Buscar

Interação social

Prévia do material em texto

ALUNA: LUCIENE SILES FERNANDES		RA.: 6187586855
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO	 TURMA: D91 DATA: 16/11/17
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
“Os seres humanos são seres sociais que interagem a todo instante em diferentes ambientes, tais como o familiar, o escolar, o profissional, entre outros. Neste sentido, as interações acontecem ao longo de todos os estágios da vida das pessoas.”(CINTRA, 2017).
- Texto dissertativo acerca dos conceitos necessários para que as interações sejam produtivas e construtivas.
Interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais ao longo da vida. Condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades, nas quais o ser humano se transforma num sujeito social e desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e criando redes de relações, resultando nos comportamentos sociais.
Conforme a naturalidade das formas como agimos e nos relacionamos no cotidiano, demonstra que o nosso comportamento depende em grande parte daquilo que pretendemos comunicar aos outros e da forma como os outros nos compreendem. No entanto nem sempre aparentamos aquilo que somos na realidade e tampouco somo vistos como gostaríamos que fôssemos, ocorrem as relações e interações sociais no ambiente microssocial, ou seja, das sociabilidades em pequenas escalas (entre pessoas, no contexto familiar, escolar, da vizinhança, da comunidade, da internet).
O homem é um ser social e não consegue viver sem o convívio de outras pessoas, o que os outros pensam a nosso respeito é parte importante das relações entre os seres humanos porque queremos fazer parte do grupo, sermos aceitos e não excluídos, mas também gostaríamos que os outros nos aceitassem como somos. Conhecer as regras do grupo, relacionamentos e aspectos culturais, saber conviver com as pessoas, se relacionar, se comunicar – uma série de conhecimentos que não aprendemos de um dia para o outro. 
Esse conhecimento é adquirido por meio do processo de socialização. Como processo evolucionário acontece ao longo das etapas da vida. Aprendemos durante a infância em casa e na escola, com nossa família, nossos pais, irmãos, avós, primos, tios, colegas professores e muitas outras pessoas desenvolvemos aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciarão de forma continua as demais etapas. Nem sempre o que aprendemos funciona em todas as situações, temos de nos adaptar ao imprevisível. Quando o indivíduo se insere no mercado de trabalho, o contexto profissional passa a influenciar o seu desenvolvimento, provocando mudanças que ocorrem diante das necessidades do ambiente social. 
A competência das habilidades sociais depende de conceitos como: automonitoria (autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações, manutenção do equilíbrio nos relacionamentos e gerenciamento de ipressões), comunicação (fundamental à interação humana), civilidade (expressão de cortesia e educação nos contatos sociais), assertiva de enfrentamento (expressão sincera dos desejos pessoais sem menosprezar o outro), empatia (predisposição de ouvir e colocar-se no lugar do outro, assimilar a percepção do outro). No âmbito profissional outros conceitos somam-se às habilidades sociais como a expressão de sentimentos positivos (amizade, solidariedade e companheirismo), o marketing pessoal (constituição da autoimagem positiva, qualidades pessoais e profissionais) autopromoção, exemplificação, comportamentos não verbais, persuasão, autocontrole emocional e capacidade de aprender e de comunicação, etc. 
O poder pessoal (impacto da nossa apresentação sobre as outras pessoas) e o networking (rede de relacionamento) são essenciais para efetividade social onde as relações virtuais (círculo de conhecimento fisico) e as redes sociais (Facebook, Twitter) são meios de intercâmbio de informações e interesses.

Continue navegando