Buscar

Resumo EA 2º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educação ambiental no debate das idéias: elementos para uma EA crítica
A EA tem a proposta ética de longo alcance que pretende reposicionar o ser humano no mundo. Convocando-o a reconhecer à alteridade da natureza, a integridade e o direito a existência não utilitária do ambiente.
EA exige mudanças profundas no espaço pedagógico. Isso caracteriza as virtudes e o poder da renovação da EA, bem como as dificuldades à sua implementação nos contextos educativos concretos.
A preocupação ambiental presente na sociedade repercute no campo educativo.
A intensificação do diálogo com os movimentos sociais tem ampliado a interface entre a esfera educacional e os acontecimentos socioculturais. Isso também tem ocorrido com a educação para paz, a educação de gênero, educação para os direitos humanos, etc. O que essas educações tem em comum é o fato de tratarem as questões emergentes da vida social em uma perspectiva interdisciplinar, convocando diferentes saberes e áreas de conhecimento para compreendê-las.
Para Freire a consciência ingênua “revela certa simplicidade, tendendo a um simplismo, na interpretação dos problemas, isto é, encara um desafio de maneira simplista ou com simplicidade. Não se aprofunda na causalidade do próprio fato. Suas conclusões são apressadas, superficiais.”
A construção de uma EA crítica implica em algumas posições teórico-metodológicas:
- Visão de educação como um processo de humanização socialmente situado: formar o sujeito humano enquanto ser social e historicamente situado.
- Pessoas capazes de compreender as relações entre sociedade e natureza e intervir nos problemas e conflitos ambientais:
PROJETO POLITICO PEDAGOGICO de EA que contribuía para mudança de valores e atitudes, formando um SUJEITO ECOLOGICO capaz de identificar e problematizar as questões socioambientais e agir sobre elas.
EA formal – dentro das escolas.
EA informal – envolvem ações em comunidades, fora das escolas.
Tratado de Educação Ambiental – é um processo dinâmico em permanente construção. Deve propiciar a reflexão, o debate e sua própria modificação.
Objetivo: compromisso com a proteção da vida na Terra, transformar nossas comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e equitativas.
Educação, cidadania e justiça ambiental: a luta pelo direito a existência
Trama dos conflitos socioambientais: grupos sociais que lutam para legitimar a forma de uso dos bens ambientais.
- A busca de novos pactos entre a sociedade e ambiente
Justiça ambiental – responsabilidade de todos na preservação de bens ambientais e a garantia de seu caráter coletivo.
Injustiça ambiental – sociedades desiguais, do ponto de vista social e econômico, destinam a maior carga de danos ambientais do desenvolvimento as populações de baixa renda, aos grupos raciais discriminados, etc.
A formação de uma atitude ecológica é um dos objetivos da EA crítica.

Outros materiais