Buscar

Portifólio notícia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
A TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO SOCIAL
Por Jean Paulo Hudzinski, RU 1368511
Polo – Jaraguá do Sul
Data 19/08/2017
 
Fonte: https://www.google.com.br/search?q=imagem
Com tanta tecnologia disponível, mas ainda são poucas as medidas de inclusão dos surdos-mudos em nosso país que são realmente funcionais. Foi a partir daí que um grupo de estudantes de Ciência da Computação desenvolveu o aplicativo Librazuka, que ensina de maneira simplificada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A ideia é facilitar a comunicação com pessoas que tem deficiência auditiva e de fala.
O aplicativo é completo pois além de módulos teóricos (alfabeto, números e gramática) possui também jogos para auxiliar no aprendizado prático da língua. O diferencial do aplicativo que tem cativado seus usuários são os módulos em realidade aumentada, que ao posicionar a câmera do celular sobre uma imagem pré-determinada, uma animação 3D é exibida demonstrando o sinal em Libras para aquela palavra. Para completar o aprendizado, o aplicativo de Libras traz ainda dois dicionários: um para Ordem alfabética e outro de Configuração de Mão.
O Colégio Irmã Maria Felicitas da cidade de Canoinhas Santa Catarina tem usado este aplicativo com alunos surdos-mudos e tem dado um resultado muito bom. Segundo relatos do colégio com a popularização dos smartphones e com a gratuidade do aplicativo, o aprendizado de libras ficou mais fácil e tem ajudado a integrar os deficientes auditivos à sociedade. 
Quem descobre o potencial da tecnologia para a inclusão fica maravilhado. Nos casos dos aplicativos, a solução está na palma da mão! E o uso das tecnologias para a acessibilidade e inclusão só tende a crescer no Brasil e no mundo. Mas para isso, é necessário que as escola, universidades, governos, empresas e sociedade se unam para incentivar, apoiar, financiar projetos desse tipo. O caminho a ser seguido já está delineado basta irmos em frente. Mas, a falta de acesso à informação é um dos grandes gargalos tecnológicos e da inclusão no Brasil. Não apenas o preconceito, o alto custo, a falta de investimentos, mas a falta de informação nos leva a ignorar não somente a existência de determinadas minorias, como de certas tecnologias e possibilidades que tornariam nossa sociedade mais justa e mais inclusiva.
Quando levamos informação às pessoas, damos a elas o poder de mudar, abrimos uma porta para um mundo onde o sol brilha para todos.

Outros materiais