Buscar

REVISÃO PESQUISA EM PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O método científico ico começa com a formulação de hipóteses testáveis: hipóteses que nos permitam fazer certas previsões sobre o que podemos descobrir dentro de um determinado conjunto de circunstâncias. Muitas vezes significa reunir novos dados. Se os fatos não condizem com a previsão, a hipótese é refutada.
Evidências Anedóticas – que foram coletadas e relatadas de maneira informal. São rejeitadas pelos cientistas. A coleta de dados tem que ser feita de maneira sistemática.
Viés de Relato – tendência de certas informações serem relatadas e outras não. Pode assumir muitas formas, mas a versão descrita é chamada de “o problema da gaveta” (estudos com resultados animadores são publicados, enq uanto com resultados decepcionantes são engavetados).
Variável Dependente – (efeito) é assim chamada porque a pesquisadora deseja descobrir se essa variável depende de algum outro fator. Em geral é uma quantidade que pode ser avaliada diretamente.
Variável Independente – (causa) aquela cujos efeitos deseja investigar.
Grupo Experimental – é com esses que o pesquisador introduz a manipulação experimental.
Grupo de Controle – base de comparação para avaliar os efeitos da manipulação.
Efeito Placebo – efeito causado pelas ideias ou expectativas do indivíduo para uma drog a ou terapia.
Características de Demanda – pistas indicando que uma resposta é mais desejável que a outra no efeito placebo.
Formato duplo-cego – nem o pesquisador nem os sujeitos do estudo sabem quem é grupo experimental e quem é controle. Garante que os participantes terão expectativas idênticas sobre o procedimento.
Variáveis intervenientes – fatores sem controle que podem influenciar a comparação entre as condições experimentais e controle. Se houver variável interveniente, esse experimento não terá uma validade interna. Um experimento só é considerado internamente válido se conseguir medir o que pretende medir, é preciso remover as intervenientes, garantindo que os grupos sejam tratados da mesma maneira.
Validade externa – um estudo é considerado externamente válido quando seus participantes, estímulos e procedimentos refletem adequadamente o mundo como é fora da investigação.
Amostra – as generalizações a partir de uma amostra somente se justificam se a amostra for representativa da população mais ampla. Amostragem aleatória – procedimento em que cada membro tem uma chance igual de ser escolhido para estudo.
Erro de amostragem – quando se estuda uma amostra, o resultado obtido pode desviar do valor real da população em virtude de erro. 
Amostragem probabilística – cada membro da população tem uma probabilidade especificada d e ser escolhido.
Amostragem não-probabilística – não se sabe qual a probabilidade. 
Amostragem randômica simples – cada membro da população tem a mesma probabilidade de ser selecionado. 
Amostragem randômica estratificada –População dividida em subgrupos.
Levantamento – f ornece uma metodolog ia para solicitar as pessoas que falem sobre si mesmas. É importante para complementar os resultados da pesquisa experimental. Duas formas de aplicar: questionárioe entrevista.
Ética – Antes de começar o estudo o pesquisador deve ter um consentimento informado de cada participante e deve terminar com uma prestação de contas. Se o experimento envolve engano, deve-semostrar que o valor científico justifica isso.

Continue navegando