Buscar

Memória: Funcionamento e Tipos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEMÓRIA
Desde um ponto de vista prático, a memória dos homens e dos animais é o armazenamento e evocação (resgate voluntário feito pela memória; recordação) de informação adquirida através de experiências; a aquisição de memorias denomina-se aprendizado
Não há memória sem aprendizado, nem há aprendizado sem experiências 
ÁREA DO CEREBRO RESPONSÁVEL PELA MEMÓRIA
Hipocampo
O hipocampo emite sinais que conseguem organizar os episódios vivenciados num tipo de conjuntos de informações, associadas de maneira coerente, separadas por tempo e espaço
Embora ativação da memória esteja nessa região, a mesma também pode acontecer no córtex frontal
O hipocampo trabalha no processo de transição da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, fazendo com que a mente repita determinada informação várias vezes, até que se fixe na memória.
Esquema de modelo modal 1968
Codificação
Informação sensorial
Memória de longo prazo
Memória de curto prazo
Recuperação 
Tipos de memória
Operacional (memória de trabalho): Compreende e substitui o conceito de memória de curto prazo.
O termo memoria operacional implica num sistema para a manutenção temporária e manipulação de informação durante o desempenho de uma série de tarefas cognitivas, como compreensão, aprendizagem e raciocínio.
Memória explicita: Divide-se em semântica e episódica.
- Episódica: permite ao sujeito registrar e lembrar-se de informações referenciadas num contexto espacial e temporal, permite que se recorde de fatos da sua história pessoal, familiar ou social, trata-se de uma memória de acontecimentos.
- Semântica: corpus de conhecimento de um indivíduo isento de qualquer referência espaço-temporal, define o saber, a cultura, as competências do indivíduo.
Memória implícita: Só é ativada em casos de extrema necessidade, material armazenado não consciente.
Memória de Trabalho
A memória de trabalho que alguns acreditam ser parte da memória de curto prazo, atua no momento em que a informação está sendo adquirida, retém essa informação por alguns segundos, e então, a destina para ser guardada por períodos mais longos, ou a descarta. Quando alguém nos diz um número de telefone para ser discado, essa informação pode ser guardada, se for um número que nos interessara no futuro, ou ser prontamente descartada após o uso. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente.
Memória de curto e longo prazo
A memória de curto prazo trabalha com dados por algumas horas até que sejam gravados de forma definitiva. Este tipo de memória é particularmente importante nos dados de cunho declarativa. Em caso de algum tipo de agressão ao cérebro, enquanto as informações estão armazenadas neste estágio da memória, ocorrerá sua perda irreparável.
A memória de longo prazo é a que a retém de forma definitiva a informação, permitindo sua recuperação ou evocação. Nela estão contidos todos os nossos dados autobiográficos e todo nosso conhecimento. Sua capacidade é praticamente ilimitada.
Quanto ao tempo
Imediata
Recente
Remota
Tardia
O que pode alterar a Memória
Cansaço/Fadiga
Stress
Depressão 
Ansiedade
Declínio Cognitivo leve
Demências em geral (Alzheimer, Corpos de Lewis e Vascular)
Envelhecimento

Outros materiais