Buscar

dietoterapia 2

justifique porque alguns autores garantem que a suplementaçao nutricional enteral ou parenteral,com aminoacido de cadeia ramificada pode ter efeito anticatabolico alem de estimular a regeneraçao hepatica.

💡 1 Resposta

User badge image

claudemir andrade

Os aminoácidos de cadeia ramificada são essenciais (ACRs) para o organismo, sendo composto pela Leucina, Valina e Isoleucina que atuam na síntese de proteína muscular e reparo tecidual, portanto, são indispensáveis na dieta. Com isso, podemos dizer que eles atuam evitando a degradação de proteínas musculares.

Os ACRs são metabolizados nas células musculares, estimulando a produção de glutamina e alanina que atuam no processo imune e na reparação tecidual de novas células. Por não serem metabolizados pelo fígado, os ACRs provocam diminuição da concentração amônia  e produtos tóxicos, além de atuar no desequilíbrio plasmático de aminoácidos. Diante dos fatos, as células hepáticas não necessitam de alta atividade para metabolizar os aminoacidos de cadeia ramificada (como ocorre nos aminoácidos de cadeia aromática), podendo contribuir para sua regeneração, principalmente, nos casos de encefalopia hepática que os níveis elevados de amônia e produtos tóxicos causam danos ao cérebro, fígado e rins. 

  

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Dietoterapia II

Fisiopatologia e Dietoterapia II

ESTÁCIO

User badge image

PlayMusic Br

Question Icon

O que é estudado em Dietoterapia II?

Fisiopatologia e Dietoterapia II

ESTÁCIO

User badge image

Larissa Vaz