Buscar

2014 carteiraecontratodetrabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Art. 3º, CLT - EMPREGADO
Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Parágrafo único. Não haverá distinções relativas à espécie de emprego e à condição de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, técnico e manual.
*
Empregado (Art. 3º, CLT)
Requisitos:
1º) pessoa física
2º) continuidade
3º) subordinação
4º) salário
5º) pessoalidade
*
CARTEIRA DE TRABALHO
Para que serve a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)? 
*
A CTPS serve como meio de prova: a ) da relação de emprego; b) de cláusulas importantes ou não usuais contidas no contrato de trabalho, que não se presumem; c) de participação em fundo especial (como o PIS); e d) dados de interesse da Previdência Social. A CTPS serve como prova das relações empregatícias, seu tempo de duração, refletindo a vida profissional do trabalhador.
*
O trabalhador pode começar a trabalhar sem dispor de CTPS? 
*
Não. O empregado não poderá ser admitido se não dispuser de CTPS.
Exceções
*
Quanto tempo terá o empregador, para devolver ao empregado, a CTPS recebida para anotações? 
*
O empregador terá 48 horas de prazo para proceder às anotações, após sua apresentação, contra recibo.
*
Em que momentos são feitas as anotações na CTPS? 
*
As anotações devem ser feitas: a) na data-base da categoria; b) no momento da rescisão contratual; c) quando houver necessidade de comprovação perante a Previdência Social; e d) a qualquer tempo, sempre que solicitado pelo empregado. 
*
Que tipo de anotações são vedadas ao empregador? 
*
O empregador não poderá fazer anotações na CTPS, desabonadoras à conduta do empregado, o que traria ao empregado evidente prejuízo. 
*
CONTRATO DE EXPERIÊNCIA
Como a CLT disciplina o contrato de experiência? 
*
O contrato de experiência é considerado pela CLT, no art. 443, como uma das modalidades do contrato de trabalho a prazo.
*
Qual a duração máxima do contrato de experiência? 
*
Não poderá exceder de 90 dias.(Artigo 445)
*
O contrato de experiência poderá ser prorrogado? 
*
O contrato de trabalho por prazo determinado que for prorrogado mais de uma vez, passará a vigorar sem determinação de prazo.(Artigo 451 – CLT
*
TRABALHO TEMPORÁRIO
 Serviço prestado por pessoa física a uma determinada empresa, para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal, regular e permanente, ou motivado pelo acréscimo extraordinário de serviços.
O funcionamento da empresa de trabalho temporário está condicionado a prévio registro no órgão específico do Ministério do Trabalho.
*
Proibições
Prorrogação do Contrato
O contrato temporário poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, desde que atendidos os seguintes pressupostos
*
Diferença entre o trabalhador temporário do empregado contratado por prazo determinado. A diferença está no empregador – no primeiro caso, o trabalhador é contratado por uma empresa terceira, especializada no fornecimento de trabalhadores temporários para prestação de serviços, enquanto no segundo o trabalhador é empregado da própria empresa à qual presta serviços. 
*
Período total de trabalho temporário não pode exceder três meses, salvo com autorização conferida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, que pode prorrogá-lo por um total de até seis meses.
*
Direitos dos trabalhadores temporários : a) remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora; b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinárias não excedentes de duas, com acréscimo legal de 50% (cinqüenta por cento) ou adicional convencional; c) férias proporcionais; d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f) indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato, correspondente a 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido; g) seguro contra acidente do trabalho, h) proteção previdenciária, i)recolhimento previdenciário e j) recolhimento de FGTS. 
*
- Não há indenização da multa e 40% sobre o FGTS, no momento do desligamento do empregado pelo término do contrato.
- Não há direito à estabilidade no emprego. Isso porque, quando temporário, caso o empregado seja afastado por doença ou sofra algum acidente no curso de sua prestação de serviço, a estabilidade prevista no artigo 118 da lei 8213/91 não será aplicável ao caso, sendo que o mesmo ocorre no caso de empregado eleito membro da CIPA, ou empregada gestante.
*
- No caso de eventual afastamento, deverá ser emitida CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho para que o trabalhador possa apresentá-la junto ao INSS. Porém, no momento do vencimento do prazo extingue-se normalmente o contrato, não havendo que se falar em sua dilação até a alta médica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais