Buscar

Estudo Dirigido OPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas do Estudo Dirigido 
1- Políticas públicas se refere a toda ação determinada à população geral, seja ela na área de educação, previdência ou saúde.
2- É exercer plenamente os direitos e deveres civis, políticos, sociais com consciência.
3- A partir da constituição de 1988, onde o Estado assumi para si a responsabilidade plena das políticas públicas.
4- Educação, saúde, saneamento básico, segurança e habitação.
5- Modelo Sanitarista
6- Planos, programas, ações E atividades.
7- Universalidade- é a garantia do cidadão ao direito ao acesso a todos os serviços públicos de saúde, independente de sexo, raça, renda, ocupação ou outras características sociais ou pessoais. “ A saúde é direito de todos e dever do Estado. ”
Equidade- é a garantia a todos as pessoas em igualdade de condições ao acesso às ações e serviços dos diferentes níveis de complexidade do sistema.
Integralidade- se cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade, as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde também não podem ser compartimentalizadas, assim como as unidades prestadoras de serviços configuram um sistema capaz de prestar assistência integral.
8- É um estado assistencial que garante padrões mínimo de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos.
9- Surge com a chegada da família real portuguesa em 1808.
O objetivo era levar maior investimento na saúde não só para os burgueses, mais para a população pobre que não tinha assistência e nem os cuidados necessários para sobrevivência.
10- Foi uma resistência por parte da população contra a vacinação obrigatória na época.
11- O estado de complexo bem-estar físico e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
12- É a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicas, além do setor saúde. Ela enfatiza que a saúde é o completo bem-estar físico, mental e social. 
13- I- A conferência enfatiza que a saúde é um direito humano fundamental, e que a consecução do mais alto nível possível de saúde é a mais importante meta social mundial, cuja realização requer a ação de muitos outros setores sociais e econômicas, além do setor saúde.
II- A chocante desigualdade existente no estado de saúde dos povos, particularmente entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como dentro dos países é política, social e economicamente inaceitável e constitui, por isso, objeto da preocupação comum de todos os países.
III- O desenvolvimento econômico e social baseado numa ordem econômica internacional é de importância fundamental para a mais plena realização de meta de saúde para todos no ano de 2000 e para a reeducação da lacuna existência entre o estado de saúde dos países em desenvolvimento e o dos desenvolvidos.
14- Promoção de saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
Os pré-requisitos para saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.
15- A oitava conferência nacional de saúde.
16- É considerada a mais completa entre as constituições brasileiras, com destaque para os vários aspectos que garantem o acesso à cidadania. É apenas na Constituição de 1988 que o Estado brasileiro assumi para si a responsabilidade plena pelas políticas públicas e a cidadania é legalmente garantida nesta constituição.
17- Esta passa a constituir, juntamente com a saúde e a previdência social, a base da seguridade social, notadamente inspirada na noção de bem-estar social.
18-
Direito de voto para analfabetos;
Voto facultativo para jovens entre 16 e 18 anos;
Redução do mandato do presidente de 5 para 4 anos;
Eleições em dois turnos;
Os direitos trabalhistas passaram a ser aplicados, além dos trabalhadores urbanos e rurais os domésticos também;
Direito a greve, liberdade sindical;
Diminuição da jornada de trabalho de 48 para 44 horas semanais;
Licença maternidade de 120 dias e licença paternidade de 5 dias;
Abono de férias, décimo terceiro salário para aposentados, seguro desemprego;
Férias remuneradas com acréscimo de 1/3 do salário.
19- A saúde é direito de todos e dever do Estado garantido mediante politicas socais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitários as ações e serviços para promoção, proteção e recuperação.
20- I- Descentralização, com direção única em cada esfera de governo.
II- Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais.
III- Participação da comunidade.
Aluna: Nedja Sobreira

Outros materiais