Buscar

Semana 14 Prática Simulada IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA D A CAPITAL DO ESTADO Y
 
 
PROCESSO DE ORIGEM – Ação de Alimentos - 1ª Vara de Família da Comarca da Capital Y
 
RAFAELA, menor impúbere, representada por sua genitora Melina, ambas já qualificadas nos autos da Ação em epígrafe, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio do advogado abaixo assinado, com fundamento no Artigo 1.015, I do Código de Processo Civil, interpor o presente,
 
AGRAVO DE INSTRUMENTO
em face da decisão interlocutória proferida pelo juízo a quo, nos autos nos quais é réu e ora agravado EMERSON, também já qualificado nos autos, conforme as razões de fato e de direito que se seguem. 
Inconformada com a decisão interlocutória negativa, a agravante interpõe o presente recurso, facultando - se ao juízo a quo o exercício da retratação, tão logo seja comunicado da interposição deste recurso, nos termos do artigo 1.018 do Código de Processo Civil. A fim de cumprir o disposto no artigo 1.016, IV, do Código de Processo Civil, de vem ser intimados por parte da Agravante, seu advogado, cujo endereço é o mesmo indicado na inicial, e ainda por parte do Agravado, seu advogado, cujo endereço é também indicado na exordial. 
Também, nos termos do artigo 1.017, Código de Processo Civil, lista as peças integrantes do translado, no qual consta a integralidade dos autos originários, podendo-se verificar as peças essenciais, como:
procuração aos advogados das partes, decisão impugnada, certidão de publicação da decisão agravada e de mais documentos essenciais para a compreensão da causa. 
Agravante: RAFAELA
Agravado: EMERSON
Egrégio Tribunal, 
Colenda Câmara,
I - DA SÍNTESE
 
Trata-se de Ação de Alimentos interposto por Rafaela, ora Recorrente, em face de Emerson, ora Recorrido e, apesar do nome não constar na Certidão de Nascimento da Recorrente, seu pai Emerson realizou o exame de DNA em 2014, voluntariamente e extrajudicialmente a pedido de sua ex esposa, na qual foi apontada a existência de paternidade em relação a Rafaela. 
Há que se verificar que pelo fato do agravado à época não estar trabalhando de carteira assinada, fazia “bicos” de forma autônoma, razão pela qual foi fixada a pensão alimentícia em 30% do salário mínimo, qual seja.
 
Por fim, o juiz de primeiro grau da 1ª Vara de Família da Comarca da Capital do Estado Y INDEFERIU o pedido de tutela antecipada in audita altera, parte rejeitando o pedido de fixação dos alimentos provisórios com base nos seguintes fundamentos:
III - DAS RAZÕES 
Apesar do pedido indeferido na ação em epígrafe, na qual foi explanada a inexistência de verossimilhança da paternidade e de que o nome do Recorrido não constava na Certidão de Nascimento da Recorrente, e que o fato de ter sido realizado o exame de DNA voluntariamente pelo Sr. Emerson, é prova inequívoca da paternidade, não havendo violação do devido processo legal. 
E, no que diz respeito à pensão alimentícia também indeferida pelo juízo de primeiro grau, tendo em vista a falta de emprego formal.
Cabe ressaltar que qualquer tipo de renda, independente de valores não desobriga a responsabilidade de os alimentantes suprir aos seus descendentes menores, e que deverão contribuir independentemente de estarem desempregados ou exercerem emprego informal, conforme o § 1º do Artigo 1.694 Código Civil em relação do binômio necessidade do alimentado, diz que: 
“Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.
§ 1o Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada”
II – DO CABIMENTO DO PRESENTE AGRAVO DE INSTRUMENTO 
 Nos termos do artigo 1.015, I, do Código de Processo Civil, será cabível agravo de instrumento, dentre outras hipóteses expressamente previstas, a de rejeição do pedido de fixação de alimentos provisórios, e de versar sobre tutela provisória antecipada. Assim, cabível o presente recurso. 
V – DO PEDIDO
Diante todo o exposto requer:
 
Que seja o recurso conhecido e provido, sendo concedida tutela antecipada recursal em caráter liminar, por decisão monocrática do relator, oficiando-se à instância originária, tal qual, reformando-se a decisão de primeira instância proferida pelo juízo “a quo” da decisão interlocutória impugnada, com a imediata fixação dos alimentos provisórios a favor da agravante, no percentual de 30% do salário mínimo, já que presentes os requisitos legais da medida;
A parte agravada intimada para querendo, apresentar de contrarrazões ao presente agravo; 
Intimado o representante do Ministério Público, para atuar enquanto fiscal da ordem jurídica;
Ratificada a tutela antecipada recursal pelo colegiado, no tocante aos alimentos provisórios. 
 
Nestes Termos,
Pede deferimento. 
 
 
Local e data
CRISTIANO LOPES
OAB/RJ 111.111

Outros materiais