o de Nutrição. R elata ser diabética e estar pr eocupada com o uso de a doçantes na gravidez. S ua anamnse alime ntar evidencia uso de adoçante à base de sacarina e ciclamato no café com leite e no suco de laranja, além do consumo de iogurte diet e gelatina light. A orientação ade quada deve ser : 
Usar preferencialmente su cralose 
Adoçar com aspartam e 
Utilizar mel de rotina 
Utilizar açúcar light 
Usar açúcar mascav o 
5a Questão Mariana 19 anos, primípara , com 28 semanas de ge stação, compare ceu à consult a de pré -natal, relatando tonteira, cefaléia, vômitos e edema da face e das mãos, com hipótese de diagnóstico clí nico de distúrbio hipertensivo específic o da gestação. Dados antr opométricos: Pes o pré -gestacional: 75kg, Estatura: 1,61m, Peso atual: 86kg. Basea ndo-se na a valiação do estado nutrici onal pré-ge stacional, o ganho de pe so semanal (kg) deverá ser de: 
0,5 0,4 0,2 0,3 0,6
4a Questão O fator etiológico básico da picamalacia em gestantes é a deficiência de: 
Zinco Selênio Vitamina B1 Vitamina E Ferro
1a Questão Sobre o cuidado nutricional na gestação de alto risco, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta. 
Nas gestantes com o diabetes gestacional o sódio deve ser restrito, uma vez que auxilia na prevenção das síndromes hipertensas da gravidez. 
O tratamento inicial do diabetes gestacional prioriza a prescrição de uma dieta que permita a perda de peso, de acordo com o estado nutricional prévio à gestação. 
Na conduta das síndromes hipertensivas, um dos nutrientes que merecem destaque quanto a adequação são os ácidos graxos ômega 3. Por diminuírem a agregação plaquetária, muitas vezes podem ser suplementados.
Entre as recomendações nutricionais para as gestantes com síndromes hipertensivas, destaca-se o aporte adequado de proteínas que deve ser de 1,7 g/Kg/dia. 
No diabetes gestacional a recomendação calórica varia conforme o IMC pré gestacional, assim no estado de sobrepeso/obesidade a indicação é de 30 Kcal/kg/dia, na normalidade/eutrofia são de 30-35 Kcal/kg/dia, e na magreza 40 Kcal/kg/dia
3a Questão No diabetes gestacio nal, que ocorre geralme nte a partir da 20ª sema na é comum: 
resistência periférica a insulina e aum ento do gl ucagon e dos horm ônios contrains ulínicos 
resistência periférica a insulina; redu ção do glucagon ;a umento dos hormônios contrainsulínicos 
aumento da insulina e do s hormônios contra insulínicos com redução do gl ucagon 
redução do glucagon e a umento dos hormô nios contrainsulínicos 
redução da insulina e dos h ormônios contra insulínicos com aumento do glucagon 
1a Questão Sobre os distúrbios hipertensivos específicos da gestação, leia e marque o item verdadeiro: 
A hipertensão arterial crônica é a hipertensão de qualquer etiologia (PAS > 140mmHg ou PAD > 90mmHg) presente antes da gestação ou que pode ser diagnosticada em qualquer semana da gestação. 
Síndrome de hellp e eclâmpsia são estágios mais graves da pré eclâmpsia, controlados exclusivamente em nível hospitalar, que não indicam interrupção imediata da gestação. 
A pré eclampsia leve tem um quadro sempre caracterizado por pressão arterial entre 140/90 até 160/100mmHg, associada a proteinúria e edema, em todos os casos. 
A pré eclampsia grave se diferencia da leve apenas pelo fato da proteinúria piorar da pressão ficar mais elevada. 
Ocorrência de um quadro hipertensivo que ocorre após a 20ª semana sem proteinúria, que pode ou não evoluir para pré eclâmpsia pode ser considerado hipertensão gestacional.
3a Questão Avalie as afirmativas sobre o aleitame nto materno e classifique como verdadeira (V) ou falsa (F). ( ) Nos primeiros 2 meses, a criança já deve ser acostumada a mamar de 5 a 6 vezes/ dia. ( ) O leite anterior possui mais calorias que o leite posterior. ( ) A quantidade de urina da criança não pode ter relação com as mamadas. ( ) O leite posterior sacia mais o bebê. ( ) Na amamentação, o volume de leite produzido varia, dependendo do quanto a criança mama e da frequência com que mama. Marque a sequência correta: 
F,F,F,F,V V,F,F,V,F F,F,F,V,V V,F,F,V,V V,V,F,V,V 
5a Questão Durante a gestação, é comum a apresentação de alguns sintomas pela mulher, que pode ser amenizado por algumas orientações. De acordo com essas orientações, marque V se for verdadeiro ou F se for falso. 
Se alimentar regularmente, com intervalos de no mínimo 3 horas, com lanches entre as refeições principais é uma medida adequada para amenizar sensação de fraqueza. V
Fracionar mais as refeições e reduzir o volume das refeições não é uma conduta adequada para amenizar náuseas e vômitos. F
Não se deitar logo após as refeições, assim como não ingerir líquidos durante as refeições tem um efeito benéfico para amenizar a pirose. V
Desejo de consumir alimentos estranhos, como gelo, fósforo ou terra não merecem atenção, pois é desejo de grávida. F
O consumo de 1 a 2 colheres de sopa de aveia, estímulo ao consumo de verduras, frutas com casca e bagaço e alimentos integrais não ameniza a constipação. F
1a Questão Do processo de início e manutenção da lacta ção, além da inervação do mamilo, f azem parte: Suprarrenal, prolactina e o citocina 
Suprarrenal insulina e cortis ol 
Hipotálamo, prolactina e ocitocina 
Hipotálamo, estrogênio s e progesterona 
Tireoide renina e prolactina
4a Questão O aleitamento materno, processo que envolve fatore s fisiológicos, ambientais e emocionais, é cercado de mitos e crenças q ue podem provo car práticas eq uivocadas e desmame precoce . Além disso, m uitas mães não acreditam que são capazes de amamentar ou duvidam da qualidade do seu leite. A figura acima ilustra a fisiologia da lactação, ide ntificando estím ulos cerebrais (se tas 1, 2 e 3) e res postas hormonais (se ta 4) correspondentes aos re flexos da produ ção e da descid a do leite mate rno. A partir dessas informações, assinale a opção correta acerca da lactação. 
O e stímulo ge rado pela sucção, indicada por 1, é prescindí vel para uma la ctação bem -sucedida, uma vez que são os hormônios prola ctina e ocitocina, indicados por 4, os re sponsáveis, respectivamente, pela produção e pela desci da do leite ma terno. 
Do ponto de vista fisio lógico, é aconselhável que a m ãe ama mente seu fil ho em intervalos regulare s, para potencializar os estímulos i ndicados pelas seta s 2 e 3 e manter uma boa prod ução de le ite materno. 
Estímulos auditivos e visuais, indicados, respectivamente, por 2 e 3, assim como sentimentos maternos de ansiedade, dor ou dúvidas, podem interferir no reflexo da descida do leite , dim inuindo a produção de ocitocina. 
O esquema aprese ntado corresponde ao início do período de lactação, qu ando é produzido o colostro, pois, para a produção d o leite maduro, há queda sig nificativa da concentra ção dos hormônios envol vidos na lactação. 
O leite materno produzido pela lactante adole scente apresenta teor pr otéico mais ba ixo que o de uma lactante adulta, devido, p rincipalmente, a di fe renças na produção de hormônios, i ndicada por 4. 
1a Questão Sobre a atenção nutricional nas deficiências nutricionais, analise as alternativas e marque a incorreta: 
No caso da hipovitaminose A, a principal consequência é xeroftlamia. Essa doença começa com episódios de cegueira norturna e xerose da conjuntiva ocular, seguida do aparecimento das manchas de Bitot e evolui gradativamente para a úlcera corneal com queratina (cicatriz corneal). 
Quando são regsitradas elevados prevalências de deficiências de micronutrientes em populações onde é baixo o índice de desnutrição, podemos dizer que essa população possui uma ¿fome¿ oculta. 
Além dos cuidados individualizados, o Ministério da Saúde preconiza através da política nacional, uso de suplementação de ferro (sulfato ferroso) em forma de comprimidos para as gestantes com anemia. 
A anemia também é recorrente na infância, por isso deve-se orientar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, o uso (quando necessário) de fórmulas lácteas enriquecidas com ferro, estímulo ao uso do leite de vaca no primeiro ano de vida e ao consumo de alimentos fontes de ferro na alimentação complementar. 
