Buscar

psicologia desenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Aula 1:
- A psicologia pode ser considerada como a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamento, razão) e o comportamento humano e animal.
- Em seus estudos, Piaget partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças.
Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. 
Piaget considerou-se um epistemólogo genético, porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento. 
- Piaget fez a distinção entre dois problemas da Psicologia, que serão objeto do nosso estudo: o DESENVOLVIMENTO em geral, e a APRENDIZAGEM
 Desenvolvimento geral: Piaget considera o desenvolvimento do conhecimento como um processo espontâneo, ligado ao processo global da embriogênese.
Trata-se de um processo de desenvolvimento total que devemos re-situar no contexto geral biológico e psicológico. 
Assim, define o desenvolvimento como um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. 
 
Piaget considera que a aprendizagem é o oposto do desenvolvimento. Ela é provocada por situações desafiadas por: um experimentador psicológico; um professor, com referência a algum ponto didático; ou uma situação externa. Ela é provocada, em geral, como oposta ao que é espontâneo. 
Trata-se de um processo limitado a um problema simples ou uma estrutura simples.
Para compreendermos o desenvolvimento do conhecimento, devemos também compreender uma ideia que parece central para Piaget, que é a ideia de uma operação.  
Sendo assim uma operação é a essência do conhecimento. É uma ação interiorizada que modifica o objeto do conhecimento. 
Uma OPERAÇÃO é um grupo de ações modificando o objeto, e possibilitando ao sujeito do conhecimento alcançar as estruturas da transformação. 
- Segundo Berger, “conhecer a criança implica estudar sua saúde (biossocial), sua curiosidade (cognitivo) e seu temperamento (psicossocial), bem como dezenas de outras  características do desenvolvimento pertencentes aos três domínios predominantes.
BIOSSOCIAL: Diz respeito ao crescimento e às modificações que ocorrem no corpo de uma pessoa, além dos fatores genéticos, nutricionais e de saúde que afetam esse crescimento e tais modificações. Também fazem parte do desenvolvimento biossocial: as habilidades motoras; os fatores sociais e culturais que afetam essas áreas como, por exemplo, a duração da amamentação ao seio, a educação de crianças com necessidades especiais e as atitudes quanto às formas ideais do corpo.
PSICOSSOCIAL: Diz respeito ao desenvolvimento das emoções, do temperamento e das habilidades sociais. As influências da família, dos amigos, da comunidade, da cultura e da sociedade como um todo são especialmente importantes para esse domínio. Assim sendo, diferenças culturais relativas ao valor das crianças ou às ideias sobre os papéis “apropriados” a cada sexo, ou ao que é considerado a estrutura familiar ideal, são considerados parte desse domínio.
COGNITIVO: Diz respeito aos processos mentais utilizados para obtermos conhecimentos ou para nos tornarmos conscientes do ambiente. A cognição abrange percepção, imaginação, discernimento, memória e linguagem, que são processos utilizados pelas pessoas para pensar, decidir e aprender.  A educação, incluindo o currículo formal das escolas, a instrução informal proporcionada pela família e pelos amigos, e outros espaços sociais, além do resultado da curiosidade e da criatividade individuais, também fazem parte desse domínio.
- Para a testagem das hipóteses são utilizados diferentes procedimentos metodológicos:
OBSERVAÇÃO, EXPERIÊNCIA DE LABORATÓRIO, LEVANTAMENTO E ESTUDO DE CASO.
- As pesquisas sobre desenvolvimento tem quase sempre o objetivo de identificar mudanças ao longo de um período. Logo, estes estudos podem acontecer através de três tipos de pesquisa: 
TRANSVERSAL: onde o grupo de pessoas diferem em idade, são comparadas em relação à variável que esteja sob investigação;
LONGITUDINAL: mesmas pessoas em diferentes idades, elimina os efeitos das variáveis relativas a formação;
TRANSEQUENCIAL (ou sequencial por corte ou por tempo): estudam vários grupos de pessoas de idades diferentes(abordagem transversal)
e depois acompanham esses grupos longitudinalmente.
AULA 2: Teorias de desenvolvimento
- Segundo Freud o desenvolvimento nos seis primeiros anos ocorre em três fases, cada qual caracterizada pelo interesse e pelo prazer sexual concentrados em uma determinada parte do corpo. 
Fase ORAL (0 a 1 ano);
Fase ANAL (1 a 3 anos);
Fase FÁLICA (3 a 6 anos).Após estas três fases ocorre um interlúdio, entre os sete e onze anos, denominado LATÊNCIA. Por volta dos 12 anos a pessoa entra na fase genital. 
- semelhanças e diferenças da versão de Erikson para a abordagem psicanalítica freudiana:
Erikson reconhece a importância das forças inconscientes e irracionais. Entretanto, considerando insuficientes as fases propostas por Freud sugeriu, no lugar delas, oito fases de desenvolvimento, que cobrem todos os estágios da vida
1. Confiança x desconfiança;
2. Autonomia x vergonha e dúvida;
3. Iniciativa x culpa;
4. Diligência x inferioridade;
5. Intimidade x isolamento;
6. Generatividade x estagnação;
7. Identidade x confusão de papéis; 
8. Integridade x desesperança;
- A visão behaviorista surgiu em oposição à teoria psicanalítica.
- A teoria behaviorista da aprendizagem focaliza os meios pelos quais as pessoas aprendem comportamentos específicos. 
Segundo a visão destes teóricos, todo desenvolvimento envolve um processo de aprendizagem e, portanto, não ocorre só em determinadas fases que dependem da idade e do amadurecimento. 
- A teoria da aprendizagem toma como base o ESTÍMULO e a RESPOSTA. A aprendizagem se dá por meio do CONDICIONAMENTO, processo através do qual uma determinada resposta é desencadeada por um estímulo. 
- O condicionamento pode ser clássico ou operante:
Condicionamento Clássico: A aprendizagem se dá por meio de associações e o estímulo neutro torna-se um estímulo condicionado. 
Condicionamento Operante: O reforço promove a aprendizagem de forma que repostas fracas ou raras tornam-se fortes e frequentes.
- Outro conceito importante é o de APRENDIZAGEM SOCIAL, em que os comportamentos observados tornam-se comportamentos copiados por meio da modelagem.
 
 
- A teoria cognitiva tem como foco principal a estrutura e o desenvolvimento dos processos de pensamento e de conhecimento do indivíduo. 
- Segundo Piaget, o principal teórico desta visão há quatro períodos de desenvolvimento cognitivo: Sensório Motor, Pré-operacional, Operacional Concreto e Operacional Formal. 
- equilíbrio cognitivo:
- A adaptação cognitiva ocorre de duas maneiras: pela ASSIMILAÇÃO (reinterpretação de novas experiências de modo que se ajustem às ideias antigas) e ACOMODAÇÃO (modificação de ideias antigas de modo tal que possam acomodar as novas).
- A TEORIA SOCIOCULTURAL de Vygotsky encontra-se no bloco das teorias EMERGENTES. Essa teoria explica o desenvolvimento humano em termos da orientação, do suporte e da estrutura proporcionados pela cultura. 
- Uma aplicação no cotidiano do processo ensino aprendizagem desta visão é a possibilidade de se trabalhar com a ideia de que os educadores devem atuar como mentores que orientam os aprendizes através da ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
O aprendiz e a sociedade se desenvolvem em decorrência da colaboração entre o instrutor e o aprendiz. As sociedades e as culturas se modificam quando os indivíduos escolhem qual conhecimento deve ser passado adiante. Para os adeptos da visão sociocultural as pessoas aprendem a conhecer os recursos, as habilidades e os valores da sociedade por meio do aprendizado.
- A teoria dos sistemas epigenéticos começa pela observação de que os genes são poderosos e onipresentes, potencialmente afetando todos os aspectos
do desenvolvimento. 
 
AULA 3: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS - PARTE I
- PERCEPÇÃO é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais. 
Funciona através de quatro processos: AQUISIÇÃO, INTERPRETAÇÃO, SELEÇÃO e ORGANIZAÇÃO das informações obtidas pelos sentidos. 
- Percepção sensorial: É o processo ativo através do qual, cada objeto percebido é colocado num mundo ordenado de espaço e tempo.
- Percepção visual: Representa uma interface entre o cérebro e o meio ambiente. 
-DISLEXIA: dificuldade para compreender a leitura, dificuldade no reconhecimento entre os símbolos gráficos e os fonemas.
- Na concepção de Ausubel para que ela aconteça em relação a um determinado assunto são necessárias três condições:
* o material instrucional com conteúdo estruturado de maneira lógica;
* a existência na estrutura cognitiva do aprendiz de conhecimento organizado e relacionável com o novo conteúdo;
* a vontade e a disposição do aprendiz de relacionar o novo conhecimento com aquele já existente.
Esses conceitos estáveis e relacionáveis já existentes na estrutura cognitiva são chamados de SUBSUNÇORES, ou conceitos ÂNCORA ou ainda conceitos DE ESTEIO.
- Memória:
Segundo a visão de Papalia, Olds e Feldman, os teóricos do processamento de informações pensam na memória como um sistema de arquivamento em três etapas ou processos: CODIFICAÇÃO, ARMAZENAMENTO e RECUPERAÇÃO.
A CODIFICAÇÃO é o processo de colocação das informações em pastas a serem arquivadas na memória.
O ARMAZENAMENTO consiste em guardar a pasta no armário de arquivos.
A RECUPERAÇÃO, última etapa, ocorre quando a informação é necessária. A recuperação pode envolver reconhecimento ou recordação.
-Existem três tipos de memória: 
 
(SENSORIAL, DE LONGO PRAZO E DE TRABALHO)
A memória sensorial é o ponto de entrada inicial do sistema para as informações sensoriais que chegam. Sem processamento, as informações desaparecem rapidamente. 
A memória de trabalho é um depósito de curto prazo para as informações sobre as quais uma pessoa está ativamente trabalhando.
A memória de longo prazo é um depósito de capacidade ilimitada que guarda informações por longos períodos de tempo. 
- A metamemória é o conhecimento sobre a memória e ela se aperfeiçoa com a idade.
AULA 4: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS - PARTE II
- LINGUAGEM é a propriedade da espécie humana que não tem nada de análogo no restante do reino animal: uso de signos linguísticos para a livre expressão do pensamento distingue o homem dos animais e das máquinas. É a propriedade responsável por termos história, cultura e diversidade.
- A teoria sobre o conhecimento internalizado de uma língua se chama GRAMÁTICA da língua. 
- Os subsistemas que servem para saber como pronunciar e como compreender se chamam sistemas de desempenho (performance). 
- O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE(TDAH) repercute na vida da criança e do adolescente levando a prejuízos em múltiplas áreas, como a adaptação ao ambiente acadêmico, relações interpessoais e desempenho escolar. Estes são denominados sintomas não-cardinais do TDAH, ou seja, embora não imprescindíveis para o diagnóstico, frequentemente, fazem parte das queixas do portador. 
- Teoria musical...
AULA 5: DESENVOLVIMENTO HUMANO DA 1ª INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA (VERIFICAR SE É ESSE O TÍTULO DESSA AULA, SLIDE N ABRIU)
“A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstraram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais e este novo dado do mundo exterior.” 
- São vários os fatores que determinam o desenvolvimento humano: Altura e estabilização do esqueleto, Hereditariedade
, Crescimento orgânico
, Maturação neurofisiológica
 e o Meio
.
- O desenvolvimento humano deve ser compreendido como um processo global, que pode ser dividido em três domínios:
*BIOSSOCIAL: Inclui o corpo e o cérebro, bem como as modificações que neles ocorrem e as influências sociais que as direcionam.
* COGNITIVO: Inclui os processos do pensamento, as aptidões de percepção e o domínio da linguagem.
* PSICOSSOCIAL: Inclui as emoções, a personalidade e as relações interpessoais.
- As habilidades motoras se subdividem em grossas e finas. As habilidades motoras grossas envolvem movimentos grandes como correr e saltar; as finas envolvem movimentos curtos e precisos, como pegar um lápis, fazer movimentos de pinça. 
- Também fazem parte do desenvolvimento biossocial as capacidades de sensação e a percepção.
