Buscar

TRABALHO PSICOPATOLOGIA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 Em visita ao Instituto Philippe Pinel, Localizado na Av. Venceslau Braz, 65 – Botafogo RJ, realizada no dia 06 de Abril de 2017 às 14:30 Horas fomos recebidas pela Psicóloga Verbena Dias na qual atua na instituição como (coordenadora na Residência Multidisciplinar de Saúde Mental do Instituto.)
Verbena realizou uma roda de conversa onde nos explicou o funcionamento da instituição e as práticas realizadas no tratamento dos pacientes.
RELATÓRIO
 O Instituto Philippe Pinel possui o setor de emergência , aberto 24horas por dia, para atender os pacientes trazidos pelo “Samu, corpo de bombeiros, policiais, ou que estejam desorganizados mentalmente”. E o ambulatório recebe pessoas em situações de sofrimento psíquico, mas mais organizadas e com possibilidades de chegar ao atendimento espontaneamente. O Instituto é o único hospital público que possui o atendimento de Porta de entrada emergencial 24horas. A partir da chegada e primeira avaliação diagnóstica, esse paciente vai ser encaminhado a um dos setores internos do instituto.
 A Psicose é caracterizada pela perda de contato do indivíduo com a realidade, que passa a apresentar comportamento antissocial. O atendimento e acolhimento é universal na Instituição.
 A Instituição trabalha com uma equipe multidisciplinar que realizam os atendimentos aos usuários do serviço e também contam com os projetos que dão base como Bloco de escola de samba, ateliês, pinturas e oficina de música.
 O Pinel, oferece aos pacientes que não estão internados clube de lazer, clube de arte, oficina de samba, oficina de geração de renda. Um dos projetos do Instituto é a TV Pinel, uma TV comunitária que oferece cursos de capacitação na área de fotografia e vídeo aos usuários do instituto e à comunidade local.
CONCLUSÃO
 Atualmente o Instituto Philippe Pinel vem sendo desmembrado e pensa a desconstrução do Hospital Psiquiátrico e atender como um serviço de base comunitária, pensando seu fim de dentro para fora, essa mudança reflete o processo de reforma da saúde pública no Brasil que, de acordo com os novos princípios e diretrizes propostos pelo SUS - Sistema Único de Saúde, tem como uma de suas perspectivas a redistribuição administrativa das regiões de assistência à saúde, visando ao melhor atendimento da população.
 EQUIPE
 Médicos clínicos e Psiquiatras, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeuta Ocupacional, Musicoterapeuta, Artistas Plásticos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Cuidadores, Oficineiros.. Os profissionais das equipes clínicas, alocados nos diferentes setores do Instituto poderão se reunir, e juntos pensar na melhor forma de intervir com o paciente em tratamento: “Se é no ambiente familiar, social, ou através da inserção em oficinas de renda, de arte”.
- TRABALHO FEITO PELOS PACIENTES DO INSTITUTO PHILIPPE PINEL, COM O INTUITO DE DESCOBRIR NOVAS HABILIDADES E PROMOVER NOVOS CONHECIMENTOS.

Continue navegando