4a Questão Além do cálcio e fósforo , participam do processo de formação do esqueleto fetal durante a gesta ção os seguintes nutrientes: 
Vitamina A e B6 
Vitamina D e A 
Vitamina E e Niacina 
Tiamina e Vitamina D 
Magnésio e Riboflavina
5a Questão A respeito das causas de a nemia na gestaçã o e da deficiência de ferro no período fet al, assinale a alternativa correta : 
O segundo trimestre de ge stação é o período n o qual ocorre o mais import ante aumento de peso e de armazenamento de ferro n o feto. 
A elevada reserva de ferro no período pré concepcional é uma das causas de anem ia na gestação. 
O baixo consumo dieté tico e baixa necessidade do minera l em razão da formação de tecidos são causas da anemia na gesta ção. 
A baixa reserva de ferro no período pré concepcional e o baixo consumo dietético são causas de anemia na gestação. 
Recém natos de mãe s deficientes em ferro d urante o período gesta cional tem re servas de ferro elevadas, porém pode m dese nvolver anemia no 1º a no de vida. 
1a Questão Quais sinais que caracterizam a toxemia gravídica na fase de eclâmpsia? 
Hipertensão, emaciamento, proteinúria, convulsão e hiperlipemia 
Hipertensão, edema, proteinúria, convulsão e coma 
Hipertensão, emaciamento, lipidúria e convulsão 
Hipotensão, edema, proteinúria e colvusão 
Hipotensão, edema, proteinúria e coma 
2a Questão As necessidades de cálcio da adolescente gestante e lactente, segundo a DRI, de 1997, são de: 1200mg/dia 1300mg/dia 1000mg/dia 1600mg/dia 800mg/dia
4a Questão Sobre alimentação da n utriz, marque o item verda deiro: 
Não existe a
possibilida de de carência de algu ns nutrientes em la ctentes vegetaria nas. 
A Lactante deve aumentar sua ingesta hídrica nesse p eríodo. 
Nunca vão existir alime ntos contra-i ndicados na lactaç ão. 
Dietas com VCT < 15 00 Kcal podem ser pr escritas, sem pre juízos. 
Não é preciso enfatizar a ingestão de peixe na gestação. 
5a Questão As náuseas e vômitos são s intomas comuns no i nício da gra videz, desta forma o n utricionista deverá orienta r estas gestantes para que as refeições sejam: 
Com intervalos maiore s, regularmente se cas, ricas em lipídeos 
Freqüentes, regularm ente secas, ricas em prot eínas 
Freqüentes, à base de líq uidos, ricas em carboidratos 
Com intervalo maiores , à base de líquidos, ricas e m proteínas 
Freqüentes, regularmente secas, ricas em carb oidratos 
1a Questão Sobre os ajustes fisiológicos na gestação, analise as seguintes características: I O hormônio gonadotrofina coriônica humano, o lactogênio placentário humano (protéicos), progesterona e estrogênios (esteróides) são responsáveis por manter e controlar o desenvolvimento da gestação. II O lactogênio placentário humano (LPH) auxilia na deposição de proteínas nos tecidos fetais, na lactogênese e lipólise, no entanto, aumenta a sensibilidade materna à insulina. III A progesterona, por sua vez, atua aumentando o depósito de gordura corporal, mamas e ductos mamários e diminuindo o tônus do TGI. Essa ação de hipotonia pode ocasionar obstipação intestinal e ser agravada em casos de uma alimentação desequilibrada. IV Durante a gestação há um aumento da taxa metabólica basal (TMB), isso ocorre principalmente pela maior demanda de oxigênio e produção de hormônios. V O volume plasmático também aumenta, porém, a quantidade de eritrócitos pode permanecer sem alterações. Essa inadequação pode ser considerada uma anemia ferropriva, ou seja, comum na gestação. VI Em relação a função renal, podemos dizer que há uma menor capacidade reabsortiva pelos túbulos renais. E com isso a formação de um volume urinário reduzido. ESTÃO INCORRETAS: 
II, III e IV III e IV I, III e V Nenhuma II, V, VI
3a Questão Durante a lactação, existe o adicional para a produção láctea, marque o item que contém a quantidade padrão de calorias (inicialmente ) que devem ser adicionadas ao GET para uma lactante desnutrida (que não tem reserva energética) e outra eutrófica (que necessita de uma perda média de 1,0 Kg/mês durante a lactação. 
