Buscar

Educação e inclusão de pessoas surdas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante muito tempo a educação foi caracterizada por sua restrição apenas a uma camada privilegiada da sociedade, deixando boa parte da população a margem do conhecimento epistemológico. Na história da educação de surdo, por exemplo, é possível notar que o processo de inclusão foi muito mais demorado e árduo. Dito isto, assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às quatro etapas da história da pessoa surda. Exclusão, segregação, integração e inclusão.
"Os surdos formam uma comunidade autêntica de língua, cultura, identidade próprias". Com base nesse trecho selecionado da aula 1, analise a seguinte situação: em uma escola regular onde há um aluno surdo matriculado realiza-se constantemente palestras sobre seus valores e entrelaçamentos culturais, linguísticos e identitários, para a conscientização da comunidade escolar acerca desse aluno. Pode-se afirmar que essa ação: Refere-se à participação legítima de todos os tipos de gente na escola, para que essa seja construída COM, POR e PARA todos, sob uma perspectiva inclusiva.
Um equívoco comum acerca das pessoas surdas e que se transformou em uma forma recorrente de identificá-las, está em referir-se aos surdos como: Surdo-mudo.
A respeito dos sujeitos que dominam e usam a LIBRAS, são: Sinalizantes
A Língua de Sinais é uma língua natural, um sistema linguístico legítimo que atende a todos os critérios de uma língua genuína, do léxico à quantidade infinita de sentenças. Contudo, ainda há falas como esta:- Linguagem de sinais. Esse é um dos mitos mais prejudiciais à LIBRAS, pois a descaracteriza como sistema linguístico. Reconhecendo os mitos em relação à Língua de Sinais, assinale a alternativa que representa um mito: 
A LIBRAS é utilizada por todos os surdos do mundo e por isso podemos dizer que é universal.
A datilologia apesar de ser uma representação da ortografia da língua portuguesa,  cumpre a função de empréstimo linguístico. Marque a ÚNICA opção que define a utilidade da datilologia em um diálogo em LIBRAS: Soletrar os nomes das pessoas, os endereços de lugares ou qualquer informação que não tenha sinal padronizado
Embora de modalidade linguística diferente das línguas orais, há vários níveis gramaticais que podem ser encontrados nas línguas orais e nas línguas viso-espaciais. Assinale o nível de descrição da linguística que não é encontrado nas línguas orais: Quirológico.
Umas das formas de saudação em LIBRAS, que traz consigo uma informação cultural e idiomática, é o cumprimento SAÚDE-BEM. Assinale a ÚNICA opção que traduz o sentido dessa saudação para a língua portuguesa: Como vai você?.
A fluência em LIBRAS não implica: A uso de leitura labial.
Uma língua específica desenvolve infinitas combinações linguísticas (ou seja, na língua) que formam as regras desse idioma.Dessa afirmativa, assinale a alternativa CORRETA:A libras possui os elementos gramaticais similar às línguas orais como, por exemplo, a sintaxe.
São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)	Ponto de articulação e orientação.
 A LIBRAS tem sua estrutura gramatical própria, a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Assinale a ÚNICA alternativa que indica corretamente os cinco parâmetros para formação dos sinais:Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Orientação, Expressões Faciais e Corporais.
Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como:Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria usada pelos surdos brasileiros.
Políticas linguísticas e educacionais quando assumidas sem um entendimento mais aprofundado dos contextos socioeconômicos e culturais dos quais emergem, correm o risco de, elas mesmas, transformarem-se em:	Estratégia de manutenção do preconceito.
A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Assinale a ÚNICA opção correta:Língua Brasileira de Sinais
Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
	
O Manifesto dos Surdos Oralizados difunde a ideia de que:O domínio da língua portuguesa é uma condição importante para a inclusão do surdo na sociedade.
LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial das comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação:Da Lei 10.436/2002.
A Lei de LIBRAS também é conhecida como:Lei 10.436/2002.
	
No Brasil, a grande maioria dos surdos adultos não domina a língua portuguesa. Há uma considerável parcela de surdos brasileiros que não têm acesso à língua de sinais, ou por motivo de isolamento social ou, principalmente, pela opção da família por uma escola que não utilize língua de sinais, o que causa, além das defasagens escolares, dificuldades e impedimento no mercado de trabalho (GUARINELLO, 2007). Com base nessa informação, assinale a alternativa que seja incoerente em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos:		Deve ser igual ao ensino para os ouvintes, valorizando a repetição das palavras, para que as crianças desenvolvam vocabulário, desconsiderando a ausência da audição.
	Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.	Pais surdos e filhos surdos
 
O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos foi fundido no Brasil por:	Ernest Huet.
As novas concepções acerca da surdez vêm contribuindo para o desenvolvimento e para a inclusão social das pessoas surdas. Diferente da visão clínica, a perspectiva socioantropológica da surdez insere esses sujeitos em uma nova ótica, diferenciada da visão tradicional. Segundo essa nova perspectiva, podemos encarar a surdez da seguinte forma: Como uma diferença humana que precisa ter caráter linguístico.
	
No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:	Pais ouvintes e filhos surdos
 
O sinal pessoal de apresentação pode ser entendido, segundo descrito na IC (Informação Cultural) como:Como um batismo.
As relações familiares são de extrema importância para o nossodesenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação: Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:	É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Embora historicamente ágrafa, há atualmente propostas de utilização de um sistema de escrita, o "signwriting".
A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como	bilinguismo e biculturalismo.
A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada:	Comunidade surda.
As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)	
Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
De acordo com Skliar, naturalizar os surdos, aceitando apenas sua língua como elemento integrador, significa ouvintizálos da mesma forma que o discurso clínico-patológico propõe. Este mecanismo é um disfarce que esconde a diferença, desconsiderando a diversidade. Na concepção socioantropológica, a língua de sinais tem a função de	emancipar o surdo enquanto sujeito político e social.
A surdez é uma experiência visual que proporciona ao sujeito surdo a possibilidade de constituir sua subjetividade através de experiências cognitivo linguísticas diversas, mediadas por formas alternativas de comunicação simbólica que encontram na língua de sinais seu principal meio de concretização. Assinale a única opção que assevera essa concepção:	A LIBRAS compreende uma estrutura e sistema gramatical e linguístico de modalidade visual espacial, cuja função, uso , ensino e tradução alcançam as mesmas concepções, os mesmos conceitos de qualquer idioma oral. Sua modalidade linguística concebe aos surdos uma interpretação da realidade bem distinta da experiência auditiva.
As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:	As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
Na LIBRAS o canal de recepção das informações linguísticas, ou seja, percebidas na língua, são os olhos. Tem-se a necessidade de permanecer nesse contato visual, constantemente, durante a produção dos sinais do interlocutor. Do mesmo modo, na produção dos sinais o olhar de quem fala é de suma importância, pois o olhar também é gramatical. Assim, a LIBRAS proporciona aos seus usuários:Uma experiência visual na interação linguística.
	Considerando a importância das expressões faciais e corporais (marcas não manuais) para o contexto comunicacional em LIBRAS, assinale a ÚNICA opção que explicita sua relevância:	As expressões faciais e corporais são aquelas que marcam sentenças como interrogativas, negativas, afirmativas, exclamativas.
Na LIBRAS as categorias pronomes demonstrativos e advérbios de lugar não apresentam diferenças.Verdadeiro. As relações são estabelecidas e percebidas na contextualização dos sinais.
As palavras das línguas são agrupadas e organizadas em classes específicas. Essa organização ocorre em categorias gramaticais. Na gramática da LIBRAS, os pronomes QUE e QUE São utilizados no início ou final da frase, dependendo do contexto, caracterizam-se, essencialmente, pela expressão facial interrogativa feita simultaneamente ao pronome.
	
Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que: Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos.
Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de apontar em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso.	Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
Na LIBRAS e demais línguas de sinais o ato de apontar também é conhecido como Dêixis. Isso significa que no discursos em LIBRAS os sinais dêiticos podem indicar nas frases os seguintes elementos:As pessoas e a localização.
Os pronomes possessivos na LIBRAS somente estabelecem relação de concordância com:Pessoa.
São sinais que formam uma classe específica na LIBRAS e sempre estão na forma neutra, não havendo, portanto, marca para gênero (masculino e feminino), nem para número (singular e plural) e dão qualidades às coisas e pessoas. Assinale a ÚNICA opção que atende a essa definição:Adjetivos.
	
A construção de frases em Libras é estruturada a partir de espaços visuais, ou seja, se utiliza do espaço para dar coerência e coesão às palavras que formam uma sentença. Assim, uma ordem recorrente é a organizada em tópico-comentário. Assinale a alternativa que exemplifica uma ordem tópico-comentár	Comer banana, o macaco gosta.
No contexto dialógico da LIBRAS, as frases interrogativas estão associadas ao termos "quem", "como", "quando", "onde" e "porque", que na maioria das vezes aparecem em determinada posição nas sentenças. Marque a ÚNICA opção que indica o posicionamento desses pronomes nas frases:No final das frases.
Sobre a ordem frasal na LIBRAS, NÃO é correto afirmar que: A LIBRAS possua uma única ordem fixa.
	
Como a libras é um idioma completo, assume uma das características das línguas, que é a flexibilidade. Ela se modifica segundo os esquemas sociais de comunicação e segundo as intenções dos falantes, que por sua vez, usam-na para produzir discurso com intuito de persuadir alguém sobre algo; dessa forma, precisam reelaborar constantemente as ordens nas frases. Logo na libras há várias ordenações frasais.Verdadeiro, pois podemos, por exemplo, tem a ordem SOV.
Em LIBRAS podemos produzir frases nas formas afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa. Assinale a ÚNICA alternativa que correlaciona corretamente o tipo de frase e seu respectivo conceito em LIBRAS:Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabeça, inclinando-se para cima e para baixo.
Na sentença em LIBRAS "PESQUISAR ELA NÃO-GOSTAR" (=pesquisar, ela não gosta) temos a seguinte estrutura: Tópico-comentário porque o verbo está deslocado à esquerda.
A formação de sentenças em LIBRAS ocorre seguindo uma estrutura própria das Línguas de Sinais, ou seja, na LIBRAS a ordem básica é a ordem direta, seguindo a ordem a sentença é Sujeito - Verbo - Objeto. Das sentenças abaixo, identifique a que mais é utilizada, isto é, aquela que aparece Na LIBRAS sem restrições. O Menino comeu a fruta.
Na LIBRAS é muito comum a construção frasal em tópico-comentário. Tal organização consiste em pôr certo elemento (palavra) em destaque, na seguinte posição. No início da frase
Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como: Verbos não-direcionais.
A LIBRAS é uma língua complexa que atende de forma plena a comunicação dos surdos brasileiros. Os classificadores são muito usados na LIBRAS como recurso gramatical. Assinale a ÚNICA resposta que justifica seu uso na LIBRAS:		Os classificadores são importantes porque ajudam a construir as estruturas sintáticas por meios de recursos corporais.
Os verbos não direcionais na LIBRAS são verbos que não possuem concordância e são divididos em duas subclasses. Assinale a ÚNICA alternativa que indica essas subclasses:Verbos ancorados no corpo e verbos que incorporam o objeto.
	
Dos enunciados abaixo somente UM não é considerado uma característica dos Classificadores (CL) na LIBRAS. Assinale essa opção: 
O Classificador não possui ligação com os verbos na LIBRAS no sentido de incorporação para apresentar motivação icônica.
	
A língua de sinais são tão complexas quanto as demais línguas e a possui uma estrutura própria, onde cada uma das estruturas atende um objetivo específico, dessa forma, aponte a melhor definição características dos verbos direcionais.	Possuem marcas de concordância de início e fim.
Os verbos na LIBRAS possuem as mesmas funções básicas dos verbos nas línguas orais, no entanto, algumas particularidades na produção e uso dos verbos são determinantes para compreender sua funcionalidade em dada língua. Assinale a ÚNICA opção que descreve as características dos verbos direcionais:		Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto.
Em LIBRAS os verbos com concordância são: Aqueles que se flexionam em pessoa, número e aspecto.
Ao considerar a língua de sinais brasileira como língua natural ou como um sistema linguístico legítimo, Stokoe(1960) afirma que: A língua de sinais brasileira compartilha uma série de características que lhes atribui caráter específico e a distingue dos demais sistemas de comunicação.
 
Em um diálogo em LIBRAS alguns fatores importantes devem ser observados para que a comunicação aconteça sem falhas. Das afirmativas a seguir, assinale a ÚNICA correta, ou seja, aquela que apresenta um desses fatores que são fundamentais na conversação em LIBRAS:O contato visual é muito importante durante a comunicação com os surdos.
A LIBRAS é uma língua de modalidade visual manual, a expressão facial é uma das características mais importantes de sua estrutura linguística. Na expressão "difícil", por exemplo, as descrições sobrancelha franzida e testa e nariz enrugado caracteriza sua produção. Assinale a ÚNICA alternativa que justificativa a sua função: As expressões faciais cumpre uma função importante no contexto da comunicação em LIBRAS, pois reforça a ideia transmitida, determina a tipologia frasal e é um dos parâmetros formacionais.
Antes mesmo de falarmos, já possuímos um sistema mental através do qual estruturamos nosso pensamento e nosso conhecimento de mundo. Dessa forma, cada povo desenvolve uma língua específica. Assinale a alternativa na qual a sigla corresponde à língua de sinais adquirida pela maioria das crianças surdas no Brasil:LIBRAS.
Os surdos como cidadãos que são possuem direitos no tocante ao acesso na comunicação, mas, apesar disso, ainda encontram barreiras comunicacionais. Assinale a ÚNICA opção que indica a principal causa da falta de assistência aos surdos nos serviços públicos e privados?Falta de aplicação das politicas inclusivas e linguísticas pelas quais possam ser atendidos em sua primeira língua (LIBRAS), usufruindo dos serviços públicos e privados como todo e qualquer cidadão.
As expressões faciais são marcas gramaticais da LIBRAS. Desse modo, as formas que elas podem se apresentar se correlacionam em categoria e função. Assinale a ÚNICA alternativa correta quanto à essa relação: Nível fonológico como parâmetro na formação do sinal e nível morfológico relacionadas aos graus e às intensidades dos adjetivos.
Os surdos participam muito pouco das ações culturais da sociedade. Marque única opção corresponda a essa afirmação:A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na oralidade.
Vivemos em um mundo onde os fatos estão acontecendo a todo momento. As pessoas ouvintes possuem vários canais de acesso a essas informações, no entanto, os surdos ainda sofrem com a falta de acessibilidade à comunicação e à informação. Assinale a ÚNICA opção que reflete o pressuposto de acessibilidade comunicacional:A partir de politicas linguísticas e inclusivas pelas quais são feitas as orientações para disponibilizar informações em LIBRAS e closed caption em telejornais e demais programas televisivos.
Do ponto de vista da ampliação das possibilidades de inclusão dos surdos na sociedade, os recursos tecnológicos e seus avanços contribuem para: Aumento da qualidade de vida
A tecnologia tem beneficiado muito a sociedade de um modo geral, como também tem facilitado a vida de pessoas com deficiência e surdas. Vários produtos tecnológicos surgiram com esse fim, conhecidos como tecnologia assistiva. Marque a ÚNICA alternativa em que todos os produtos são destinados especificamente ao público surdo.	
	Aparelho de amplificação sonora, sinalizadores luminosos, implante coclear, telefones para surdos, aplicativos com acessibilidades em LIBRAS.
	
Com a criação de quadros, esculturas, fábulas os surdos imprimem suas peculariedades culturais,já que as pessoas surdas assumem o papel de produtoras de bens culturais. Desse modo, exibem seus discursos na sociedade, dando visibilidade a temas que lhe são importantes, expondo suas ideias e concepções de mundo. Assinale a alternativa correspondente à arte e cultura surda. Assinale a ÚNICA alternativa que corresponde a essa afirmação:	Os surdos como sujeitos de língua e cultura próprias produzem bens culturais e por meio deles contam suas narrativas, experiências, conquistas, sofrimentos, imprimem suas ideias e concepções do mundo. Desse modo, revelam pelo discurso artísticos quem são e como são.
	
Com o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação:	Decreto de lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação; Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
Arte é um termo que vem do latim e significa técnica/habilidade. A arte é um reflexo do ser humano e muitas vezes representa a sua condição social e essência de ser pensante (http://www.significados.com.br/arte/). Ao observar a definição sobre arte e constatar que existem poucas manifestações artísticas feitas para surdos e por surdos, marque a ÚNICA alternativa que explica a insuficiência artística voltada para a comunidade surda:	A maioria das ações culturais tem a sua comunicação com o público baseada na oralidade, ou seja, na fala.	
Surdos reúnem-se freqüentemente para contar histórias e, entre as preferidas, estão as histórias de vida, as piadas e aquelas que incluem elementos da cultura surda, com personagens surdos, com tramas que, em geral, envolvem as diferenças entre o mundo surdo e o ouvinte. (Alves e Karnopp 2003). Pode-se afirmar que:	A literatura surda começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, em que busca um outro lugar e uma outra coisa.	
O poeta surdo Rimar Segala no vídeo disponível no Youtube apresenta um poema escrito em língua portuguesa, do qual destacamos o seguinte fragmento: "Escute, são minhas mãos que te falam..." Assim:	O poeta nos desafia a entender a língua de sinais, que é de modalidade visual manual, para que possamos ter uma comunicação linguística comum, assim ele mostra o quanto a LIBRAS é essencialmente importante para ele; sua língua natural. Seu estilo de vida.Gabarito Comentado
 é muito importante para demonstrar a produção cultural de um povo. Os surdos também fazem suas produções literárias usando a LIBRAS. Com relação à literatura surda é CORRETO afirmar que:A produção literária para surdos e feita por surdos ainda é escassa, mas são realidades e produtos culturais das comunidades surdas.

Continue navegando