Buscar

Trabalho tsp4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com base no texto “As bases da psicologia cognitiva”:
1 – Por que podemos afirmar que a psicologia cognitiva se encontra dentro dos padrões de cientificidade?
2 – Diferencie ciência cognitiva e psicologia cognitiva.
3 – Descreva a teoria de processamento da informação de Best.
4 – O que são representações mentais? Explique seus tipos (proposicionais e análogas)
5 – Construa um quadro apresentando os principais teóricos da psicologia associados ao desenvolvimento da psicologia cognitiva e suas respectivas ideias e contribuições.
1 – Wundt, no final do século passado, empenhou-se em trazer à Psicologia o status de ciência, ao fundar em 1879 o primeiro laboratório de psicologia em Leipzig na Alemanha. A psicologia cognitiva é um dos mais recentes ramos da investigação em psicologia, tendo se desenvolvido como uma área separada desde os fins dos anos 1950 e princípios dos anos 1960. Pode-se dizer, entretanto, que foi desde a segunda metade do século XIX que as funções mentais humanas deixaram o terreno da filosofia e começaram a se tornar objeto legítimo de investigação científica. 
2 – Ciência Cognitiva é uma disciplina criada objetivando o estudo da cognição de diferentes pontos de vista, seja abstrato, humano ou mecânico. Ela caracteriza-se pela interdisciplinaridade do estudo da mente. Cada disciplina constituinte interessa-se pela natureza da inteligência, mas o método, as teorias e observações são distintas.
A Psicologia Cognitiva é uma das disciplinas da Ciência Cognitiva, porém esta última engloba também os estudos da inteligência artificial, da fisiologia, da antropologia, da linguística e da neurociência. As duas áreas diferem também em relação ao método de estudo. A Psicologia Cognitiva segue a tradição experimental, utilizando muito pouca modelagem Computacional, e a Ciência Cognitiva se utiliza da modelagem computacional e matemática para compreensão da cognição humana, levando muito a sério a metáfora do computador.
3 – Best coloca que para a teoria do processamento da informação a mente é constituída de um software e um hardware. O hardware, como no computador, é a máquina, todo um sistema neural, fisiológico, biológico. O software são os programas, ou seja, as atividades mentais, os processos cognitivos. O interesse dos psicólogos cognitivos se direciona para o software, eles não vão estudar a atividade neural que está subentendida no evento mental e cognitivo, mas sim a explicação dos processos cognitivos que operam na informação. A teoria do processamento da informação também discute o processo como se dá essa transformação da informação. Best coloca que alguns pesquisadores acreditam que o processamento acontece de forma serial, isto é, uma atividade por vez seguindo uma série crescente ou decrescente de transformação da informação. Outros, porém, postulam que o processamento ocorre em paralelo, mais de uma transformação de códigos simultaneamente.
4 – Vieira ressalta que na Psicologia Cognitiva o ser humano é visto como um processador ativo, isto é, capaz de buscar informações de forma inteligente e consciente, criando representações dessas informações que adquiriu. São as representações mentais que nos permitem ou não desenvolver atividades mentais como resolver problemas, reconhecer ou não um objeto, lembrar de alguém conhecido, etc. 
As representações proposicionais expressam ideias, um conteúdo abstrato, como por exemplo a ideia de lar. As representações análogas expressam imagens concretas, análogas a como as percebemos na realidade, por exemplo o tradicional desenho de uma casa. As representações análogas podem ser de origem visual, gustativa, olfativa, auditiva e proprioceptiva.
5 – 
	Ano
	Teórico 
	Contribuições
	1879
	Wundt
	Empenhou-se em trazer à Psicologia o status de ciência
Funda em 1879 o primeiro laboratório de psicologia
Criou o estruturalismo
Pretendia através da introspecção, do “olhar pra dentro”, estudar esses processos básicos.
	1890 
	James 
	Um teórico cujas contribuições a atenção e a memória continuam atuais após um século 
Distinguiu memoria primaria e secundaria 
	1914
	Watson
	Fundador do comportamentalismo
Achava que o comportamento por ser objetivo e observável era o objeto perfeito para a ciência psicológica
Watson teve seu pensamento reforçado pelo movimento positivista lógico na filosofia que enfatizava a importância de definições operacionais ou observáveis para a ciência. 
O método utilizado pelo behaviorismo era o método experimental.
	1930
	Tolman
	Um behaviorista atuante, tornou-se um marco importante na historia da psicologia cognitiva.
Através de seus experimentos com camundongos, ele descobre que a aprendizagem só pode ser compreendida se enfocar processos e estruturas internas (mapa cognitivo), ao invés de reações motoras reflexas.
	1945
	Skinner
	Importante behaviorista, acreditava que o comportamento é determinado por reforços ou recompensas e não por vontade própria, como acreditava Carl Rogers.
A ciência do comportamento consistia em descrever relações entre reforço e comportamento, sem referência a processos internos. Para ele, entre o estimulo e a resposta existia uma caixa preta e essa é é essa “caixa preta” que a Psicologia Cognitiva vai se propor a estudar, como um retorno a proposta wundtiana de estudar a mente humana, negada por Watson, porém agora alicerçada no método experimental utilizado pelo behaviorismo.
	1967 
	Neisser 
	Escreveu sobre o primeiro livro de Psicologia Cognitiva. 
Neisser trouxe os avanços da ainda jovem Psicologia Cognitiva e o ponto de vista da teoria do processamento da informação.
Neisser definiu Psicologia Cognitiva como a psicologia que se refere a todos os processos pelos quais um input (entrada) sensorial é transformado, reduzido, elaborado, armazenado,
recuperado e usado.
	1992 
	Best
	Desenvolveu a teoria do processo da informação.
Best coloca-nos diante do fato de que praticamente toda atividade humana requer algum tipo de conhecimento.

Continue navegando