Buscar

exerc PCP C.PROD. INT. LOG

Prévia do material em texto

1.
		Não é fator influenciador da demanda:
	
	
	
	
	
	Propaganda.
	
	
	Treinamento da mão-de-obra para a distribuidora.
	
	
	Treinamento da mão-de-obra para a manufatura.
	
	
	Preço
	
	
	Mudanças no produto.
	
	
	
		2.
		As técnicas qualitativas de previsão de demanda privilegiam principalmente:
	
	
	
	
	
	Dados subjetivos.
	
	
	Dados alinhados.
	
	
	Dados aleatórios.
	
	
	Dados estatísticos.
	
	
	Dados estruturados.
	Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Pode-se considerar a capacidade da produção como sendo ajustável. Segundo Slack (1999), a capacidade da produção pode ser modificada através da utilização dos seguintes métodos, EXCETO: 
	
	
	
	
	
	Gerenciar a demanda.
	
	
	Variar o tamanho das forças de trabalho.
	
	
	Usar o pessoal em tempo parcial.
	
	
	Utilização de horas extras.
	
	
	Não utilizar subcontratação.
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O ciclo PDCA ou ciclo de Deming, é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua. O ciclo começa pelo planejamento, em seguida a ação ou conjunto de ações planejadas são executadas, checa-se se o que foi feito estava de acordo com o planejado, constantemente e repetidamente (ciclicamente), e toma-se uma ação para eliminar ou ao menos mitigar defeitos no produto ou na execução. Dentre as opções abaixo, qual a que não corresponde ao ciclo PDCA?
	
	
	
	
	
	Do (execução). 
	
	
	Act (ação). 
	
	
	Correction (correção).
	
	
	Plan (planejamento).
	
	
	Check (verificação). 
	
	
	
		5.
		O programa mestre da produção deve levar em conta alguns fatores, EXCETO:
	
	
	
	
	
	Políticas e metas gerenciais.
	
	
	Demanda. 
	
	
	Solicitações independentes. 
	
	
	Disponibilidade de material e de capacidade.
	
	
	Plano de produção.
	Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Assinale a alternativa INCORRETA referente ao Planejamento Mestre de Produção (PMP).
	
	
	
	
	
	O PMP está encarregado de desmembrar os planos produtivos estratégicos de longo prazo em planos específicos de produtos acabados (bens e serviços) para o médio prazo. 
	
	
	O PMP não deve levar em conta a demanda, o plano de produção e outras importantes considerações, como solicitações pendentes, disponibilidade de material, disponibilidade de capacidade, políticas e metas gerenciais, entre outras. 
	
	
	Através do PMP são declaradas as quantidades planejadas, baseadas nas expectativas da demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta atualmente e vai contar no futuro.
	
	
	A partir do PMP, a empresa passa a assumir compromissos de montagem dos produtos acabados, fabricação das partes manufaturadas internamente e da compra de itens e matérias primas produzidos pelos fornecedores externos. 
	
	
	É a Programação na qual são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. 
	Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Dentre as etapas básicas do processo padrão de S&OP (Planejamento de Vendas e Operação), qual a etapa que consiste na elaboração de um ou mais planos alternativos de produção que procurem dar suporte ao planejamento de vendas gerado na etapa anterior, e na geração dos níveis desejados de estoques, expressos pela política de cobertura para cada família de produtos?
	
	
	
	
	
	Planejamento de produção e suprimentos.
	
	
	Reunião prévia de S&OP.
	
	
	Reunião executiva de S&OP.
	
	
	Planejamento da demanda.
	
	
	Atualização de dados.
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O processo de S&OP (Planejamento de Vendas e Operação) tem alguns objetivos específicos que podem servir para caracterizá-lo, EXCETO: 
	
	
	
	
	
	Gerenciar as mudanças de forma eficaz a partir de postura proativa. 
	
	
	Gerenciar os estoques de produtos finais e/ou carteira de pedidos de forma a garantir bom desempenho de entrega (disponibilidade de produto). 
	
	
	Apoiar o planejamento estratégico do negócio através de análises e revisões periódicas, garantindo sua viabilidade e efetividade. 
	
	
	Avaliar o desempenho do processo de planejamento de vendas e estoque, identificando e segregando as atividades que estão fora de controle daquelas que se encontram sob controle. 
	
	
	Garantir que os planos operacionais não sejam realistas, desconsiderando as inter-relações existentes entre as diversas áreas da empresa.
	Gabarito Comentado

Continue navegando