Buscar

Aula 13 Testamenteiro direito e obrigações e inventário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Testamenteiro direito e obrigações e inventário 
*
*
Obrigações do testamenteiro 
Compete ao testamenteiro requerer o inventário e cumprir o testamento, desde que tenha a posse e administração dos bens, conforme o que determina o art. 1978 do Código Civil. 
O testamenteiro, ou qualquer interessado, poderá requerer, podendo também o juiz ordenar, de ofício que o detentor do testamento o leve a registro (art. 1979 do CC). 
No prazo marcado pelo testador, o testamenteiro é obrigado a cumprir as disposições testamentárias e dar contas do que recebeu e despendeu, continuando a sua responsabilidade, enquanto durar a execução do testamento, sendo ineficaz qualquer disposição de o eximir de prestar contas (art. 1980 do CC). 
*
*
Obrigações do testamenteiro 
Nos termos do art. 1983 do CC, o testamenteiro, quando o testador não lhe concedeu prazo maior, terá de cumprir o testamento e prestar contas no lapso de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da aceitação das testamentaria, podendo haver a prorrogação se houver motivo suficiente 
Não se transmite aos herdeiros do testamenteiros e nem é delegável o encargo de testamentaria, mas ele pode fazer-se representar em juízo ou fora dele, mediante procurador, desde que com poderes especiais (art. 1985 do CC). 
*
*
Obrigações do testamenteiro 
Havendo mais de um testamenteiro simultaneamente nomeado, que tenha aceitado o cargo, poderá cada qual exercê-lo em falta do outro, ficando entretanto, todos solidariamente obrigados a dar conta dos bens que lhes foram confiados, salvo se cada um tiver, pelo testamento, funções específicas e a elas se limitar (art.1896 do CC). 
 
*
*
Prêmio do Testamenteiro 
Denomina-se prêmio ou vintena a remuneração devida ao testamenteiro pelo exercício do encargo. 
O valor do prêmio será aquele fixado no testamento. Não tendo sido previsto, será arbitrado pelo juiz do processo de inventário, em percentual não excedente a 5% da herança líquida. 
Entende-se por herança líquida a parte transmissível aos herdeiros depois de abatidos os encargos fiscais e as dívidas do espólio. A meação naturalmente é excluída, pois não se confunde com a herança. 
*
*
Prêmio do Testamenteiro 
O arbitramento do prêmio fra-se-á por apreciação quantitativa do juiz, levando em consideração: 
A natureza e a importância da causa; 
O trabalho realizado pelo testamenteiro; 
O tempo exigido para o seu serviço; 
O lugar para execução das tarefas; 
Zelo do profissional; 
*
*
Prêmio do Testamenteiro 
A jurisprudência sobre o cálculo total da herança líquida, ainda que haja herdeiros necessários, e não apenas a metade disponível, ou os bens de que dispôs em testamento o de cujus. Pelo pagamento, entretanto, não responderam as legítimas dos herdeiros necessários, deduzindo-se o prêmio da parte disponível. (RSTJ 66/395). 
Art. 1987. Parágrafo único. O prêmio arbitrado será pago à conta da parte disponível, quando houver herdeiro necessário.
*
*
Prêmio do Testamenteiro 
Por isso mesmo, esse pagamento deve ocorrer no momento da partilha, mediante depósito do valor estipulado em favor do testamenteiro. Se não lhe for possível o pagamento nesse ato, deverá ser determinada a reserva de bens para futuro pagamento. Se o testamenteiro for casado sob regime de comunhão de bens, com herdeiro ou legatário do testador, não terá direito a prêmio, salvo se preferir receber prêmio em vez da herança ou do legado. 
Caso esse seja afastado o prêmio vai para o seu substituto. 
*
*
Inventário Judicial 
Conceito: 
A palavra inventário significa ato ou efeito de inventariar, e é empregada no sentido de relacionar, registrar, catalogar, descrever, enumerar coisas, arrolar para fins de partilha. Deriva do latim inventarium, de invenire, isto é achar encontrar. 
No sentido sucessório, inventariar significa relacionar, registrar, catalogar, enumerar, arrolar sempre com relação aos bens deixados por alguém em virtude de seu falecimento, compreendendo, também, a avaliação desses bens. 
*
*
Inventário Judicial 
Três são as espécies de inventário:
Inventário Regular, na forma tradicional e solene, e as formas simplificadas de arrolamento sumário e de arrolamento comum, utilizáveis por interessados maiores e capazes, ou para pequenas heranças, respectivamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando