Buscar

Discursiva Nota 100 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Lei 10.709/2003, ao ampliar o artigo 10 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), estabeleceu em seu inciso VII como tarefa dos Estados a incumbência de ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual’ e acrescentou o inciso VI ao artigo 11, definindo como competência dos municípios ‘assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal’ ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTUNATI, José. Gestão da educação pública: caminhos e desafios. Porto Alegre, 2008. p. 151. 
A partir do conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, apresente os argumentos que justificam a oferta de transporte escolar público e gratuito.
Nota: 50.0
	“A oferta de transporte escolar público e gratuito deve ser realizada para garantir a educação para a população em idade escolar que não tem escola ou não encontre vagas próximas às suas residências. As escolas da zona rural geralmente recorrem ao transporte escolar, no entanto, em grandes cidades esse sistema ainda é utilizado, principalmente em áreas de crescimento populacional irregular. Algumas instituições de defesa da educação ou dos direitos das crianças têm denunciado o descaso de autoridades públicas que preferem ofertar o transporte a construir ou expandir escolas em áreas de grande densidade populacional”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 126)
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“A reforma das políticas sociais pôs em tela a questão da descentralização, desde os anos de 1980. A redefinição de competências e atribuições na área social fazia parte do processo de passagem de um federalismo extremamente centralizado (construído sob o regime autoritário) para um federalismo cooperativo de feição não definida até a reforma constitucional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 66.
O governo federal é o responsável pela coordenação política, pela articulação dos diferentes níveis de ensino bem como pelas funções normativa, supervisora, redistributiva e supletiva. De acordo com a passagem de texto acima e o conteúdo do livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil,  explique sucintamente o que significa a função redistributiva.
Nota: 50.0
	“A função redistributiva — o governo federal está obrigado a promover transferências de recursos das regiões mais ricas para as mais carentes. O exemplo principal dessa atividade é o Fundef e o Fundeb, que procuram equilibrar a distribuição de recursos entre as diferentes regiões do país”. (Livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 143)

Continue navegando