Buscar

Inclusão do Idoso no Ambiente de Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10
RESUMO
O estudo aborda assuntos relevantes à área de Gestão de Pessoas, relatando o papel da responsabilidade social nas organizações em relação à terceira idade em seu ambiente de trabalho. Com o intuito de entender como a empresa lida com a diferença de idade entre seus colaboradores no ambiente de trabalho, visando desta maneira utilizar as experiências dos colaboradores idosos buscando assim a integração de ambos os conhecimentos em função da produtividade da empresa, ou seja, em função da obtenção da qualidade exigida pelo mercado, viu-se a necessidade de realizar este estudo. 
2 objetivos
GERAL
Analisar como as empresas buscam incluir o idoso no ambiente organizacional.
ESPECÍFICOS
Verificar como a experiência do trabalhador idoso contribui no desenvolvimento da organização.
Identificar as habilidades e deficiências dos trabalhadores idosos no contexto organizacional. 
Analisar qual a motivação da organização em contratar um idoso para compor o seu quadro de funcionários.
Diagnosticar as ações desenvolvidas pelas empresas com o intuito de incluir o idoso no ambiente organizacional.
4 metodologia
O método da pesquisa foi de âmbito qualitativo porque exprime a qualidade da pesquisa e não emprega dados estatísticos.
Vergara (2000) classifica a pesquisa quanto aos fins e quantos aos meios.
Quantos aos fins a pesquisa foi:
Exploratória porque teve como finalidade conhecer a realidade do departamento de gestão de pessoas da empresa Comércio de Gás e Água Goioerê Ltda-Me.
Descritiva a qual teve como objetivo descrever as características do processo utilizado para integração do idoso junto às atividades realizadas pela organização.
Quantos aos meios foram utilizados o método de:
Pesquisa de campo porque o estudo foi realizado no departamento de gestão de pessoas da empresa. 
Estudo de caso, pois a pesquisadora participou diretamente das atividades da empresa.
Pesquisa telematizada, pois para poder obter algumas informações mais específicas sobre o tema do estudo realizado foi feito pesquisas em sites.
Investigação ex post facto porque o estudo teve como intuito analisar se realmente o processo de inclusão do idoso no ambiente de trabalho estava diretamente ligado ao contexto da responsabilidade social da organização.
Pesquisa bibliográfica, pois recorreu ao uso de material acessível ao público.
Técnicas de coleta de dados 
Foram utilizadas a observação e a técnica de entrevista informal.
Observação: porque foram realizadas observações do ambiente de trabalho ao qual o idoso está inserido e como este realiza as atividades propostas pela organização. 
Entrevista informal a qual foi realizada com o gestor de recursos humanos, no horário de expediente da empresa. E a mesma pode ser classificada como semiestruturada, conforme (Apêndice A), pois foi elaborado um roteiro de entrevista informal, onde a pesquisadora participou ativamente da conversa para poder obter informações específicas sobre o processo inclusão da terceira idade no ambiente de trabalho da organização.
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
5.1 A Organização
A empresa aqui estudada é a revenda Comércio de Gás e Água Goioerê Ltda-Me, tendo como nome fantasia Neves Gás. É uma empresa do ramo varejista de comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP), constituída por dois sócios, a qual tem como produto principal a comercialização do gás de cozinha. A empresa atua no mercado há quase dois anos. Porém, a mesma pode ser considerada uma empresa familiar, pois devido às dificuldades financeiras para conduzir o negócio, foram necessários a “contratação” de familiares, os quais exercem a função de auxiliares nos momentos de dificuldades, ajudando e contribuindo tanto com a mão de obra quanto financeiramente. 
[...] São consideradas empresas familiares àquelas organizações que têm seus cargos diretivos ocupados pelos seus próprios membros, escolhidos a partir de laços de sangue, da reciprocidade da confiança entre os mesmos. (ZORZANELLI, 2011).
5.2 O Ambiente de Trabalho
Através da pesquisa a campo foi possível observar e verificar que o processo de inclusão do idoso no ambiente de trabalho não sofre preconceito, sendo aceitável por todos que trabalham na organização. Os colaboradores com mais idade são dois, sendo um com 47 anos de idade e o outro com 55 anos.
Percebe-se, que a empresa tem capacidade para trabalhar seu processo de produção utilizando uma mão de obra mais experiente, sem que o fator idade venha interferir na realização de sua atividade. 
Por fim, constatou-se que não existe uma regra que determina qual funcionário é o mais experiente, lucrativo, possui maior agilidade, somente levando em conta um simples par de números que representa os anos vividos por uma pessoa. 
Por ser uma empresa de âmbito familiar, os membros da família nem sempre trabalham anualmente na organização, pois com exceção dos sócios, outros colaboradores exercem outras funções fora da empresa, em períodos que variam de acordo com a atividade exercida. Porém, quando estão livres de tal atividade, os mesmos se dedicam exclusivamente em gerir o negócio da família, mas como em toda e qualquer família sempre há alguma divergência, nada que não seja resolvido em prol da melhoria e crescimento da organização.
5.3 Análise dos Dados Coletados
De acordo com os dados coletados pode-se averiguar que a empresa aqui estudada é uma organização familiar, composta, portanto de colaboradores com grau de parentesco. Logo, percebe-se que todos têm o papel de exercer toda e qualquer função, seja ela direta ou indiretamente ligada à empresa.
Por se tratar de um ambiente familiar, as pessoas que fazem parte deste, têm as mais variadas faixas etárias, ou seja, entre 28 a 55 anos respectivamente. Havendo assim uma divergência de pensamentos, pois alguns com mais experiências outros em início de carreira e com pensamentos inovadores, o que muitas vezes dificulta o relacionamento.
Quando a colaboradora Maria foi questionada se na empresa é possível, em se tratando de uma empresa familiar, que todos os membros da organização trabalhem sem que haja conflitos, a mesma respondeu: “em toda e qualquer organização existem conflitos, portanto não seria diferente neste ambiente, principalmente em se tratando de família, pois sempre há divergências de opiniões”. Fica claro que como em qualquer organização sempre haverá choque de ideias, ou seja, nem sempre os membros da organização vão concordar com os planos traçados em prol de resultados melhores para a empresa.
Segundo relato da colaboradora “os idosos, hoje em dia estão ocupando seu espaço na sociedade, portanto quando o mesmo encontra-se em um ambiente de trabalho e que é aceito por todos, tudo melhora, pois desta maneira nos sentimos úteis e capazes de exercer nossa função seja ela qual for”. Portanto, a empresa busca inserir, ou melhor, dizendo, conta com a participação de seus familiares mais experientes para que assim os mesmos contribuam com suas habilidades, credibilidade entre outras facetas adquiridas ao longo dos anos vividos, visando implantar tais técnicas em prol do crescimento da organização. 
Souza et. al. (2007) ressalta que:
Algumas empresas para enfrentar os mesmos desafios, fazem um planejamento para os próximos dez anos, assim, se elas tiverem colaboradores alcançando a aposentadoria nesse período poderão programar a saída desses e treinar os mais novos. Com isso a nova equipe já entrosada, motivada e preparada para multiplicar essa nova cultura à próxima geração. Uma empresa com pessoas novas e dinâmicas mesclada com pessoas maduras, conscientes e experientes, com toda certeza terá resultados de mercado muito melhores.
Como relatado pela colaboradora “infelizmente ainda existe preconceito em relação ao idoso, ou seja, o mesmo tanto no ambiente de trabalho quanto na sociedade é rotulado de individuo da terceira idade”.
Percebe-se que algumas medidas simples e práticas solucionariam os pequenos problemas que a empresa ainda encontra diante da inclusão do idoso no ambientede trabalho, pois em se tratando de uma empresa familiar é necessário que os membros da organização precisem trabalhar em conjunto sem levar em consideração idade, mais experiência, ou seja, é necessário que trabalhem em prol de um único objetivo, deixando as diferenças de lado.
Contudo, nota-se que é de suma importância que haja uma cumplicidade entre os membros da equipe, pois assim possibilitaria aos funcionários da organização a execução das atividades a serem realizadas de maneira adequada em tempo hábil e sem maiores danos e conflitos entre os mesmos, possibilitando flexibilidade no processo e obtendo resultados para a empresa. Outro fator de importância é a questão da inserção deste trabalhador tanto no ambiente de trabalho quanto no ambiente social, pois é necessário que os colaboradores sintam-se capazes de realizar suas atividades e participar da sociedade sem que sejam rotulados de membros da terceira idade. Desta forma a empresa poderia trabalhar com ações que estão relacionadas com a questão da responsabilidade social empresarial tendo em vista como consequência a qualidade de vida de seus colaboradores. Pensar no sucesso coletivo, fazendo com que todos se comprometam com as atitudes impostas pela organização, e que beneficiam tanto empresa, colaborador e também a sociedade.
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo teve como objetivo principal analisar como a empresa busca incluir o idoso no ambiente organizacional e este foi alcançado, pois através da pesquisa foi possível verificar que a inclusão da terceira idade no ambiente de trabalho está cada vez mais aceitável, isto ocorre devido a uma maior e melhor experiência na área de atuação por parte da pessoa contratada, o que facilita o desempenho da atividade trazendo assim resultados para a empresa. Para que fosse possível atender ao objetivo geral fazia-se necessário atingir os objetivos específicos.
O primeiro objetivo específico buscava verificar como a experiência do trabalhador idoso contribui no desenvolvimento da organização. Foi possível constatar que a experiência adquirida ao longo dos anos pelo trabalhador idoso exerce papel importante para a empresa, pois as tarefas são realizadas de acordo com as especificações do setor em que atua.
Outro objetivo estudado foi à análise de qual a motivação da organização em contratar um idoso para compor o seu quadro de funcionários. A empresa é motivada pela competência dos trabalhadores mais velhos, pois os mesmos executam suas tarefas com credibilidade, visão estratégica, liderança, boa comunicação, flexibilidade e bom relacionamento, isto devido à experiência que adquiriram ao longo dos anos de trabalho árduo.
Diagnosticar as ações desenvolvidas pelas empresas com o intuito de incluir o idoso no ambiente organizacional foi outro objetivo analisado. Diante da análise feita foi possível constatar que a mesma não possui um sistema de ações especificamente desenvolvido para a inclusão desses trabalhadores no ambiente organizacional. Sabe-se que a inserção profissional dos indivíduos, que hoje é conhecida por empregabilidade pode ser proveitosa tanto para a empresa quanto para o emprega, pois os conhecimentos, habilidades e esforço individual de adequação, podem trazer benefícios para ambos. Portanto, faz-se necessário que a empresa crie ações para que possa contribuir para uma maior inclusão de pessoas consideradas da terceira idade neste ambiente de trabalho que pratica as ferramentas da responsabilidade social.
6.1 Contribuições do Estudo
O estudo buscou contribuir de maneira sistemática com o desenvolvimento da empresa, pois procurou estimular a mesma, fazendo com que se preocupe sempre com seus processos, principalmente com a questão da responsabilidade social empresarial, e assim desempenhe suas atividades em busca da melhoria contínua, obtendo melhores desempenhos.

Continue navegando