Buscar

Avaliando Dieto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502341082)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes. Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.
(   ) O uso do IG é controverso uma vez que, nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.
(   ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parboilizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.
(   ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.
(   ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.
		
	
	V F V F V
	 
	F F F V V
	
	F V F V F
	
	V V V F V
	
	V F F V V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501372312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o depósito de gordura no organismo está relacionado a risco de complicações metabólicas, quando a circunferência de cintura do homem está maior ou igual a:
		
	
	85
	
	75
	 
	102
	
	80
	
	90
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502345028)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Joana, professora, aposentada, 55 anos de idade, 88 kg, 155 cm de estatura, circunferência da cintura de 98 cm, não diabética, possui hipertensão arterial controlada e hipertrigliceridemia. Procurou assistência nutricional ambulatorial, visando emagrecimento."
Com base na situação hipotética acima e na dietoterapia indicada para o caso, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nos itens a seguir.
		
	 
	Como se trata de um caso de síndrome metabólica, recomenda-se que o valor energético da dieta diária seja de 20 kcal a 25 kcal por quilograma de peso e que o emagrecimento seja da ordem de 5% a 10% do peso corporal.
	 
	Trata-se de um caso de obesidade grau II, com risco muito elevado para complicações metabólicas, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).
	 
	Caso a paciente fosse diabética, a dieta deveria ser hipoproteica, para evitar progressão de disfunção renal e ocorrência de episódios recorrentes de hipoglicemia.
	 
	A dieta da paciente deve ser hipocalórica, normoglicídica, normoproteica e hipolídica sendo dieta individualizada e considerando o hábito alimentar do paciente .
	 
	Como se trata de uma pessoa idosa, a ingestão de cálcio deverá corresponder a duas vezes a ingestão adequada para este mineral, segundo as recomendações da ingestão dietética de referência (IDR).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502345038)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a dieta DASH, assinale a alternativa correta.
		
	
	A dieta DASH é utilizada para o tratamento da IRC e possui como característica o alto consumo de fibras encontradas principalmente nas frutas e verduras, pobre em gordura saturada e rica em cálcio;
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	A dieta DASH é utilizada para o tratamento da HAS e possui como característica o alto consumo de potássio encontrado principalmente nas frutas, pobre em gordura saturada e rica em cálcio;
	
	A dieta DASH é utilizada para o tratamento da obesidade e possui como característica o alto consumo de potássio encontrado principalmente nas frutas, pobre em gordura saturada e rica em cálcio;
	
	A dieta DASH é utilizada para o tratamento da HAS e possui como característica o alto consumo de potássio encontrado principalmente nas frutas, pobre em gordura saturada e pobre em cálcio;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502341063)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Apesar de a suscetibilidade genética parecer desempenhar um papel importante na ocorrência do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), este pode ser retardado ou prevenido por meio de modificações de estilo de vida, que incluem dieta e atividade física. Com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre a Orientação Nutricional no Diabetes Mellitus, é correto afirmar que:
		
	
	A sacarose não deve fazer parte da alimentação de portadores de DM2, pois, por ser um dissacarídeo, promove maior aumento da glicemia do que quantidades isocalóricas de amido ou outro carboidrato.
	 
	As fibras insolúveis devem ser priorizadas na alimentação do portador de DM2, uma vez que apresentam maior capacidade de controlar a glicemia e o metabolismo de lipídios, quando comparadas às fibras solúveis.
	
	O uso de bebidas adoçadas com frutose e xarope de milho deve ser encorajado, em detrimento ao uso da sacarose, a fim de reduzir o risco de ganho de peso e piora do perfil cardiometabólico em portadores de DM2.
	 
	Como a sacarose não aumenta a glicemia mais do que quantidades isocalóricas de amido, sacarose e alimentos contendo sacarose, não necessitam ser restringidos por pessoas com diabetes. No entanto, deve ser substituída por outra fonte de carboidrato ou, se adicionada, deve ser compensada com doses adicionais de insulina ou outro medicamento. hipoglicemiante.
	
	A ingestão dietética de carboidratos para pessoas com diabetes deve ser menor do que a recomendada para a população em geral, respeitando concentrações entre 35 e 45% do requerimento energético.

Continue navegando