Buscar

PROJETO BASICO DE REDES MOVEIS HETROGENAS

Prévia do material em texto

8
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP-TUCURUÍ
Centro de Educação a Distância 
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBIL
LAIANE GAIA ALVES RA 8739130028
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA NA TOMADA DE DECISÕES NAS EMPRESAS
TUCURUÍ-PA 
OUTUBRO/2017
SUMÁRIO
1. TEMA	3
2. PROBLEMATICA	7
3. REFERENCIAL TEORICO	8
4. OBJETIVOS	8
4.1. Objetivo Geral	8
4.2. Objetivos Específicos	8
5. METODOLOGIA	8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 	10
TEMA 
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE FINANCEIRA NA TOMADA DE DECISÕES NA EMPRESA D.M. MOVEIS PLANEJADOS. 
 PROBLEMATICA
A análise das demonstrações contábeis preocupa-se com a qualidade das informações, a fim de chegar a algumas conclusões a respeito da situação da empresa, tais como: grau de liquidez satisfatório e compatível com a realidade do mercado e índices de lucratividade entre outros. Se não há informações que reflitam a realidade econômico-financeira da empresa, como se pode gerir um negócio. Diante do exposto definimos assim empresa Americo Moveis com todas as suas informações financeiras para fazer com que a análise dessas informações traga melhor solvência, e faça com que as tomadas de decisões sejam sensatas e baseadas nessa análise, levando em consideração através da decomposição de elementos e de levantamentos de dados que consistem em relações diversas que entre si possam ter tais elementos, com o objetivo de conhecer a realidade situação da empresa ou de levantar os efeitos de uma administração sob determinado ponto de vista. 
REFERENCIAL TEORICO
Segundo MARION (2002) a história da evolução da análise das demonstrações contábeis iniciou por volta de ± 4000 a.c., sendo tão antiga quanto a própria contabilidade, onde em sua forma primitiva, encontra-se os primeiros inventários de rebanhos (principal atividade econômica do pastoreiro) e a preocupação com sua variação de riqueza ( variação de rebanho). 
Baseando teoricamente em resultados concretos descritos de acordo com MATARAZZO (1998:23): Em 1915, determinava o Federal Reserve Board (Banco Central dos Estados Unidos) que só poderiam ser redescontados os títulos negociados por empresas que tivessem apresentado seu balanço ao banco, medida que consagrou definitivamente o uso de demonstrações financeiras com base para concessão de crédito. 
Como não havia uniformidade quanto à apresentação das demonstrações, o Banco Central dos Estados Unidos, em 1918, lança um livreto que incluía formulários padronizados para Balanço e Demonstrações de Lucros e Perdas, bem como um esboço de procedimentos de auditoria e princípios de preparação de demonstrações financeiras. 
Alexander Wall, considerado o pai da Análise de Balanços, apresentou, em 1919, um modelo de análise de balanços, através de índices, buscando demonstrar a importância de se considerar outras relações, que não somente de ativo circulante contra passivo circulante. 
No Brasil, até meados do século passado a análise de balanços era um instrumento pouco utilizado na prática, sendo criada em 1968, a SERASA (Serviços de Assessorias S/A), empresa que passou a operar como central de análise de balanços comerciais. 
Brasil e Brasil (1999) definiram a empresa como um organismo vivo, em um ambiente em constante mudança. Por isso, ao empresário interessa ter em mãos um instrumento que lhe permita avaliar os riscos que está correndo para tomar as medidas corretivas em tempo hábil, e respostas do que é preciso para que a empresa continue a saldar seus compromissos, mantendo-se em funcionamento (BRASIL; BRASIL, 1999). Essa resposta pressupõe um enfoque dinâmico da contabilidade, com ênfase nos aspectos financeiros de liquidez. É, portanto, necessário fazer algumas adaptações nas demonstrações financeiras para tornar a contabilidade funcional e dar-lhe um enfoque sistêmico (MARQUES, 2002). 
JUSTIFICATIVA
Este projeto integrador na sua totalidade tem a importância não descobrir um meio coerente de análise financeira de sucesso mais sim indicar seu como ferramenta importantíssima na tomada de decisões de uma empresa a qual definimos como D.M. MOVEIS PLANEJADOS de fabricação de moveis de madeiras, que passa por conturbações de capital de giro, solvência e até mesmo na questão de logística visando assim contabilidade procura captar, organizar e compilar dados de modo a permitir uma avaliação da situação econômico-financeira da entidade, num sentido estático, sendo hoje que, um dos maiores desafios da contabilidade moderna é o de poder mostrar o rumo que a empresa deve tomar para atingir seus objetivos. 
OBJETIVOS: 
5.1. GERAL: O objetivo geral consiste em como se podem encontrar informações de liquidez e solvência utilizando-se da análise financeira na empresa Americo Moveis. 
5.2. ESPECIFICO: 
Conceituar análise das demonstrações contábeis; 
Descrever a estrutura das demonstrações estudadas; 
Através de um estudo, passar a importância da análise das demonstrações contábeis. 
Aplicação da analise financeira na empresa D.M. MOVEIS PLANEJADOS 
Apontamento de melhorias nas tomadas de decisões. 
METODOLOGIA
A metodologia a ser usada nesse trabalho estará em concordância com o escopo de estudo, através dos meios mais adequados no intuito de ser atingido o objetivo, seguindo um conjunto de etapas planejadas previamente. Conforme CERVO (1983:9): a ciência é entendida como uma busca constante de explicações e soluções, de revisão e reavaliação de seus resultados e tem a consciência clara de sua falibilidade e de seus limites. Nesta busca sempre mais rigorosa, pretende aproximar-se cada vez mais da verdade através de métodos que proporcionam um controle, uma sistematização, uma revisão e uma segurança maior do que possuem outras formas de saber não cientificas. Por ser algo dinâmico, a ciência busca renovar-se e reavaliar-se continuamente. A ciência é um processo de construção. 
O estudo que segue estará embasado no conhecimento cientifico, que tem por objetivo principal, a explicação da realidade através da observação dos fatos e formulação de teorias fundamentadas através de pesquisa cientifica e sua aplicabilidade. E será apresentado em forma de monografia, que de acordo com SALOMON (1999:253), "se caracteriza pela especificação, ou seja, a redução da abordagem a um só assunto, a um só problema". 
O Projeto Integrador, além de relacionar a teoria com a prática, por meio da contextualização dos conteúdos ministrados nas atividades do curso (disciplinas), possibilita ao aluno, a partir tutoria dos docentes e do suporte pedagógico, aplicar o que está sendo trabalhado em sala de aula na elaboração e análise de um projeto. 
No que se diz respeito à execução, A empresa D.M. MOVEIS PLANEJADOS, analisada congrega quatro empresas de capital fechado que atuam no ramo de fabricação de moveis, fornecendo serviços desta natureza em todo território municipal a clientes do setor público e privado, com aproximadamente 10 funcionários. Os dados primários utilizados foram baseados em dados internos fornecidos pela Administração da empresa para a consecução da pesquisa. 3 
BIBLIOGRAFIA 
BRASIL, H. V.; BRASIL, H. G. Gestão financeira das empresas: um modelo dinâmico. 4. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. 
CERVO, A L.; BERVIAN, P. A metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron, Books, 1996. 
MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços. 5. ed. São Paulo: Atlas,1998. 
MARQUES, Rogério R. Uma investigação do relacionamento entre o Modelo Fleuriet e o Modelo Baseado no Valor Econômico Agregado, Brasília, 2002. 
SALOMON, Délcio Vieira. Como Fazer uma Monografia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Continue navegando