Buscar

Aula 7 Aspectos Semiológicos do Discurso Discurso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aspecto Semiológico do Discuso
AULA 7: Discurso, Ideologia e FDs
1
Discurso
2
Discurso
Segundo Orlandi (1988a, p. 10), “o texto não é soma de palavras, não é soma de frases, não é soma de interlocutores, e tampouco esgota-se em seu espaço fechado. Tem relação com a exterioridade, com as condições em que se produz, com outros textos”.
3
Discurso
Da relação entre texto e exterioridade emerge a noção de discurso.
O discurso é uma prática social que se constitui por interlocutores, situação, contexto histórico-social, cultura e ideologia.
4
Discurso
Esses fatores não são meros complementos do discurso, pois são os elementos que o constituem.
O texto, por sua vez, é a manifestação linguística do discurso e, nesse sentido, funciona como objeto empírico de análise do discurso.
5
Discurso
A AD não é um acréscimo de uma pitada histórica, cultural, ideológica, psicológica, psicanalítica ao que diz a linguística. 
A AD é uma teoria da leitura, para além do conteúdo.
6
Discurso e Formações Discursivas
Para a AD , o sentido decorre das enunciações, atos que se dão no interior de FDs, que determinam o sentido do que se diz.
O sentido é da ordem das formações discursivas (FD), que, por sua vez, materializam formações ideológicas, que por sua vez, são da ordem da história.
7
Falar-se-á de formação ideológica para caracterizar um elemento (determinado aspecto da luta nos aparelhos) susceptível de intervir como uma forca confrontada com outras forças na conjuntura ideológica característica de uma formação social em um momento dado; cada formação ideológica constitui assim um conjunto complexo de atitudes e de representações que não são nem "individuais" nem "universais" mas se relacionam mais ou menos diretamente a posições de classe em conflito umas em relação as outras.
Discurso e Formações Discursivas
8
Em outros termos a formação ideológica tem necessariamente como um de seus componentes uma ou várias formações discursivas interligadas. Isso significa que os discursos são governados por formações ideológicas
Discurso e Formações Discursivas
9
São as formações discursivas que, em uma formação ideológica específica e levando em conta uma relação de classe, determinam "o que pode e deve ser dito" a partir de uma posição dada em uma conjuntura dada.
Discurso e Formações Discursivas
10
Discurso
11
Discurso
12
Domínio Discursivo
Discurso Religioso;
Jurídico;
Jornalístico;
Acadêmico;
Comercial;
Econômico;
Social etc.
13
VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS?
 
Mecanismos de coesão textual;
Referências (anafóricas e catafóricas) e as reiterações;
Substituições lexicais: relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia, repetição da mesma unidade lexical ou 
da mesma palavra;
Conectores: conjunções, preposições 
e advérbios;
Coesão e emprego dos 
pronomes relativos.
14

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando