Buscar

Exercício aula 4,2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201188283)
	
	
	São dependentes do segurado que necessitam comprovar dependência econômica:
		
	
	Cônjuge.
	
	Filho não emancipado.
	
	Companheiro(a).
	
	Filho inválido 
	
	Pais do segurado.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201188855)
	
	
	A inscrição do (a) companheiro (a) do segurado no regime geral de previdência será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do companheiro (a), é suficiente a apresentação de: 
		
	
	Certidão de nascimento de filho havido em comum.
	
	Disposições testamentárias, prova de mesmo domicílio e conta bancária conjunta.
	
	Prova testemunhal de que o segurado e o dependente mantêm ou mantiveram união estável.
	
	Declaração do companheiro (a) de que viveu uma relação de companheirismo com o segurado, mesmo que esta tenha terminado anos antes do ato de inscrição.
	
	Sentença homologatória em procedimento judicial de justificação que se presta a colher prova testemunhal, em juízo, da existência da união estável.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201188288)
	
	
	Marque a assertiva correta: João, trabalha na empresa J.J.LTDA, percebendo a importância de R$ 4.000,00 mensais, e é casado com Maria que trabalha percebendo a importância de R$ 3.000,00 mensais, ambos segurados do RGPS. O casal têm um filho em comum de 2 anos de idade e João o pai invalido que depende economicamente dele. É correto afirmar que são dependentes de João: 
		
	
	Maria e o filho de 2 anos.
	
	Filho de 2 anos.
	
	Maria, o filho de 2 anos e o pai inválido.
	
	Pai inválido e o filho de 2 anosr.
	
	Maria e o pai inválido.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201226614)
	
	
	Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social: 
		
	
	auxílio-reclusão e aposentadoria por tempo de contribuição. 
	
	aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. 
	
	auxílio-reclusão e pensão por morte. 
	
	pensão por morte e aposentadoria especial. 
	
	aposentadoria por idade e auxílio-doença.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201226724)
	
	
	Como se perde a qualidade de segurado?
		
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para seus dependentes.
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado.
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	transcorrido o período de graça desde que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, sem a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201226722)
	
	
	Há uma hierarquia entre as classes de dependentes, no sentido de que a existência de dependentes de uma classe anterior exclui os dependentes da classe seguinte. Diante desta asertiva é coreto afirmar que são os de primeira classe:
		
	
	qualquer pessoa;
	
	o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado em qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido, gozam de presunção absoluta de dependência econômica.
	
	irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido.
	
	o irmão adotivo.
	
	os pais do segurado;
	
	
	
	
	Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
		
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 67 anos.
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	Não, pois não há qualquer carência para esse benefício.
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 68. anos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201188849)
	
	
	Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
		
	
	Menor tutelado, irmão não emancipado e enteado.
	
	Os avós paternos e maternos.
	
	Pais, irmão não emancipado e enteado do segurado.
	
	Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
	
	Cônjuge, filho não emancipado do segurado e companheiro(a).

Continue navegando