Buscar

1 Evolução do pensamento administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Evolução do pensamento administrativo
Tristana Cezaretto
ementa
Esta disciplina trata de conceituar o que é a Administração, de salientar sua importância para a sociedade humana e de mostrar sua evolução, desde suas origens até suas tendências. Foca, também, o administrador, as características que lhe são exigidas, bem como os papeis que deve desempenhar nesse contexto.
bibliografia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. -Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
FRANCISCO FILHO, Geraldo; SILVA, Fabio Gomes da. Teorias da administração geral. 1. ed. Campinas: Alínea, 2006 
VIRTUAL
CARAVANTES, Geraldo R., PANNO, Cláudia C. e KLOECKNER, Mônica C. Administração – teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 2013.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa.,Teorias da Administração: bibliografia universitária Pearson. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
COMPLEMENTAR
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
MOTTA, Fernando C. Prestes; VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral de a administração. São Paulo: Cengage Learning, 2006.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Teoria geral da administração – uma abordagem prática. São Paulo: Atlas, 2008.
Princípios da administração 
O pensamento administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos (Platão, 429 a.c – 347 a.c) – Aristóteles (384 a.c – 322 a.c) 
Platão marcantemente questionador propôs em sua obra A Republica um movimento de democracia administrativa, incluindo contas e arrecadação de impostos públicos. 
Já Aristóteles, discípulo de Platão, impulsionou o pensamento administrativo em várias áreas: filosofia, cosmologia, metafísica, enfim.
Outros influenciadores
Francis Bacon (1561-1626) – filósofo e estadista inglês, pioneiro do pensamento científico moderno da Lógica Moderna, baseado no método experimental e indutivo (do específico para o geral).
René Descartes (1596- 1650) – filósofo, matemático e físico francês. Criador do método cartesiano – 
1- Princípio da dúvida sistemática ou da evidência;
2- Princípio da análise da decomposição;
3-Princípio da síntese da composição ;
4-Princípio da enumeração e verificação. 
Influência na administração foram os princípios da moderna administração:
Divisão do Trabalho; controle e da ordem.
Thomas Hobes (1588 -1679) – filósofo e teórico político inglês – defendia um governo absoluto. Sua obra (Leviatã ou matéria). Para ele o homem vive em constante conflito e por isso a presença do governo gera a paz.
Jean-Jacques Rosseau (1627- 1778) – afirma que o homem é bom e afável por natureza e a vida em sociedade o deturpa. 
Karl Marx (1818- 1883) e Friedrich Engels (1820- 1895) – parceiros no pensamento comunista.Sua principal obra foi o Manifesto comunista, onde afirma que a história da humana é a de luta de classes, que os homens livres e escravos, patrícios e plebeus, nobres e servos, mestres e artesãos, exploradores e explorados sempre mantiveram uma luta, oculta e manifesta. 
TUDO O QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR 
TUDO QUE ERA SAGRADO É PROFANO
Nicolau Maquiavel (1469- 1527) – historiador e filósofo italiano. Sua principal obra foi O PRÍNCIPE, onde fala como o governante deve se comportar. 
“O PRÍNCIPE DEVE PREFERIR SER TEMIDO DO QUE AMADO”. 
O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
A sociedade é feita de pessoas e organizações que possuem ideias, sentimentos, pensamentos, aspirações e ações que viabilizam a existência da sociedade. 
A administração por reunir varias ciências, cria ferramentas e subsídios na modelagem da pessoas. 
Exemplo: MOEDA DE TROCA = SALÁRIO
O que significa administração 
É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir os seus objetivos. 
A administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. 
Para melhor aproveitar, a administração deve sempre pensar situações práticas em que haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços necessários para manter a movimentação das pessoas e da sociedade. 
Pergunta:
As teorias até aqui estudas fazem parte em quais momentos na área que você está estudando? 
bibliografia
Teoria Geral da administração – Taiz Vieira Alfaya. FTC - Ead

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais