Buscar

DIREITO CIVIL 240117

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito civil 3
1.Contrato: ajuste de vontades para o fim de adquirir,resgatar,modificar ou extinguir direitos.
1. Contrato: É a força motriz da engrenagens socioeconômicas do mundo. Provoca mudanças sociais ou se adaptam a elas impulsiona a circulação de bens ou serviços incentiva o desenvolvimento social.
-classificação dos contratos: Quantos aos efeitos: unilateral uma das parte tem obrigação, bilateral ambas as partes , plurilateral varias estão obrigados. Oneroso sacrifício para ambas as partes. Gratuito sacrifício patrimonial apenas para uma das partes
Contrato cumultativo: obrigas as partes.contrato Aleatório: risco incerteza que envolve as partes ( a cioisa do jeito vier, visível) Nulo o negossio e disfeito na hora é nulo. Anulavel 4 anos de parazo.
Contratonpreliminar: deseja criar a obrigação de futuro, ou seja outro contrato (vender comprar.
Contrato de compra e venda: e o contrato pelo qual um dos contratantes se obriga a transferir o domínio da coisa e outro a pagar certo valor em dinheiro.
Elementos da compra e venda: Consentimento, preço e coisa.
Limitações da compra e venda: Venda ascendente a descendente a venda e anulável salvo se os outros descendentes e conjugue autorizar conjuntamente(PRESCENDER) Venda entre conjugues: e licita a compra e venda entre conjugues em relação a bens excluídos da comunhão. Pessoa que deve zelar pelos direitos do vendedor: Leiloeiro.
Clausulas especial compra e venda: Retrovenda é um pacto acessório pelo qual o vendedor reserva o direito de reaver o imóvel em certo prazo e preço. Prazo decadencial 3 anos.
Contrato comodato: é o empréstimo gratuito da coisa não fungíveis devolver a mesma coisa.
Diferença contrato comodato e mutuo: Comodato: para uso,transfere a posse, não permite alienação. Mutuo: para consumo devolve outro igual, fungível, permite a venda
Obrigações comodato: conservar, usar de forma adequada, restituir a coisa.
Contrato troca ou permuta: as partes se obrigam a dar uma coisa por outra.
Contrato Estimatorio ou consignação: é aquele em que o consignante entrega o bem móvel ou imóvel a outrem e o mesmo o venda. Não impede que o consignatário compre o objeto pagando o preço fixado. 
2.Função social do contrato: São normas que tem por finalidade estabelecer critérios que tornem o contrato menos desigual entre as partes busca o equilíbrio contratual e apresenta normas básicas de dirigismo ajuste contratual harmonia dos interesses individual e coletivos.
3.requisitos da validade do contrato: Req. Subjetivos manifestação de vontade de duas ou mais partes. Requisito Objetivo recam sobre o objeto deve ser licito determinado ou determinável. Requisito Formal Qualquer meio de manifestação de vontade predominas no CC 
4.Principios contratuais: P. Autonomia da vontade. O direito civil da plena liberdade para que as pessoas capazes possam expressar sua vontade livremente autonomia plena para contratar.
P. da supremacia da ordem publica. Se houver conflito entre o direito individual e o coletivo prevalecerá o público busca diminuir o desequilíbrio social que pode existir entre os contratantes. Principio do consesualismo. O aperfeiçoamento se dar pelo ajuste de vontade independente do ajuste da coisa.
5. princípios orientam interpretação contratual: principio da boa fé conduta que se espera
Principio da conservação ou aproveitamento do contrato: se uma clausula ou mais permitir duas ou mais interpretações diferentes prevalecerá aquela que manter o efeito do contrato.
6. fazes de formação do contrato: negociação proposta e aceiitação. Tratativa = negociação preliminar. Proposta = oferta policitaçãp ou ablação. Aceitação= aceitação.
 7. hipóteses em que proposta não e obrigatória: se feita sem prazo a pessoa presente não foi imediatamente aceita. II SE FEITA SEM PRAZO A PESSOA AUSETE tiver decorrido tempo para chegar resposta ao conhecimento do proponente. Se feita pessoa ausente não tiver sido expedida a resposta dentro do prazo dado. 
8. lugar da celebração do contrato. Em regra é o lugar em que foi proposto.
9. classificações do contratos: quanto aos efeitos unilateral, bilateral, plurilateral. Quanto as vantagens: oneroso e gratuito. Quanto ao momento da execução: instantânea, retardada , continuada.
10. Promessa de fato: aquele que tiver prometido de fato de terceiro responderá por perdas e danos quando o terceiro não executar.
11. ações de vícios redibitórios: reclamar abatimento no preço, restituição da coisa com perda e danos e mais despesas de contrato. Prazo Maximo 180 dias móvel 1 ano imóvel.
12.contrato comutativo: vantagem ou sacrifícios são proporcionais não envolve risco. Contrato oneroso ao aqueles que ambas as partes obtém proveito ao que correspondem.
13. contrato preliminar: exceto quanto a forma deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado.
13. vicio redibitório: são defeitos ocultos em coisa recebida em virtude de contrato comultativo que a torne imprópria ao uso ou que lhe diminua o valor.
14. evicção: perda da coisa em virtude de sentença judicial ou ato adm. Que atribui a outrem a titularidade da coisa em razão de ma relação jurídica preexistente entre o 3 e alienante. 
15. Resilição: e a possibilidade de extinguir o contrato pela vontade das partes sem que haja o inadiplemento e a minifestaçãooposta aquela que gerou o contrato, Liberatório.Bilateral ambas as partes tem o desejo da resiliciçao não tem o interesse no contrato. Unilateral é a vontade presumida e por fim ao contrato. 
16. resolução: ocorre quando um dos contratantes não consegue cumprir o contrato em função de razões suervinientes que impede ou dificulta o cumprimento(força maior, fortuito)
Requisitos da evicção: Perda total ou parcial em virtude centença judicial ou ato adm adquerente perde o direito sobre a coisa. Onerisidade da aquisição: so ocorre nos contratos onerosos cumulativos e excepcionalmente nas doações modais.Iginorancia do adiquerente pela letigiosidade da coisa, anterioridade do direito evictor. 
Venda adcorpus: e a venda em que o imóvel é adquirido como todo dimenções apenas enunciativas e não dizem respeito ao preço da coisa.
Venda admensuram: a venda estipulada por medida de extensão ou determinar a respectiva área o comprador pode exigir o complemento não sendo possível reclamar a resolução ou abatimento do preço.

Continue navegando