Buscar

Simulados Psicopatologia, TSP IV, Psicologia Social II (1e2)

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0163 - PSICOLOGIA SOCIAL II  
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		De acordo com a concepção adotada por Abric (1994), qual a resposta determina a compreensão do núcleo central da representação social.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Consensual e define a homogeneidade do grupo;
	
	
	Pouco sensível ao contexto imediato;
	
	
	Todas as afirmações acima estão correta.
	
	
	Estável, coerente, rígida e resistente às mudanças;
	
	
	Ligado à memória coletiva e à história do grupo;
	
	
		2.
		O/A criador/criadora da Teoria das Representações sociais foi:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Lev Vygotsky
	
	
	Serge Moscovici
	
	
	Willem Doise
	
	
	Denise Jodelet
	
	
	Claude Abric
	
	
		3.
		A Psicologia Social Norteamericana passou por uma crise na década de 1970 nos países da América Latina. Esta crise deveu-se a:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	o fato de que não era pragmática e não se preocupava em resolver problemas cotidianos.
	
	
	o fato de que não era científica nem pragmática.
	
	
	sua base epistemológica positivista, seu modelo filosófico e sua postura não intervencionista.
	
	
	sua base epistemológica dialética, seu modelo filosófico e sua postura não intervencionista.
	
	
	sua base epistemológica positivista, seu modelo de cientificidade e sua postura excessivamente pragmática.
	
	
		4.
		O homem, colocado na visão liberal, é pensado de forma descontextualizada, cabendo a ele a responsabilidade por seu crescimento e por sua estrutura psicológica. Um homem que `puxa pelos seus cabelos e sai do pântano por um esforço próprio¿. Um homem que é dotado de capacidades e possibilidades que lhe são inerentes, naturais. Um homem dotado de uma natureza humana que lhe garante, se desenvolvida adequadamente, ricas e variadas possibilidades. A sociedade é apenas o lócus de desenvolvimento do homem. É vista como algo que contribui ou impede o desenvolvimento dos aspectos naturais do homem.¿ (BOCK, 1999). Esta concepção de homem, segundo Bock, é característica da seguinte abordagem em psicologia social:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Psicologia social sociológica
	
	
	Psicologia social - vertente sócio histórica
	
	
	Psicologia social latino-americana
	
	
	Psicologia social crítica
	
	
	Psicologia social ¿psicológica"
	
	
		5.
		De acordo com a concepção adotada por Abric (1994), entendemos o núcleo períferico da representação social na seguinte sequência.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Permite a integração das experiências e histórias coletivas, suporta a homogeneidade do grupo e é permeável e suporta as contradições
	
	
	Permeável e suporta as contradições;
	
	
	Permite a integração das experiências e histórias individuais, suporta a heterogeneidade do grupo e é permeável e suporta as contradições;
	
	
	Suporta a heterogeneidade do grupo;
	
	
	Permite a integração das experiências e histórias individuais;
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	Disciplina: SDE0163 - PSICOLOGIA SOCIAL II  
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		Considere as afirmativas abaixo:
I - O modo de produção capitalista que se consolida no mundo moderno opõe-se à lógica de liberdade e igualdade, tornando-se impeditivo para a transformação da subjetividade própria da Idade Média.
II - A concepção de indivíduo, tal como se apresenta no mundo moderno a partir do século XVIII, é possível a partir de novas formas de pensar uma sociedade fundamentada nos ideários da Revolução Francesa.
III - A ideia de amor romântico, oposta a de relacionamentos determinados por contratos políticos e econômicos, contribui para o aprofundamento da produção de subjetividades individualizadas.
IV - Ao mesmo tempo em que as profundas mudanças históricas e sociais, próprias da transição da Idade Média para a Idade Moderna, ampliam a conquista de direitos sociais, autonomia e liberdade, subordinam a individuação a novas formas disciplinares.
Marque a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	apenas as afirmativas I, III e IV são corretas
	
	
	apenas as afirmativas I e IV são corretas
	
	
	todas as afirmativas são corretas
	
	
	apenas a afirmativa II, III e IV são corretas
	
	
	apenas a afirmativa II e III são corretas
	
	
		2.
		(ENADE 2006) Segundo o psicólogo social e sociólogo Serge Moscovici, a representação social é uma produção coletiva que tem como uma de suas dimensões a atitude ou orientação geral de grupos em relação ao objeto da representação. O historiador inglês Eric Hobsbawn, por sua vez, afirma: ¿o racismo, além de ser conveniente enquanto legitimação da dominação do branco sobre os indivíduos de cor e de ricos sobre pobres, é um mecanismo através do qual uma sociedade fundamentalmente desigual, mas baseada numa ideologia fundamentalmente igualitária, racionaliza as suas desigualdades. Para isso a ciência, trunfo do liberalismo, veio para provar que os homens não são iguais". Nesse contexto, o preconceito racial e a violência que o acompanha
		Quest.: 2
	
	
	
	
	são manifestações de uma natural divisão social do trabalho em sociedades complexas, que requer a classificação das pessoas segundo suas aptidões naturais.
	
	
	não pertencem ao âmbito das relações de poder, pois são desencadeados pelos próprios negros, que se encontram em estágios pouco evoluídos de civilização e cultura.
	
	
	são predominantemente manifestação da lógica que rege relações sociais em sociedades profundamente desiguais e hierarquizadas.
	
	
	não pertencem ao âmbito das representações sociais, pois decorrem de uma reação natural da espécie humana de medo diante do que é diferente.
	
	
	são inevitáveis, pois a espécie humana é biologicamente agressiva e sempre haverá grupos violentos em relação a algum objeto de representação coletiva.
	
	
		3.
		Sobre as Representações Sociais afirma-se (I) São um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana. (II) Expressam a identidade de um grupo social. (III) Surgem da interligação de cognição, afeto e ação. Está CORRETO o que se afirma em:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas I
	
	
	I, II e III
	
	
		4.
		A ideologia apresenta algumas dimensões. A dimensão positiva da ideologia consiste em:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Um conjunto de ideias distorcidas
	
	
	Um conjunto de ideias concretas
	
	
	Uma cosmovisão
	
	
	Uma visão restrita de ideias
	
	
	Um conjunto de ideias desiguais
	
	
		5.
		Com respeito ao conceito de ideologia: I - É amplo, complexo e sujeito a equívocos. II - Os inúmeros enfoques teóricos oferecem diferentes significados e funções. III - Em uma perspectiva positiva, pode ser compreendido como um conjunto de valores, ideais, filosofias de uma pessoa ou grupo. Pode-se afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Apenas a assertiva III é correta
	
	
	Apenas a assertiva I é correta
	
	
	Apenas a assertiva II é correta
	
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Há duas assertivas corretas
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	Disciplina: SDE0167 - PSICOPATOLOGIA I 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		Assinale a afirmativa coerente com o conceito psicopatológico de alucinação:
		Quest.: 1b) É uma alteração característica do pensamento esquizofrênico.
	
	
	e) É vivida pelo paciente como uma percepção clara e definida de um objeto, mas sem a presença do objeto estimulante real.
	
	
	d) É uma alteração da percepção exclusiva dos Transtornos Associados ao Uso de Substâncias.
	
	
	a) Refere-se ao aumento de uma capacidade perceptiva.
	
	
	c) É a percepção deformada de um objeto real e presente.
	
	
		2.
		Prejuízos de memória (desde um simples esquecimento leve até um prejuízo severo a ponto de não se recordar da própria identidade), problemas de comportamento (por exemplo, agitação, insônia, choro fácil, comportamentos inadequados, perda da inibição social normal, alterações de personalidade) e, perda das habilidades adquiridas durante a vida, tais como, organizar os compromissos, dirigir, vestir a roupa, cuidar da vida financeira, cozinhar, etc., são características de que tipo de doença mental?
		Quest.: 2
	
	
	
	
	oligofrenias.
	
	
	neuroses;
	
	
	transtornos de personalidade;
	
	
	psicoses;
	
	
	demências;
	
	
		3.
		A observação psicopatológica registra uma série de estados alterados da consciência nos quais se tem alteração parcial ou focal do campo da consciência; uma certa parte do campo da consciência permanece normal enquanto outra encontra-se alterada; dentre estes estados encontram-se os estados de transe que se caracterizam por:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Um direcionamento da consciência com a escolha de um pequeno número de estímulos ambientais que serão processados pelo sujeito.
	
	
	Um estado de consciência reduzida e estreitada e de atenção concentrada, que pode ser induzido por uma outra pessoa.
	
	
	Um estado dissociativo que se assemelha a um sonho acordado, mas dele difere pela presença de atividade motora automática e estereotipada, acompanhada de suspensão parcial dos movimentos voluntários.
	
	
	Um estreitamento transitório do campo da consciência, um afunilamento, com a conservação de uma atividade psicomotora global mais ou menos coordenada, permitindo a ocorrência dos automatismos.
	
	
	Uma fragmentação ou divisão do campo da consciência, ocorrendo perda da unidade psíquica comum do ser humano.
	
	
		4.
		A restrição imposta pela nossa legislação para a condução de veículos sob efeito do álcool pode ser justificada em termos psicopatológicos. O estado de embriagues afeta a atenção do motorista, produzindo uma alteração conhecida como:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	anestesia
	
	
	hiperprosexia
	
	
	alucinação
	
	
	apatia
	
	
	hipoprosexia
	
	
		5.
		A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como obnublação.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
	
	
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
	
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
	
	Aluno: CINTIA TAMYRIS HULLER
	Matrícula: 201407371134
	Disciplina: SDE0167 - PSICOPATOLOGIA I 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento deficitário (ou oligofrênico) que tem como principais características:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
	
	
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	
		2.
		¿Tenho nos ouvidos três homens que falam continuamente entre si e passam de um a outro ouvido. Procuro interferir em suas conversações porque o assunto muito me aborrece. Ouço discussões de minha família, minha mãe briga com meus irmãos, escuto falar pelo telefone sem fio. São vozes longínquas, como se saíssem da parede.¿ Esta passagem é um exemplo de:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	alucinação;
	
	
	ilusão;
	
	
	delírio;
	
	
	ideia deliroide;
	
	
	divagação;
	
	
		3.
		Ambrósio, 60 anos, pedreiro de ofício, referia tremores generalizados com início há cinco horas. Quadro iniciou com tremor na mão direita, generalizando após algum tempo. Negava episódios semelhantes prévios. Mal-estar e fraqueza associados. Há três dias sem ingerir bebida alcoólica, manifestando desejo de parar de beber. Durante a internação paciente evoluiu com amência, alucinações visuais e piora dos tremores. Com seis dias de internação paciente apresentou piora do quadro, com obnubilação simples, hipotensão, piora do padrão respiratório e febre. Feito o diagnóstico de pneumonia. O quadro psicopatológico de Ambrósio nos sugere um diagnóstico de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	sitiofobia.
	
	
	transitivismo;
	
	
	paratimia;
	
	
	negativismo;
	
	
	delirium tremens;
	
	
		4.
		O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento obsessivo que temcomo principais características:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
	
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
	
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	
		5.
		Algumas mulheres se comportam de modo estranho nos momentos que sucedem um trabalho de parto muito longo. Entram em estado de desorientação, agitação, medo, podendo até rejeitar seus bebês por algum tempo. Tudo isso passa após algumas horas de sono. Esse estado é fruto da fadiga, que produz uma alteração da consciência conhecida como:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Desorientação Pessoal
	
	
	Hiperestesia
	
	
	Ilusão Perceptiva
	
	
	Confusão Mental
	
	
	Depressão Pós-Parto
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
	Disciplina: SDE0187 - TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS IV 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		1. O Cognitivismo enquanto movimento doutrinário na Psicologia é marcado pelas seguintes características: A. A centralidade do conceito de regra para explicar o processamento cognitivo e o comportamento. B. O comprometimento com uma visão construtivista dos processos cognitivos. C. A recuperação do conceito de consciência na Psicologia. D. A concepção do comportamento humano como orientado a metas. E. A imagem de um sujeito reativo, como o da tradição positivista. ESTÃO CORRETAS:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	d) Todas estão corretas
	
	
	c) A, B, C e D
	
	
	a) B, E, A e C
	
	
	b) A, C, D e E
	
	
		2.
		A Psicologia Cognitiva trata como os indivíduos percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece. A psicologia cognitiva tem como objeto de estudo.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Memória, Percepção e linguagem.
	
	
	Linguagem, memória e pensamento.
	
	
	Percepção, pensamento e memória
	
	
	Percepção, linguagem, e memória.
	
	
		3.
		Uma das contribuições mais conhecidas de Ebbinghaus é a,______________ onde ele demonstrou que a maior parte do esquecimento se produz nos primeiros momentos logo após a aprendizagem.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	curva de esquecimento
	
	
	curva de assimilação
	
	
	curva de acomodação
	
	
	curva de memorização
	
	
	curva do desenvolvimento
	
	
		4.
		2. Sobre o surgimento do movimento Cognitivista e da Psicologia Cognitiva: A. A recusa sistemática da Psicologia acadêmica de antes dos anos 60 em aplicar o método científico à investigação dos legítimos fenômenos psicológicos, acabou por propiciar as condições para o surgimento da Psicologia Cognitiva. B. Foi decorrente da Ciência do Comportamento Humano, o Behaviorismo. C. A revolução científica ocorrida ¿fora dos muros¿ da Psicologia na década de 70 impulsionou o movimento Cognitivista como doutrina e como ciência na Psicologia. D. A adoção de um método ¿pós-moderno de ciência¿, o método hipotético-dedutivo, tornou possível a investigação científica da mente. Estão corretas as afirmativas:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	d) A e B
	
	
	e) A e D
	
	
	b) B, C e D
	
	
	c) A, C e D
	
	
	a) A, B e C
	
	
		5.
		Como foi exposto em sala de aula, apesar de existirem divergências entre o behaviorismo e o cognitivismo, o primeiro contribuiu muito para o florescimento e desenvolvimento do segundo, neste sentido é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	As perspectivas de aprendizagem desenvolvidas no modelo do Behaviorismo foram descartados pelos cognitivistas.
	
	
	A ideia de mente como conceito útil para o estudo do comportamento foi incorporada ao modelo cognitivo da mesma forma que estava presente no Behaviorismo.
	
	
	A perspectiva pragmática do behaviorismo radical foi totalmente incorporada na teoria Cognitiva.
	
	
	Modelos teóricos sobre aprendizagem e reforço bem como os paradigmas de pesquisa criados pelos behavioristas foram amplamente utilizados nas pesquisas cognitivistas.
	
	
	Nenhuma das alternativas apresentadas está correta.
	isciplina: SDE0187 - TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS IV 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		De acordo com os processos cognitivos identifique as afirmações que definem bem cada um dos processos cognitivos abaixo relacionados.
 
I - O juízo para Psicologia Cognitiva está relacionado ao estabelecimento de relação entre os conceitos.
 II - Percepção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, pois não seria possível e necessário responder a todos.
III - Raciocínio é uma operação lógica, discursiva e mental.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	somente a III está correta.
	
	
	I, II e III estão corretas.
	
	
	I e III estão corretas.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
		2.
		A teoria proposta por Broadbent(1958), onde a ideia básica era que as informações sensoriais passam pelo sistema até que um gargalo seja alcançado e nesse ponto a pessoa escolhe a mensagem auditiva que será processada com base em alguma característica física, é chamada:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Teoria da Seleção Tardia
	
	
	Teoria do Gargalo
	
	
	Teoria do Filtro
	
	
	Teoria da Escuta Dicótica
	
	
	Teoria da Atenuação
	
	
		3.
		A teoria proposta por Treisman(1964), admitia que certas mensagens auditivas seriam enfraquecidas, mas não filtradas inteiramente com base em suas propriedades físicas, é chamada:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Teoria do Filtro
	
	
	Teoria da Seleção Tardia
	
	
	Teoria da Escuta Dicótica
	
	
	Teoria do Gargalo
	
	
	Teoria da Atenuação
	
	
		4.
		Ricardo está estudando para uma prova de concurso público e optou por diminuir a atenção sobre os muitos estímulos que recebe do mundo externo, escolhendo manter o foco nos estudos e não dispersar a mente com muitas informações diferentes, dessa forma Ricardo:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Está diminuindo o foco nos estímulos externos, sendo mais provável que sua memória fique prejudicada.
	
	
	Está aumentando o foco de atenção nos estudos, sendo mais provável que esqueça com mais facilidade às informações que prestou mais atenção.
	
	
	Está aumentando o foco nos estímulos externos, sendo mais provável que sua atenção melhore.
	
	
	Está buscando diminuir a atenção nos estudos, sendo mais provável que ele tenha dificuldades de passar no concurso público.
	
	
	Está buscando ampliar a atenção e os processos de memória para os estudos, sendo mais provável que se lembre das informações às quais presta mais atenção.
	
	
		5.
		Um tipo de teoria que trata a atenção visual como se esta fosse um refletor que movimentamos para focalizar diversas partes do nosso campo visual, é chamada Metáfora do Refletor. Estão de acordo com a teoria os seguintes itens abaixo, EXCETO:Quest.: 5
	
	
	
	
	o estreitamento do facho proporciona maior processamento daquela parte.
	
	
	para processar o material de outra parte do campo é necessário movimentar o refletor, e isso toma tempo.
	
	
	quanto maior o ângulo visual abrangido, maior é a qualidade do processamento.
	
	
	quanto maior o ângulo visual abrangido, menor é a qualidade do processamento.
	
	
	pesquisas indicam que o refletor pode abranger diversos graus do ângulo visual.
	
	
	
	CONFERIR E
ENCAMINHAR
Assine o Premium Mensal
De R$29,90 por R$19,90
Seu código: WSDER23

Continue navegando