Buscar

O que é terceirização

Prévia do material em texto

O que é terceirização?
É quando uma empresa contrata outra empresa afim de realizar uma atividade, sem ter a necessidade de contratar um funcionário que realize essa atividade. Com o sistema capitalista vários países ao redor do mundo adotaram a terceirização como a Alemanha, Bélgica, Japão, China e Austrália.
Ex: funcionários da limpeza ou da segurança.
Como ela pode afetar a sua vida?
Ela interfere de maneira direta na relação empresa-funcionário.
Ex: os contratos podem ser de prestação desserviços ou a substituição por outra empresa que oferecera o mesmo serviço por um preço menor.
Qual é a regra que estava em vigor?
No momento até o então presente não havia lei especifica sobre a terceirização. O TST definiu a seguinte regra: as empresas podem terceirizar as atividades–meio, mas não podiam fazer o mesmo com as atividades-fim.
Atividade-fim: é ligada diretamente ao negócio principal da empresa compreendendo as atividades essenciais e normais, por exemplo em uma construtora os pedreiros, engenheiros, pintores trabalham diretamente com o produto oferecido pela empresa.
Atividade-meio: é a que não tem uma ligação direta com a atividade-fim, por exemplo os serviços de limpeza, vigilância, manutenção de maquinas e contabilidade.
O que propõe a nova lei?
Propõe a extinção da divisão de atividade-fim e atividade-meio, tornando qualquer atividade dentro da empresa terceirizada.
Quem fica responsável pelos direitos do trabalhador?
Segundo o TST quem contrata a terceirização tem responsabilidade subsidiaria nas obrigações trabalhistas, a responsabilidade fica para a empresa que está prestando o serviço. Em casos de a prestadora de serviços vir a falir primeiro é retirado dos bens da prestadora e em seguida da empresa que contratou.
O que muda para os trabalhadores temporários?
O projeto que transita no Congresso previa o aumento do prazo máximo do trabalho de três meses para seis meses (essa parte foi vetada pelo presidente Michel Temer).
Essas mudanças já estão valendo e o que é quarteirização?
Sim o texto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, valendo a partir da data da publicação.
A quarteirização ocorre quando uma empresa terceirizada subcontrata outra.
Quem é a favor?
A CNI (Confederação Nacional da Industria) defende que a terceirização para todas as atividades pois irá reduzir custos operacionais e baixara os preços finais para o consumidor, além e reduzir o desemprego.
Algumas vantagens: 
Redução de despesas.
Reduz o custo de mão-de-obra.
Reduz o quadro de funcionários.
Potencializa a competitividade de empresas.
Garante qualidade, eficiência e produtividade. 
Mais foco nos negócios da empresa.
Diminuição dos desperdícios.
Diminuição da ociosidade das maquinas.
Maior treinamento para os profissionais.
Ampliação do mercado de pequenas e medias empresas.
Quem é contra?
A CUT (Central Única dos Trabalhadores) afirma que irá desestruturar o mercado de trabalho e criar piores condições de trabalho. Segundo o Dieese os salários são 25% menores do que os trabalhadores contratados de forma direta, além da carga horaria ser de 3 horas a mais causando um número maior de acidentes entre terceirizados.
Algumas desvantagens:
Perda de conhecimento básico sobre o produto.
Falta de credibilidade por parte dos contratantes.
Contratos vagos e confusos.
Falta de parâmetros de custo interno.
Falta de controle sobre as atividades terceirizadas.
Cobranças abusivas.
Dependência de contratos com o fornecedor.
Risco de desemprego.
Conflito com os sindicatos.
Demissão na fase inicial.
OPINIÃO PESSOAL:
Sou contra a terceirização pois quem é mais prejudicado é o trabalhador que terá que lidar com empregos temporários ou de alta rotatividade correndo o risco de no fim do mês não ter uma renda com um valor fixo. Além de ter um salário menor em relação aos contratados de forma direta trabalha três horas semanais a mais podendo levar a situações de exploração como no caso de alguns países dentro da Ásia. 
As empresas também podem sofrer com a terceirização pois muitas vezes não pesquisam a qualidade dos serviços e acabam por sofrerem graves problemas como processos judiciais e trabalhista como funcionários não legalizados ou registrados.

Continue navegando