A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação unidade 4 Fundamentos da nutrição

Pré-visualização | Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO 
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário 
Nota final 2,5/2,5 
1. Pergunta 1 
A alimentação complementar é o período de transição no qual, gradativamente, ocorre a introdução de qualquer outro tipo de alimento que não o leite materno. Acerca disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Correta
(B) Do ponto de vista fisioló...
a)  A introdução precoce de alimentos também tende a resultar em ganho de peso mais rápido, principalmente quando é ofertada comida com alta quantidade de açúcar e gordura.
b) Do ponto de vista fisiológico, observa-se que a criança só atinge o desenvolvimento necessário para receber alimentos sólidos a partir dos dois meses de idade.
c) Antes de chegar aos seis meses de idade, as necessidades dos lactentes são atendidas, em geral, apenas com leite humano.
d) O consumo precoce dos alimentos complementares diminui a ingestão de leite materno.
e) Apenas por volta dos seis meses de vida, o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes atinge um nível satisfatório e a criança vai se adaptando física e fisiologicamente para uma alimentação mais variada quanto à consistência e a textura.
 Pergunta 2 
A consistência dos alimentos complementares deve respeitar o desenvolvimento das crianças. A respeito disso, assinale a alternativa FALSA.
Correta
(C) Aos seis meses de vida, ...
a)  A introdução deve ser de forma lenta e gradual, pois a criança não está acostumada com a quantidade maior de alimentos nem com a forma como passam a ser ofertados.
b) Aos 12 meses, a maioria das crianças já está apta a comer alimentos com a mesma consistência servida aos adultos.
c) Aos seis meses de vida, as crianças precisam receber alimentos líquidos. Os alimentos devem ser liquidificados, coados ou peneirados.
d) Os alimentos complementares devem apresentar consistência de papas ou purês, pois assim oferecem maior densidade energética.
e) Aos oito meses, as crianças aceitam alimentos picados ou em pedaços pequenos.
 Pergunta 3 
A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é uma solução ou emulsão composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais. É estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou à manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. Acerca disso, assinale a alternativa FALSA.
Correta
(D) A TNP está indicada em ...
a)  A TNP é indicada, basicamente, em casos de impossibilidade de utilização do trato gastrintestinal para nutrir um indivíduo, ou de incapacidade de atingir as necessidades nutricionais pela via digestiva.
b) A TNP pode ser indicada em casos de vômitos persistentes.
c) A TNP está contraindicada em pacientes hemodinamicamente instáveis, na hipovolemia, em graves distúrbios metabólicos e eletrolíticos, na distrofia intestinal e na imunossupressão.
d) A TNP está indicada em casos de hiperglicemia, anúria sem diálise, trombose venosa, síndrome da realimentação e choque cardiogênico ou séptico.
e) A TNP apresenta como vantagens: fácil fornecimento, sequência no fornecimento, dispensa de função intestinal, manutenção de peso e gordura corporal e restabelecimento do pool de vitaminas e minerais.
 Pergunta 4 
Quanto à composição do leite materno, assinale a alternativa FALSA.
Correta
(D) O colostro é um líquido ...
a)  Embora baixo em volume, o colostro é nutricionalmente concentrado para recém-nascidos, com vitaminas lipossolúveis, minerais e imunoglobulinas que passam da mãe para o bebê.
b) O leite maduro é o fluido final que a mãe produz. A maioria das mulheres começa a secretá-lo no final da segunda semana pós-parto.
c) Existem dois tipos de leite maduro numa mesma mamada, fazendo com que a concentração de gordura no leite aumente em seu decorrer. Assim, o leite do final (chamado leite posterior) é mais rico em gorduras e sacia melhor a criança que o leite anterior, que é mais rico em água.
d) O colostro é um líquido amarelado com alta concentração proteica, e menos lactose e gordura, quando comparado ao leite maduro, não é rico em gordura e sim em proteínas.
e) O leite de transição é um líquido cremoso, que dura aproximadamente duas semanas e inclui níveis de gordura, lactose e vitaminas solúveis em água. Também contém mais calorias do que o colostro.
 Pergunta 5 
A nutrição enteral é caracterizada como um alimento para fins especiais. Ela envolve ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada. Acerca disso, assinale a alternativa INCORRETA.
Correta
(E) Cabe ao enfermeiro, ...
a)  As principais indicações de alimentação enteral são: insuficiência respiratória, doenças catabólicas (câncer, sepse, grandes queimaduras), doenças neurológicas (anorexia, incoordenação da deglutição, desmielinização), diarreia crônica, fibrose cística, doenças inflamatórias intestinais, insuficiência hepática e biliar; condições cirúrgicas (intestino curto, fístulas, preparo para cirurgias).
b) A nutrição enteral está contraindicada em casos de diarreia, vômitos, fístulas intestinais, isquemia gastrintestinal, sangramento gastrintestinal e doença terminal.
c) Para o suporte adequado, ao paciente que recebe nutrição enteral, é necessário que a equipe de saúde trabalhe em conjunto.
d) A nutrição enteral engloba tanto a nutrição por via oral, quanto a nutrição por meio de sondas e ostomias.
e) Cabe ao enfermeiro, realizar todas as operações inerentes à prescrição dietética, a composição e a orientação sobre a preparação da nutrição enteral.
 Pergunta 6 
O ácido fólico auxilia no transporte de fragmentos de carbono entre compostos, no metabolismo dos aminoácidos e na síntese de ácidos nucleicos. Acerca do consumo de ácido fólico na gestação, assinale a alternativa INCORRETA.
Correta
(C) A suplementação com ácido...
a)  O enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e de milho com ácido fólico e ferro é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a diminuição da incidência de defeito no tubo neural, ou seja, má formação de bebês durante a gestação, e para a prevenção da anemia.
b) A ingestão do ácido fólico reduz em até 75% o risco de má formação do tubo neural, prevenindo casos de anencefalia, paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal dos bebês, além de diferentes graus de retardo mental e de dificuldades de aprendizagem escolar.
c) A suplementação com ácido fólico deve ser iniciada no primeiro trimestre gestacional e pode ser interrompida no final do terceiro trimestre.
d) A quantidade de ácido fólico recomendada para gestantes é de 600 µg diárias.
e) A deficiência de folato no início da gravidez pode levar a defeito no tubo neural. Já quando sua deficiência ocorre no final da gestação, pode levar ao desenvolvimento de anemia megaloblástica.
 Pergunta 7 
De acordo com a OMS, o leite materno é um alimento crucial para a saúde e o desenvolvimento de recém-nascidos. Quando há oferta precoce (antes dos seis meses) de alimentos complementares podem ocorrer as consequências abaixo, EXCETO:
Correta
(E) Maior eficácia da ...
a)  Maior número de episódios de diarreia.
b) Maior número de hospitalizações por doença respiratória.
c) Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco.
d) Risco de desnutrição, se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando são muito diluídos.
e) Maior eficácia da amamentação como método anticoncepcional.
 Pergunta 8 
A respeito das principais características de gestantes e nutrizes, assinale a alternativa INCORRETA.
Correta
(C) O estado nutricional ...
a)  Na lactação, a demanda de nutrientes é consideravelmente maior do que durante a gestação.
b) É desejável que uma mulher que planeja engravidar alcance um IMC dentro do intervalo de 20 a 26 kg/m2.
c) O estado nutricional materno, logo após a concepção, não é tão importante