- Para Piaget a inteligência sensório-motora desenvolve-se através de seis estágios sucessivos:
* ESTÁGIOS 1 e 2: Os dois primeiros estágios (do nascimento a 1 mês e de 1 a 4 meses) envolvem as respostas das crianças a seu próprio corpo. Se baseiam nos reflexos e nas primeiras adaptações adquiridas por assimilação e coordenação dos reflexos (sugar a chupeta diferente de sugar o peito materno). 
* ESTÁGIOS 3 e 4: (de 4 a 8 meses e de 8 a 12 meses) implicam nas respostas das crianças a objetos e pessoas, fazendo durar as visões interessantes, respondendo ativamente a pessoas e objetos. 
* ESTÁGIOS 5 e 6: (de 12 a 18 meses e de 18 a 24 meses) são mais criativos, com ações e ideias. 
Novos recursos são acionados por meio da experimentação ativa e novos recursos por meio de combinações mentais (pensa antes de agir) sem recorrer tanto a experiência de tentativa e erro.
- O Desenvolvimento Psicossocial: Os bebês já nascem com uma predisposição para a sociabilidade, isto é, são capazes de expressar suas emoções de angústia, tristeza, alegria, satisfação frente aos sentimentos e ações das outras pessoas. 
 
AULA 6: A CRIANÇA DE DOIS A SEIS ANOS
- A 1ª Infância, denominada por Piaget de ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO, tem como característica mais significativa o aparecimento da linguagem, que traz modificações nos aspectos afetivo e social da criança. 
Inicialmente grande parte do repertório verbal da criança é usado de forma imitativa sem ter domínio do significado das palavras. 
- Desenvolvimento Cognitivo: Piaget destacou que as crianças na 1ª infância têm a capacidade de pensar simbolicamente. O pensamento simbólico se baseia no emprego de símbolos como palavras ou objetos para representar outros objetos, comportamentos, experiências. 
- Desenvolvimento Psicossocial: O autoconhecimento ajuda as crianças a aperfeiçoar seu conhecimento social e seu relacionamento com o outro. 
Elas começam a aprender a controlar suas emoções em relação a si, ao meio e ao outro. Aprendem as habilidades sociais por meio das interações, particularmente mediadas pelas brincadeiras. Entre dois e seis anos, as crianças começam adotar papéis de gênero.
- 
AULA 7: DESEMVOLVIMENTO HUMANO DOS SETE AOS ONZE ANOS - PARTE I
- Desenvolvimento Biossocial: A fase escolar, é uma época de novos desafios para elas, porque são os anos em que suas potencialidades e fragilidades estarão expostas no ambiente escolar dos primeiros anos do fundamental.
- Gardner criou a teoria das inteligências múltiplas na qual descreveu, inicialmente, sete inteligências distintas e, posteriormente, acrescentou mais uma.
1. Naturalista
;
2. Musical
;
3. Linguística
;
4. Lógico-
matemática;
5. Intrapessoal
;
6. Interpessoal
;
7. Espacial
;
8. Cinestésica-
corporal
- Distúrbios de Aprendizagem: Os problemas de atraso no desenvolvimento cognitivo podem ocorrer de forma total ou parcial. Entre esses problemas temos a DISLEXIA e a DISCALCULIA como veremos a seguir.
A DISLEXIA é a dificuldade com a leitura. 
Crianças com dislexia têm problemas de leitura e de escrita e, muitas vezes, também de aritmética, porque podem confundir acima e abaixo, esquerda e direita.
- Transtorno em que a criança
tem grande dificuldade de se concentrar por mais de alguns instantes de cada vez: TDAH. Este distúrbio se caracteriza por persistente desatenção, distração, impulsividade, baixa tolerância à frustração e excesso de atividade no momento e no lugar errados, como por exemplo, na sala de aula. 
- É definida como potencial inato para a aprendizagem, geralmente é medida por testes de inteligência: APTIDÃO
- É a dificuldade de fazer cálculos: DISCAUCULIA. Este distúrbio aparece, geralmente por volta dos oito anos, quando mesmo operações numéricas simples como 3+3=6 são memorizadas em um dia e esquecidas no outro.
AULA 8: DESEMVOLVIMENTO HUMANO DOS SETE AOS ONZE ANOS - PARTE II
- 
PAREI NA PÁGINA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais