Buscar

psi social av1 RESUMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo: A Representação Social da saúde mental na perspectiva dos estudantes universitários de enfermagem.
	As Representações Sociais são modalidades de conhecimento prático, orientados para a compreensão do contexto social. Essa teoria tenta entender as lutas, batalhas, espaços, formas de comunicação dos indivíduos e o que eles produzem de saberes. Serge Moscovici não criou uma definição exata sobre Representação Social, pois é algo que vai muito além de formulações e conceitos acerca de determinado fato, mas fez estudos com base em particular de conhecimentos do senso comum de cada indivíduo.
	Este trabalho apresenta uma análise cujo objetivo foi explorar o direcionamento dos estudantes de enfermagem na temática “Saúde mental”. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e foi notável que o discurso dos universitários foram elaborados a partir de suas opiniões e experiências vividas, porém, a Representação Social não é mera opinião, vai além dela, pois etá relacionada à avaliação do objeto, aos sentimentos associados a ele isso enquanto característica produzida e compartilhada por um grupo. 
	A partir dos estudantes universitários, a saúde mental foi conceituada por “o pilar”, “é o ponto principal”, “sem saúde mental você não consegue relacionar-se bem”, entre outros. Todos reconhecem a importância de cuidar da própria saúde mental, no entanto, diante das dificuldades por não sentirem-se preparados psicologicamente para lidar com situações de estresse, de perdas, no ambiente de trabalho/estágio, não buscam por um acompanhamento psicológico com um profissional e sim por uma melhora por si só, pois nas entrevistas, quando foi perguntando se buscariam algum tipo de acompanhamento psicoterapêutico, caso sentissem necessidade, obtivemos respostas que transpareceram um certo tipo de resistência e preconceito a respeito da psicologia. E assim, confirma-se a ideia de Minayo (2003), que diz: “a visão de mundo dos diferentes grupos expressa as contradições e conflitos presentes nas condições em que foram engendradas.” Fazendo com que o discurso do grupo entrevistado seja relevante a natureza contraditória da organização em que estão inseridos. 
Palavras-chave: Representação Social. Saúde mental. 
327 palavras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais