Buscar

AV1 PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – O QUE É PSICOLOGIA E QUAL SEU OBJETIVO =>Éa ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência, motivações, etc. E seu objetivo é o estudo do Homem,para compreensão de si mesmo.
2 – SEGUNDO SÓCRATES, QUAL A PRINCIPAL CARACTERISTICA DO SER HUMANO => a razão, pois é oque nos diferencia dos outros animais
3 – COMO ARISTÓTELES ENTENDIA A PSICOLOGIA=> Corpo e mente de forma integrada, percebia a psique como principio ativo da vida.
4 – BEHAVIORISMO => Psicologia do Estimulo e da Resposta (enfatiza o estudo do eventos ambientais – estímulos – e os comportamentos observáveis – respostas .
5 – COGNITISMO => Enfatiza o estudo dos processos, estruturas e funções mentais. É a mente que caracteriza o comportamento humano.
6 – HUMANISMO=> Enfatiza o estudo do ser humano como um todo. É centrada na Pessoa e não no comportamento
7 – GESTALT=>Forma, Configuração ->Toria de Campo (Kurt Lewin)- > estudo das formas como se organiza a percepção humana
8 – A PSICOLOGIA É UMA CIENCIA UNIFICADA ? Não existe uma única psicologia, mas uma coleção de fatos e opiniões cuja relevância p/ o bem estar social.
9 – QUAL A TAREFA DA PSICOLOGIA COMO CIENCIA SOCIAL ?Nos oferecer uma explicação mais clara possível sobre a natureza das pessoas 
10 – PSICANALISE => Todo ato psíquico possui um sentido, tem um significado (Sigmund Freud) – Principio de Determinismo
11 – QUAIS SÃO OS PRINCIPIOS DA PSICANALISE ?PRINCIPIO DA TRANSFERENCIA AFETIVA – Deslocamento em virtude do qual um objeto qualquer ou um fato neutro adquire uma força atrativa ou repulsiva suficiente p/ determinar um comportamento
PRINCIPIO DA REPRESSÃO OU SENSURA – Nosso psicológico tem uma censura que reprime tudo q não se ajusta ás normas q estabelecemos.
PRICIPIO DA DIVISÃO DA PERSONALIDADE – ID (Forças primarias ou instintos, bons ou maus, atua no inconsciente , constitui o polo pulsional da personalidade – impulso irracional) EGO (Intermediario entre o ID e o mundo exterior) SUPEREGO (Representante da Sociedade dentro do indivíduo, funciona como um sensor, um Juíz sobre o comportamento)
PRINCIPIO DA AUTOCOMPOSIÇÃO – Busca contínua pelo equilíbrio diante das 3 forças que atuam na expressão de um comportamento (ID,EGO,SUPEREGO)
PRINCIPAIS MECANISMOS DE DEFESA (P/ equilibrar o indivíduo.):
SUBLIMAÇÃO ->trata-se de explicar atividades humanas que aparentemente não tem relação com atividade sexual, mas , q segundo Freud, tem como elemento propulsor a força da pulsão sexual.
HISTERIA -> Conflitos sexuais guardados no inconsciente
RECALQUE -> Nos faz esquecer fatos indesejáveis , lembranças dolorosas
RACIONALIZAÇÃO -> Função Autocompensadora que consiste em criar uma falsa motivação subjetiva que permite justificar aparentemente a satisfação da tendência á qual se opõe a mesma censura.
HOLOTOMIA - > Obtenção de uma dose de “auto-engano” a fim de acalmar as tendências opostas.
PSICOLOGIA SOCIAL -> Se ocupa do confronto entre a interação social e o comportamento das pessoas. Quando se busca conhecer como funciona um grupo de pessoas no qual os laços entre elas são importantes p/ q um obj. seja atingido.
TIPO DE HUMOR : CORROSIVO -> AGREGADOR -> AUTODEPRECIATIVO -> DE BEM COM A VIDA
PSICOLOGIA COMO CIENCIA ->desenvolve novos métodos e procedimentos (seleção e treinamentos) e tb busca entender fenômenos organizacionais como causas de futo ou os efeitos da atitude no trabalho. Os resultados obtidos de pesquisas são apresentados em congressos profissionais onde pesquisadores estão presentes.
PERFIL DO HOMEM ATUAL => Ansiedade (estado emocional desagradável e apreensivo suscitado pela suspeita de um perigo); Angustia (é sinônimo de ansiedade ). A medida que o ser vai se conhecendo melhor, melhora também seu perfil.
PSICOLOGIA E SINTOMAS COMPORTAMENTAIS => NATUREZA DAS CIENCIAS DO COMPORTAMENTO : (são regidas por raciocínios especiais, pautando-se por fatos pertencentes á historia de vida de cada um);
SPECTOR -> DIREÇÕES DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL -> 1º PsicologosOrganizacionais , conduzem pesquisas sobre as pessoas no ambiente de trabalho. 2º a maioria dos psicólogos estão envolvidos com a pratica , como consultores ou funcionários nas organizações;
DINAMICAS NOS GRUPOS – TRABALHO EM EQUIPE (as pessoas precisam interagir da maneira mais produtiva possível p/ q os objetivos sejam atingidos). Essa interação busca compreender os comportamentos e pensamentos das pessoas.
MUCHINSKY apresenta 3 tipos de trabalho em equipe : 1 – EQUIPE DE SOLUÇÃO DE PROBLEMA (Requerem q cada um dos seus membros acredite q as interações entre eles serão confiáveis e incorporem um alto grau de integridade. 2 – EQUIPE DE CRIANÇÃO (São responsáveis por explorar possibilidades e alternativas com o objetivo amplo de desenvolver um novo produto). 3 – EQUIPES TÁTICAS (São responsáveis pela execução de um plano bem definido. Para isso precisa haver muita clareza da tarefa e uma definição de papeis inequívoca).
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL => relações que ocorre entre 2 pessoas, em oposição áqueles relacionamentos nos quais pelo menos 1 participante é sem ânimo. (é o relacionamento em que setem propriedades em comum)
ATMOSFERA DO GRUPO => É o estado de espirito que permeia no grupo, pois sabe-se q não é fácil ter um grupo entrosado, pois os indivíduos são diferentes, possuem habilidades de aptidões diferentes.
QUAL O SUCESSO DA INTERAÇÃO => 1º A Caracteristica do estilo comportamental de cada um dos sujeitos e 2º, o sistema de lentes de percepção social q cada um utiliza p/ conhecer o outro.
INTERAÇÃO SOCIAL = > Visa descobrir e estudar as leis e as formas das quais os pequenos grupos mostram uma dinâmica particular, um tipo de origeme consequentemente , posteriores fases de desenvolvimento. Para que haja comportamento de grupo, é necessário que vários indivíduos experimentem as mesmas emoções de grupo.
KURT LEWIN – PEQUENOS GRUPOS ->PSICOGRUPO -> Aqueles que se organizam e se orientam em função da execução de uma tarefa
SOCIOGRUPO -> Estruturado em função da polarização dos seus próprios membros.
O QUE DETERMINA A DINAMICA DO GRUPO ? O conjunto das intenções existentes no interior de um espaço psicossocial, que não pode, portanto ser explicado , á luz da psicologia individual
COMO DEVER SER TOMADAS AS DECISÕES NAS ORGANIZAÇÕES =>Acesso a todas as informações (Clareza do problema), conhecimento das operações, clareza das preferencias, preferencias constantes, ausência de limitação de tempo ou custo e retorno máximo.
COMO REALMENTE SÃO TOMADAS AS DECISÕES => Construindo modelos simplificados que extraem os aspectos essenciais dos problemas, sem capturar toda sua complexidade.
DICAS P/ MELHORAR AS DECISÕES : Analise a situação e ajuste seu estilo decisório a ela; esteja consciente dos vieses e tente minimizar seu impacto; combine analise racional com intuição p/ melhorar a eficácia de sua tomada de decisão; aumente sua criatividade buscando novas soluções p/ os problemas.

Outros materiais