Buscar

PNEUMOCÓCIA 10V CONJUGADA e DUPLA ADULTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PNEUMOCÓCIA 10V CONJUGADA
Vacina que previne contra a bactéria Streptococcus pneuminiae, a qual pode levar a Pneumonia, Meningite e Otite, prevenindo contra essas doenças.
É uma vacina inativada, portanto não causa doenças.
É composta por 10 sorotipos (10v) da bactéria Streptococcus pneuminiae (1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F) e conjugada com a proteína D da bactéria Haemophilus influenzae tipo B para 8 de seus sorotipos e carreadores de toxoide diftérico (DT) e de toxoide tetânico (TT ou T) usados por 2 sorotipos.
A vacina também contém de excipiente cloreto de sódio, fosfato de alumínio e água para injeção. Não contém conservantes.
Esquema vacinal: são administradas 3 doses de 0,5ml com intervalo de 2 meses entre a 1ª e 2ª dose e 6 meses entre a 2ª dose e o reforço; é administrada por via intramuscular de preferência no vasto lateral da coxa, sendo a 1ª com 2 meses, a 2ª com 4 meses e a 3ª, administrada como reforço com 12 meses; Aplicar em crianças somente até os 5 anos e somente uma dose caso administrada entre 12 meses e 5 anos.
Reações adversas: dor, inchaço e vermelhidão no local de administração; reações comuns: irritabilidade, choro persistente, sonolência, perda de apetite, febre; reações raras: diarreia, vômito e convulsões.
Contraindicações: Crianças que apresentaram anafilaxia após usar algum componente da vacina ou após dose anterior da vacina.
DUPLA ADULTO
A vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT/DT) é indicada para adultos e crianças à partir dos 7 anos de idade na prevenção contra a difteria e o tétano, sendo administrada por via intramuscular.
A vacina DT/dT apresenta sob forma líquida os toxoides diftéricos e tetânicos. Contém ainda o hidróxido e fosfato de alumínio. A vacina DT que é indicada para crianças de até sete anos, contém a mesma quantidade dos dois toxoides. Já a vacina dT que é indicada para maiores de sete anos, e a cada dez anos para o resto da vida, é composta de quantidades menores de toxoides diftéricos. 
 Esquema vacinal: crianças acima de 7 anos, quando houver indicação, devem receber a vacina dupla do tipo adulto (dT), que contém dose reduzida do componente diftérico. A imunização básica é composta de três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda dose, havendo depois, uma terceira dose, que deverá ser aplicada, seis meses após a segunda dose.
Esquema de doses para vacinação básica: são indicadas 3 doses de 0,5 mL; a 1ª dose na data de eleição da vacinação, a 2ª dose com intervalo de 60 dias, e no mínimo 30 dias após a 1ª dose, e a 3ª dose com intervalo de 60 dias e no mínimo 30 dias após a 2ª dose. Sempre que possível substituir por uma vacina do tríplice bacteriano acelular do tipo adulto para também haja prevenção da coqueluche.
Reações adversas: no local de aplicação pode ocorrer dor, vermelhidão, inchaço, nódulo e febrícula; reações comuns e esperadas: febre, dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, perda do apetite; reações raras: arritmia, baixa da pressão arterial, dificuldades respiratórias, náuseas, vômitos e diarreia.
Contraindicações: na ocorrência de reações alérgicas, reações anafiláticas ou neurológicas em usos anteriores e nos indivíduos com alergia a qualquer componente da vacina não é indicado o seu uso.

Outros materiais