Buscar

Transferência Principal conceito da Clínica Psicanalítica (003)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transferência
É consenso que a transferência é uma das mais importantes descobertas de Freud. E é um ingrediente crucial em qualquer forma de terapia.
Também sabe-se que o psicanalista a utiliza e a interpreta como meio de promover mudanças psíquicas permanentes no paciente.
 Há menos concordância, contudo, sobre como reconhecê-la, como diferenciar suas formas e como interpretá-la.
O presente texto apresenta uma estrutura para se entender e utilizar a transferência, e como manejá-la.
Está subentendido que a psicanálise faz uso sistematizado da análise da transferência.
 A transferência é um fenômeno universal e é a parte mais difícil de um tratamento psicanalítico.
Em sentido amplo, afeta todas as relações. Em sentido mais restrito, aparece no consultório, na medida em que a relação entre analista e paciente é influenciada inconscientemente por experiências passadas.
Ou seja, tanto paciente quanto analista evidenciam manifestações transferenciais. As manifestações do analista são chamadas de contratransferência. 
O setting facilita tanto a manifestação quanto à observação da transferência.
A observação é um tema complexo, muitas vezes o analista pode não perceber quando ela surge pela primeira vez. Quando percebe, ela já estava ativa há algum tempo.
Às vezes, uma visão mais clara é alcançada retrospectivamente.
Aos fenômenos transferenciais vividos na análise, Freud dava nome de Neurose de transferência. Que nada mais é do que a reedição dos conflitos neuróticos na relação com analista.
De acordo com os autores, numa visão contemporânea, a neurose de transferência refere-se a uma de varias manifestações da transferência.
Os autores propõem chamar de neurose de transferência quando o relacionamento do paciente com o analista atinge um certo grau de evolução e elaboração da interação entre transferência e contratransferência. Nesse ponto a quantidade de temas na análise diminui e o foco do trabalho se centra na relação do paciente com o analista. Os problemas são menos relatados e mais vivenciados na transferência. O relacionamento entre analista e paciente fica “doente”, e os conflitos externos do paciente diminuem.
A interpretação se foca na relação, buscando-se um novo desfecho.
Nem sempre uma neurose de transferência ocorre.
A instalação da neurose de transferência não deve ser medida de sucesso do tratamento, e também não é o seu surgimento que define o tratamento como sendo uma psicanálise.
Entender características de forma e conteúdo da transferência pode ajudar o analista.
O autor propõe descrever cinco tipos de transferência. Elas nunca aparecem de forma pura, mas geralmente uma predomina em relação à outra.
São elas: 1) formas habituais de relacionamento, 2) transferência predominantemente de relacionamentos presentes, 3) transferência predominantemente de experiências passadas, 4)neurose de transferência e 5) representação de fantasias inconscientes.
Formas habituais de relacionamento.
São formas particulares de estabelecer vínculos. Tornam-se aparentes no inicio do tratamento.
Fazem parte do caráter da pessoa, e são consideradas transferência apenas no sentido mais amplo e não como modificações especificas que aparecem no relacionamento do paciente com o analista.
Por exemplo: o paciente pode iniciar o tratamento com respeito e sendo submisso ao analista, e idealizando-o. Essa pode ser a forma habitual de relacionamento com uma figura de autoridade.
Por exemplo: paciente que inicia o tratamento criticando todos analistas que teve até então e que se sente aliviado agora que encontrou alguém tão gabaritado para tratá-lo. Paciente tem dificuldades em manter um vínculo amoroso, acaba sempre se frustrando e sentindo que a parceira não o valorizou o suficiente. É claro que em breve sentirá que a análise não o atende o suficiente.
 Nesse ponto o analista está sendo usado em um ciclo vicioso do relacionamento do paciente com suas namoradas e amigos. Ou seja não eram transferências positivas ou negativas que estavam se manifestando. Na verdade, este funcionamento seria como resistência ao estabelecimento de um vinculo analítico mais real e inclusive de uma transferência que pudesse ser analisada. O tratamento só pode progredir se estes padrões repetidos forem interpretados e a resistência também. 
Outro exemplo é do paciente que conta tudo timtim por timtim. O medo de não ser escutado ou entendido, faz com que ele não consiga deixar nenhum detalhe de fora.
Outro exemplo é do paciente que não deixa o analista falar.
Transferência predominantemente de relacionamentos presentes
O paciente pode estar profundamente envolvido em um conflito presente e isso pode respingar no analista, por meio de um deslocamento inconsciente.
Nesse caso o analista é usado não porque se tornou a pessoa mais importante para o paciente, mas pelo contrario, por não ser a mais importe.
Exemplo da mulher que tem uma briga feia com o marido e em vez de contar sobre a briga ao analista, começa a dizer a ele que sente-se ressentida pela forma como o analista está tratando-a, que ele está sendo indiferente, exigindo muito dela, etc.
Se o terapeuta não se sente muito ofendido e em vez de entrar na briga começa a checar junto com a paciente a diferença entre suas acusações e os fatos; ele abre espaço para que ela acabe devolvendo estas projeções ao devido lugar (o marido) e conte ao analista sobre a briga.
Depois de ela contar, o analista terá uma compreensão da situação.
Esse tipo de transferência, sobre relacionamentos presentes, frequentemente ativa conflitos antigos. Neste caso podem aparecer evidências também de experiências passadas e a transferência de relacionamentos presentes pode dar lugar a transferência de experiências passadas revividas.
Transferência predominante de experiências passadas revividas
São experiências passadas revividas no decorrer do tratamento e que agora dizem respeito à pessoa do terapeuta.
Há uma nova vivencia de experiências passadas associadas a um novo arranjo.
Neste novo arranjo o terapeuta desempenha um papel especial para o paciente.
O paciente não percebe que há elementos primitivos determinando seus sentimentos.
Na verdade este é o papel das interpretações, ou seja, revelar as distorções.
Exemplo de paciente de 35 anos que tinha casos amorosos extraconjugais quando o marido viajava, o que acontecia com frequência.
Em certo momento após um ano e meio de analise, a paciente conta ao analista que presenciou uma cena de abuso entre o marido e a filha de 3 anos. Imediatamente após narrar este fato o analista encerra a consulta, que havia chegado ao fim.
A paciente, que também tinha sido abusada e tinha de certa forma sido abandonada pela mãe, em vez de se lembrar destes fatos, sente-se abandonada pelo terapeuta, pelo mesmo ter encerrado a consulta em um momento tão importante.
Desesperada para sentir-se melhor, pensou em ter outro caso extraconjugal, o que já não acontecia há um ano.
Demorou um pouco para analista e paciente perceberem que ela sentiu que o terapeuta havia abandonado ela com “suas historias de abuso” como a mãe havia a abandonado na mão de pensionistas que dela haviam abusado.
A memória reprimida dos abusos e do abandono foi revivida na transferência.
Conforme foi possível rastrear os acontecimentos e interpretar a transferência, foi também possível entender as traições quando o marido estava ausente.
Exemplo de atraso do analista ligado a atrasos e esquecimentos da mãe no passado.
Neurose de Transferência 
Na neurose de transferência há a fusão de vários elementos transferenciais, como por exemplo, a união de conflitos presentes e de experiências passadas revividas; formando uma espécie de “estrutura transferencial” robusta.
Ou seja, há uma fusão de manifestações de transferência episódicas em uma estrutura completa de manifestações relacionadas, entrelaçadas e sobrepostas.
A duração varia de algumas sessões ou até por meses.
Muitas vezes muito esforço é necessário para superá-la e interpretá-la.
Os conflitos externosda paciente diminuem, e seu único problema serio é com o terapeuta. Parece até que a interrupção da analise curaria o paciente.
Representação de Fantasias Inconscientes
Esse tipo de transferência é resultado das observações de Melanie Klein e seus seguidores.
As crianças representavam, no brincar, sua vida de fantasia.
Nesses casos sua visão do mundo, seus medos, ansiedades, é que são projetados.
O paciente, por meio de projeção, pode tentar comunicar ao analista como se sente. Pode tentar colocar o analista numa determinada posição, como forma de comunicar como se sente.
Não são: formas habituais de relacionamento; relacionamentos presentes; experiências passadas; neurose de transferência.
Exemplo do paciente que projeta no analista seu medo, fazendo o analista sentir medo; ou seu desamparo, fazendo o analista sentir sono. 
É a representação de experiências de fantasias presentes.
Comentários sobre técnica
Há algumas diferenças importantes entre a psicanálise mais clássica e a psicoterapia de orientação psicanalítica. Entre elas esta o numero de sessões semanais. A maior frequência de consultas tende a facilitar o surgimento e a análise da transferência.
O trabalho mais psicoterápico limita um pouco a analise de transferência.
Mas isso não impede que seja realizado.
Existe um mito de que a transferência deve ser totalmente resolvida a fim de que o tratamento seja efetivo. Isso, naturalmente, não é verdade.
Uma transferência positiva pode estar encobrindo uma negativa, e vice-versa. Serve assim como defesa para sentimentos negativos.
É muito comum que existem fortes defesas contra a manifestação da transferência e sua conscientização. Nesses casos o paciente pode estar com medo que o analista não sobreviva aos seus sentimentos negativos.
Uma preocupação excessiva com a transferência pode levar a uma distorção do trabalho analítico.
O terapeuta não deve exagerar nem fugir a transferência. Esses são os dois maiores perigos.
Progressivamente o analista se sentirá mais seguro no uso desta ferramenta.
Trabalhar com a transferência é uma questão complexa, mas é o principal recurso disponível ao analista.
Os fatores de resistência do paciente e de contratransferência do terapeuta podem impedir o desenvolvimento, o aparecimento e o reconhecimento de manifestações da transferência.

Outros materiais