Buscar

Fisio aula 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Raphael Simões Vieira – Medicina Veterinária 4º período
A digestão no intestino pressupõe a participação de secreções provindas das glândulas anexas. O fígado produz a bile. O pâncreas produz o suco pancreático. A bile é produzida na estrutura hepática. O fígado, na sua organização histológica, apresenta um ambiente de hepatócitos. Todo o processo de absorção no âmbito intestinal cai no sistema porta. O sistema porta vai entrar no fígado, acaba se misturando com sangue venoso que vem das extremidades. Quando há direcionamento do fluxo sanguíneo para o trato GI, entende-se que na volta esse sangue vai passar pelo fígado. Durante a alimentação esse órgão recebe maior aporte de sangue. Se a pressão protéica está baixa, e há um aumento de pressão (durante a alimentação, por exemplo), há eliminação de líquido para a cavidade abdominal. 
O fígado, em algumas situações traumáticas, patológicas, vai perdendo a aparência parenquimatosa, e assume aparência fibrosa. Quando aumenta o aporte sanguíneo, a pressão aumenta, o fígado está fibrosado, ele não consegue aumentar seu volume. Tenho um fígado com cirrose. Quando a agressão é crônica, a fibrose passa a ser irreversível, condição conhecida como cirrose. As áreas cicatrizadas fibróticas expulsam a massa de hepatócitos, reduzindo desse modo a capacidade de síntese,e metabolismo e excreção do fígado. As massas fibróticas comprimem os sinusoides e impedem sua expansão, quando o fluxo sanguíneo, que se dirige para o fígado, aumenta durante o período pós-pradial (pós alimentação). Os pacientes com lesão hepática crônica podem apresentar edema como conseqüência da quantidade reduzida de albumina no sangue e também a condição conhecida como ascite, na qual ocorre acumulo de liquido na cavidade peritoneal. 
O fígado tem a contribuição de produzir a bile, armazenar para aqueles animais que possuem vesícula, e lançar essa bile no duodeno. A abertura para o duodeno é organizada, não pode deixar que conteúdo duodenal volte para os ductos biliares, pois é um conteúdo contaminado. 
Composição da bile: água, eletrólitos, compostos orgânicos como colesterol, pigmentos biliares (bilirrubina e urobilinogênio), ácidos biliares, sais biliares. 
Células do sistema do retículo endotelial são responsáveis pela destruição de hemácias. A hemoglobina é convertida em bilirrubina, que é o pigmento biliar. A bilirrubina é produto da degradação da hemoglobina. A bilirrubina se associa com albumina, depois se associa com ácido glicuronico. É lançada no intestino, sofre ação bacteriana, é convertida em urobilinogênio, a maior parte é absorvida, outra parte é oxidada e eliminada nas fezes na forma de estercolina. Pigmento biliar tem um papel pequeno na digestão. 
Regulação que ocorre na secreção da bile: há dois hormônios. Colecistoquinina e a secretina. São hormônios que estão vindo de células endócrinas da parede do duodeno. Componente estimulante é o alimento vindo do estômago, que está acido. O HCl é o grande estimulante. Colecistoquinina: componente de contração, e lançar no duodeno o produto bile. 
Os ácidos biliares variam de acordo com a espécie. Esse ácido tem um lado polar e um lado apolar. A secreção biliar é aquosa. Eu quero saber como que a secreção pancreática consegue agir na gordura se ela é aquosa e não mistura com gordura? Aqui entra a bile, que tem capacidade de se associar com a gordura, emulsificar gordura. Ciclo circadiano de produção de bile = está associado à nossa alimentação, o pico maior de produção vai ser quando há refeição. A bile possui componentes que são os ácidos e sais biliares, que promovem a emulsificação das gorduras da dieta, permitindo a ação das lipases, que chegam a ambientes aquosos. 
Pâncreas: células acinares ricas em grânulos. Os ácinos são estruturas espalhadas pelo pâncreas que fazem composição com as ilhotas de langerhans, que são estruturas endócrinas. Os ácinos vão se juntando até formar o ducto pancreático. A colecistoquinina tem uma ação mais específica para a região dos ácinos. A secretina tem uma ação mais precisa nos ductos. Os ductos possuem uma secreção mais aquosa, rica em bicarbonato. Os ácinos possuem uma secreção mais de enzimas, que são as enzimas pancreáticas. Essas enzimas pancreáticas são lançadas no interior dos ácinos. Essas células acinares têm receptores para secretina, colecistoquinina, acetilcolina. Células I produzem colecistoquinina. Células S secretam secretina. Produz amilase, lípase, nuclease, etc. 
Enzimas que degradam sacarose, lactose, são da superfície do intestino, não são do pâncreas. Com aplicação de secretina, a secreção de bicarbonato aumenta, cloreto diminui, amilase diminui. 
O GI também é uma grande glândula endócrina, que regula as secreções, a motilidade.

Outros materiais