500 e 400 500 e 300 700 e 400 700 e 500 700 e 300 
4a Questão A vitamina que tem seu requerimento aumentado na Gravidez e é capaz d e prevenir a depressão gestacional e quadros de vômitos é: 
ácido fólico tiamina riboflavina cianocobalamina piridoxina 
5a Questão Quando a mãe trabalha fora e não pode a mamentar, mas deseja m anter a lactação, a mesma é orie ntada a ordenhar o le ite materno de modo a garantir condiçõe s higiêni co -sanitária s. Com rela ção ao a rmazenamento, o período máximo seg uro é de: 
12h sob refrigeração e 7 dias sob congelame nto 
8h sob refrigeração e 10 dias sob congelame nto 
6h sob refrigeração e 7 dias sob congela mento 
24h sob refrigeração e 15 dias sob congela mento 
24h sob refrigeração e 20 dias sob co ngelamento 
1a Questão Durante o processo de digestão no lactente, os glóbulos de gordura do leite sofre m a ação de uma lipa se especfífica que facilita a hid rólise inicial, sendo ela a lip ase: 
lingual pancreática gástrica biliar hepática 
3a Questão A Sindrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV (human imunodeficiency vírus) e te sido uma preocupação dos órgãos internacionais e nacionais de saúde pelo número de indivíduos afetados e pelas repercursões para a saúde da população mundial. Gestantes infectadas pelo HIV apresentam elevado risco de transmitir o vírus para seus filhos durante a gestação, parto ou aleitamento materno. Diante disso, pode-se dizer que: I ¿ O trabalho de parto prolongado e hemorragia no parto são fatores obstétricos que podem elevar o risco da transmissão vertical do HIV; II ¿ A amamentação exclusiva aumenta em até 4 vezes o risco da transmissão vertical do vírus para o lactente, por isso é contraindicada pela Organização Mundial de Saúdes, em todos os países; III ¿ No Brasil, o Projeto Nascer Maternidades determina a inibição da lacta ção e prevê a disponibilidade de fórmula infantil a todos os revém-nascidos expostos ao HIV até o sexto mês de vida; IV ¿ A desnutrição materna resulta em baixas reservas fetais de nutrientes, pode prejudicar a integridade da placenta, aumentando o risco de transmissão vertical; V ¿ As recomendações nutricionais para as gestantes com infecção e perda de peso visam: minimizar as consequências nutricionais das infecções, assegurar um consumo dietético adequado na fase aguda e na fase de recuperação e à preservação da massa magra. A atividade física está contraindicada nesses casos. 
b) Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiros; 
c) Apenas as alternativas I, II e V são verdadeiras;
d) Apenas as alternativas II, IV e V são verdadeiras;
e) Todas as alternativas estão corretas. 
a) Apenas as alternativas I e V são verdadeiras; 
4a Questão Conforme recomenda ção da OMS, as crian ças amamentadas e xclusivamente ao seio e a quelas com fórmulas caseiras, devem inicia r a introdução do a limentos, resp ectivamente : 
Aos 4 meses para qualq uer um dos casos c om a introdução de pa pa de fruta ou s ucos 
Aos 6 meses para qualq uer um dos casos com a introdução de pa pa de frutas ou suco 
Aos 6 meses e aos 4 me ses respectivamente com a introdução de pa pas, sucos e sopa 
Aos 6 meses e aos 3 meses para qualq uer um dos casos com a introdução de pa pa de fruta e su co Somente será introduzido um novo alimento qua ndo não há ganho de pes o com o consumo exclusivo de leite mate rno ou fórmula caseira 
5a Questão A diferença da composi ção do leite de prematuro para o leite considerado maduro é: 
maior de cálcio e lacto se 
menor de proteínas e lact ose 
menor de sódio e caloria s 
maior de proteínas e calorias 
maior de cálcio e gord uras 
1a Questão Assinale a abaixo a alternativa que melhor completa a afirmativa a seguir. Afirmativa: O período gestacional dura em torno de _________ (gestação a termo). Logo, quando o parto ocorre antes desse tempo dizemos que é pré termo, e após esse período pós termo. 
38 a 40 semanas 39 a 41 semanas 36 a 40 semanas 37 a 41 semanas 36 a 42 semanas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando