Buscar

A atividade econômica é própria do ser humano desde seu aparecimento sob o planetaduda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

A atividade econômica é própria do ser humano desde seu aparecimento sob o planeta. Somente no paraíso bíblico não existia escassez. Adão e Eva não desempenhavam atividade econômica. Sua expulsão do paraíso os condenou a “ganhar o sustento com suor de seus rostos”, ou seja, a trabalhar, a transformar o mundo para tirar proveito dele, o que significa empreender uma atividade econômica.
Se atividade econômica é própria do homem de todas as épocas, a ciência econômica, pelo contrário, só muito recentemente g ganhou autonomia em relação às outras ciências sociais. Pode-se dizer que a economia começou a esboçar-se como saber científico no fim do século XVIII.
Surgiram então novos problemas econômicos que os teóricos ainda não haviam previsto: o esgotamento dos recursos. Quando, décadas antes, os estudantes de economia precisavam citar um exemplo de bem não econômico, ou seja, inesgotável e sobre o qual não era preciso exercer nenhum trabalho prévio à utilização, costumavam escolher o ar. Efetivamente, embora o ar seja um recurso necessário para nossa própria existência, não é econômico, por que não é limitado. Podemos usar dele o quanto precisarmos. Não tem preço. Esse raciocínio foi plenamente valido até a década de 1960. Depois disso a atmosfera que envolve o planeta começou a mostrar sinais de uso excessivo. O ar esta começando a ser considerado um bem escasso, pois a civilização industrial começou a esgota-lo. A fumaça , o dióxido de carbono, o desmatamento e os compostos flurocarbonados alteraram as características que que a atmosfera manteve intactas durante centenas de m milênios. O buraco da camada de ozônio, descoberto na década de 1980 sobre a Antártica, revelou que este componente da atmosfera estava se transformando num bem escasso devido a ação do homem.
A atividade humana da época industrial tornou pequeno o imenso planeta que o homem atual herdou de seus avós e realçou os fatos de ele não ser mais que “nave espacial Terra”, onde todos os recursos são exauríveis e devem ser reciclados, sob pena de transformar ao planeta numa lixeira, em poucas gerações, caso continue o ritmo de destruição. A humanidade, nos próximos anos enfrentará dilemas decisivos. Terá que escolher meios para satisfazer suas necessidades sem esquecer que a primeira de todas elas é a continuidade da vida sobre a Terra. A sobrevivência das espécies não é apenas um problema a ser resolvido pelos ecologistas. Reorganizar a produção e distribuição dos bens econômicos, considerando a nova concepção do planeta Terra como fonte limitada de recursos, é uma tarefa na qual terão de se empenhar economistas, porque ela afeta diretamente os domínios da ciência econômica.
Bibliografia
Wornnacott,P. e Wornnacott, R introdução a economia. São Paulo, McGraw-hill, 1985. Conceitos básicos de economia.