Buscar

História da Psicologia Hospitalar no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA HOSPITALAR – AULA 1
A história da Psicologia hospitalar no Brasil:
A Psicologia Hospitalar é uma área da Psicologia muito recente no Brasil e com grandes carências sobre as atuações do psicólogo no contexto do hospital, podendo dizer que está em atividade há aproximadamente 36 anos.
Esta demora na inserção do psicólogo num espaço tão carente de apoio psicológico se deu pelo fato de a regulamentação da profissão do psicólogo ter sido tardia também (50 anos atrás), assim como a criação do Código de Ética do psicólogo (37 anos atrás). No início da inserção do psicólogo hospitalar, as dificuldades eram imensas quanto ao saber sobre este espaço.
Pensar na inserção do psicólogo no hospital geral, especificamente numa instituição pública, não pode dispensar a reflexão sobre a situação do sistema público, sua organização, as possibilidades de acesso da população aos serviços, as condições em que se dão os trabalhos dos profissionais, as características sociais da população atendida. Enfim, o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença.
1950: Matilde Neder instala o Serviço de Psicologia Hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
1970: Belkiss implanta o Serviço de Psicologia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
1976: Belkiss implanta o primeiro curso de Psicologia Hospitalar na PUC de SP.
1980: Angerami-Camon e Marli Rosani Meleti normatizam o setor de Psicologia do Serviço de Oncologia Ginecológica da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência. Implantação do Setor de Psicologia do Serviço de Pediatria do Hospital Brigadeiro, em SP.
1983: Belkiss organiza o I Encontro Nacional de Psicólogos da área hospitalar, pelo Hospital das Clínicas da USP.
Década de 90: Angerami-Camon lança uma Coletânea de materiais falando sobre Psicologia Hospitalar.
1997: Criação da Sociedade Brasileira de Psicólogos Hospitalar.
Final do século XX e início do século XXI: Psicólogos nos Hospitais.
2000: O Conselho Federal de Psicologia reconhece a Psicologia Hospitalar como especialidade.

Outros materiais