Buscar

educação ambiental 2 bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-) A ideia desse projeto de transposição vem desde 1858, quando mencionavam levar agua do são Francisco para rio Jaguaribe, no Ceará. Com o passar dos anos sempre que surgia a ideia novamente sobre o projeto causava uma polemica, visto que os estados de Minas Gerais e Bahia se sentiam prejudicados e concentravam seus esforços para demonstrar os pontos negativos do projeto. A partir dos anos 80 esse projeto ganha folego. Como na época crescia a migração dos atingidos pela seca, corriam em busca de vida nova no centro-sul. A construção foi ser iniciada em meados de 2006, quando o governo federal assumiu as diretrizes, e o rio integração nacional começou a levar agua para mais terras.
2-) O projeto de transposição do Rio São Francisco não levou em consideração a responsabilidade social para com os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos que sempre moraram às margens do Rio e dali tiravam o seu sustento. O Governo deveria ter levado em consideração o artigo 231 e procurado, juntamente com engenheiros, outra forma de fazer a transposição sem que prejudicasse os moradores locais.
3-) Até hoje não se sabe o numero exato de acidentes que ocorreram no período de contrução, tal fato é a confirmação de que não houve uma fatalidade e sim gestão negligente. São necessárias maiores estruturas de segurança e garantia da eliminação de riscos. É importante salientar que não existe nada 100% seguro, porém é possível reduzir bastantes esses riscos, tanto para os trabalhadores que fazem parte da obra, quanto para todos que passam por locais relacionados a obra, além de que o custo para prevenir é bem menor que o custo para consertar, ainda mais quando há perdas de vidas.

Outros materiais