Buscar

APS UNIP MATÉRIA Evolução do Pensamento Administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1.	REVISÃO CONCEITUAL	4
2.	ESTUDO DE CASO	17
2.1.	Perfil da organização	17
2.1.1.	Denominação	17
2.1.2.	Produtos e força de trabalho	18
2.1.3.	Mercados e segmentos	19
2.1.4.	Concorrentes e aspectos relevantes	19
2.1.5.	Fornecedores e matérias-primas	20
2.1.6.	Organograma da organização	22
2.2.	Coleta de Dados	22
3.	ANÁLISE DOS DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA	25
3.1.	Análise dos dados	25
3.2.	Interpretação dos dados	25
3.2.1.	Pontos fortes	25
3.2.2.	Pontos de melhoria	26
CONSIDERAÇÕES FINAIS	28
•	Sugestões propostas pelo Grupo	28
REFERÊNCIAS	29
 
INTRODUÇÃO
As Atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem via interdisciplinaridade: integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso e práxis: integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
O presente trabalho, elaborado com base nas premissas anteriores, tem como objetivo apresentar o tema Evidências de aplicação das teorias da Administração Científica à Teoria das Relações Humanas: um estudo sobre as práticas administrativas em uma organização (pequeno ou médio porte de acordo com os critérios do BNDES) porte.
 
1.	REVISÃO CONCEITUAL
	Teoria da Administração Científica
 
 O movimento da administração cientifica surgiu como uma resposta eficiente a questão da existência de uma nova força de trabalho, desqualificada e barata. nesse livro, Taylor apresenta os quatros princípios fundamentais de sua teoria:
 1- desenvolver, pra cada elemento do trabalho individual, uma ciência, como normas rígidas pra o movimento de cada homem e padronizar todas as ferramentas e condições de trabalho.
 2- selecionar cuidadosamente, depois treinar, ensinar e aperfeiçoar o trabalhador ( com a exclusão de todos que se recusam a adotar os novos métodos ou são incapazes de segui-los).
 3-cooperar cordialmente com os trabalhadores, remunerando-os diariamente e articulando todo o trabalho com os princípios da ciência desenvolvida.
 4- manter uma divisão equitativa de trabalho e de responsabilidade entre administradores e operários.
 Para Taylor, há uma única maneira certa parar desempenhar cada tarefa, visando maximizar sua eficiência e assegurando o máximo rendimento ou produtividade. A separação do processo de planejamento do trabalho da execução é outra das premissas defendidas por Taylor. para ele, o operário não tinha capacidade, de formação ou meios para analisar cientificamente seu trabalho e estabelecer o método ou processo mais eficiente. Taylor é também um dos primeiros a reconhecer a importância de um processo de seleção cientifica do trabalhador, adaptando suas capacidades e aptidões as características de cada função a ser desempenhada. todas as recomendações eram baseadas em uma visão conciliadora dos interesses dos patrões e empregados.
 O outro importante teórico que contribuiu para o movimento de administração cientifica, completando os estudos dos tempos de Taylor, foi Frank Gilbreth. ele se preocupou em estudar os movimentos mais adequados para a realização de cada atividade, dando origem ao qual ficou conhecido como " estudo dos tempos e movimentos". naturalmente, como todas as teorias de administração cientifica não era inseto de criticas. o ponto mais relevante dessas criticas é que o trabalhador era avisto como uma maquina, logo seu lado humano não era considerado. 
 As principais características da administração cientifica.
- Os trabalhadores têm um comportamento racional e apenas deve ser considerada a forma como estes se dirigem logicamente para os seus objetivos.
- Os trabalhadores que realizam uma tarefa cooperativa são capazes de sair da sua função sem informações detalhadas do seu supervisor.
-A não ser que sejam definidos e impostos limites claros á ação dos trabalhadores, este tenderão a se confundir e realizar tarefas no domínio de outros .
 - As pessoas preferem a segurança de uma tarefa bem definida e não valorizam a liberdade para decidir sua própria abordagem dos problemas.
-E possível prever e estabelecer um padrão preciso para as atividades futuras e para os relacionamentos entre estas.
-A administração envolve prioritariamente a definição e o planejamento das atividades formais dos trabalhadores.
-As atividades de um grupo devem ser encaradas de forma objetiva e impessoal, sem considerar características e problemas pessoais.
- Trabalhadores são motivados exclusivamente por necessidades econômicas: sendo assim , os incentivos devem consistir exclusivamente de recompensas monetárias.
- As pessoas não gostam de trabalhar, por isso supervisão próxima e responsabilização devem ser enfatizadas.
-A coordenação das atividades não será possível , exceto se planeja e dirigida de cima par baixo.
-A autoridade tem sua fonte no topo da hierarquia e é delegada de cima para baixo.
-Atividades simples são mias facilmente aprendidas e por isso , levam a uma maior produtividade quando se reduz o escopo de uma atividade.
-As funções da administração têm características universais e podem ser desempenhada da mesma forma , independentemente do ambiente e da qualidade dos trabalhadores.
 Fatores-chave do contexto: fase monopolística do capitalismo , elevados desperdícios de recursos e baixa produtividade; força de trabalho desqualificada.
pressuposto: homo econômicos ser humano essencialmente egoísta e racional , orientando por motivação matérias .a organização é considerada um sistema fechado - foco nos processos internos . existe uma ciência de administração capaz de ser universalizada.
foco de analise: processos operacionais de trabalho.
conceitos chave: existe uma única maneira certa pra o desempenho de cada tarefa.
principais contribuições: melhoria acentuada da produtividade e eficiência nas fabricas.
limitações e criticas: enxerga o trabalhador como uma peça de uma maquina , ignorando suas necessidades sociais e psicológicas.
Teoria da Burocracia
 
 A burocracia significa " poder do escritório" os fatores que permitiram a consolidação da estrutura burocrática é possível destacar:
- A racionalização do direito, que passa a ser escrito e organizado com base em ordenamentos jurídicos em vez dos costumes e tradições não escritos .
- A centralização do poder estatal propiciada pela crescente facilidade de comunicação e transporte, antigamente isolados;
- O surgimento e a consolidação das industrias nas cidades.
-A consolidação da sociedade em massa como resultado de expansão do capitalismo.
 Para weber o capitalismo constitui a base mais racional para administração burocrática, e a organização no sistema capitalista é por excelência uma burocracia. A burocracia é, segundo weber , um modelo ideal descritivo cujas características nunca se encontram na sua forma pura na pratica. weber identifica então os princípios básicos da burocracia.
 
 Princípios da burocracia
 
-DIVISÃO DE TRABALHO: funções bem definidas, subdivididas racionalmente em tarefas simples e rotineiras.
 -IMPESSOALIDADE: os membros da organização têm direitos e deveres definidos por regras aplicadas de forma uniforme a todos , de acordo com seu cargo ou sua função.
 -HIERARQUIA: a organização dos cargos obedece ao principio da hierarquia: cada cargo inferior esta sob o controle e supervisão de superior.
 -PROFISSIONALISMO: o recrutamento é feito por regras previamente estabelecidas, garantindo a igualdade de oportunidades no acesso á carreira.
 -PADRONIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO: existe um sistema de regras e procedimentos escrito, padronizado e formalizado.
 -AUTORIDADE: a fonte da autoridade é a regra , a lei. a obediência deve-se á ordem impessoal determinada pela regra.
 -SEPARAÇÃO DE DOMINIOS PÚBLICO E PRIVADO: os membros do
quadro administrativos devem esta completamente separados da propriedade dos meios de produção e administração. paralelamente, existe completa separação entre o cargo da pessoa e sua vida privada.
 Weber considerava que , em uma perspectiva puramente técnica, a burocracia é capaz de atingir o mais alto grau de eficiência e é, nesse sentido , o mais racional e conhecido meio de exercer dominação e controle sobre os trabalhadores. vale a pena lembrar que weber já tinha antecipado as funções da burocracia quando salientou que estas poderiam facilmente ganhar uma lógica própria , tornando-se fins em vez de meios , na busca de objetivos predefinidos. 
 
 -FATORES-CHAVE DO CONTEXTO: consolidação da autoridade racional-legal nas sociedades ocidentais. racionalização do direito , centralização do poder estatal, expansão do capitalismo e surgimento de uma sociedade de massas, industrialização e racionalidade técnica presente em grandes empresas verticalizadas e hierárquicas.
 -PRESSUPOSTOS: trata-se de um modelo ideal, impossível de ser encontrado na prática na sua forma pura.
 -FOCO DE ANÁLISE: a organização como um todo.
 -CONCEITOS-CHAVE: os princípios da burocracia.
 -PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES: predomínio da lógica cientifica, consolidação de metodologia de análise racionais, caráter democrático, mediante redução dos favoritismo e clientelismo, desencadeamento de uma serie de reformas de cunho democrático em sociedades capitalistas em expansão, concepção de uma forma racional e eficiente de organizações de existência de atividades rotineiras.
 -LIMITAÇÕES E CRITICAS: prevalece a concepção da organização como um sistema fechado, não dando a devida importância aos fatores externos. as disfunções da burocracia, dentre as quais a rigidez pela excessiva formalização e abuso de poder tecnocrático ( limitações essas já previstas por weber). 
Gestão da Administração
A gestão administrativa abordava os princípios gerais da administração. Henri Fayol foi o principal mentor da mesma. Segundo o autor, o livro “administração industrial e geral” foi a base do seu sucesso gerencial.
Fayol acreditava na utilização de métodos científicos aplicados à administração, e que o sucesso de uma boa administração não era somente habilidades pessoais inatas.
Foi feita uma divisão nas operações empresariais:
Operações Técnicas; Operações Comerciais; Operações Financeiras; Operações de Segurança; Operações de Contabilidade e Operações de Administração.
A administração destaca-se das demais funções.
Funções de Administração:
Prever; Organizar; Comandar; Coordenar e Controlar. 
Essas 5 funções foram agrupadas em 4 funções de administração. A diferença é que as funções Comandar e Coordenar se uniram se formaram uma nova função: Dirigir.
Lyndall F. Urwi, foi o primeiro a introduzir o conceito de “amplitude de controle” na administração.
James D. Mooney, desenvolveu uma abordagem à administração fundada em processos escalares, definições funcionais de serviços e tarefas e coordenação e integração das atividades organizacionais como um todo.
A administração científica também tem algumas limitações. Entre uma das principais críticas destacam-se o fato de focar no sistema formal da organização, cadeia de comandos, não levando em consideração lado informal da empresa. Mais, continua a enxergar a empresa como um sistema fechado, onde seus competidores, fornecedores, agências reguladoras, entre outros, não são considerados e nem analisados. Por fim, critica-se a ausência de fundamentação científica dos métodos e técnicas estudadas por Fayol.
 Movimento de Relações Humanas
O movimento de relações humanas nasce a partir dos resultados de pesquisa no campo de Frebrerico Western em Hawthorne no EUA. Essa pesquisa gerou ás bases das relações humanas, ficou conhecida como os experimentos de Hauthorne o objetivo inicial da pesquisa consistia em verificar os efeitos da iluminação no local de trabalho. Os resultados da pesquisa, porém, não foram esperados. Durante os experimentos realizados, toda vez que se aumentava a intensidade de luz a produção aumentava.
A partir dos resultados, foram realizados outras experimentos, em que se buscam observar o comportamento dos trabalhadores a cada pequena mudança no lanches, intervalores, incentivos, horários e trabalhadores. Os resultados foram imediatos a moral dos trabalhadores aumentavam a produtividade também. Mayo concluir que esses resultados mais eficientes foram decorrentes do interesses pessoal dedicado bom trabalhador e da supervisão mais cooperativa.
Mayo mudou ás Interpretações, retirando a eficiência equação. Para ele os gerentes pensavam que ás respostas aos problemas industriais eram decorrentes da eficiências, técnicas, quando na verdade os problemas eram de ordem humana e social. Além de Mayo a escola de relação humanas teve a colaboração autores Fritz Roetheisberg e William Deckson.
Mayo e seus colegas chegaram conclusão, que serviram como base ao movimento de Relações Humanas. 
•	A integração Social de indivíduos é fator determinantes de sua produtividade.
•	O comportamento do indivíduo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence.
•	As organizações são compostas por diferentes grupos informais, que não coincidem com sua estrutura formal.
•	Uma supervisão mais cooperativa e procurada com trabalhadores aumenta com eficiência organizacional.
Roelhesberger refere- se a Mayo como um aventureiro no mundo das ideias Mayo foi capaz de interpretar os dados e os resultados e Hewthorne de forma inovadora e levantar nova questões e hipóteses que dirigiram os estudos futuros nem sempre possível de observar na pratica.
•	Pressuposto - A organização é um sistema Social .
•	Foco de Analise- O indivíduo e os grupos informais nas organizações.
•	Conceito Chaves- Produtividade e eficiência são influenciadas pelos grupos de trabalho.
•	Principais Contribuintes- Inclusão do fato na analise organizacional.
•	Limitação e Critica- Prevalecer a concepção da organização como sistema fechado.
•	 Enfoque comportamental
•	Um conjunto de autores que coexistiu com os principais pensadores da escola clássica de administração apresenta várias ideias e conceitos que precederam muitas das escolas de administração desenvolvidas . Ente elas destacaram-se principalmente Mary Paker Folhet (1863-1933) e Chester Barnand (1886-1961).
•	A visão do poder, para Follet , não se limitava á autoridade hierárquica, mas era também uma capacidade de que poderia se desenvolvida e incentivada pelos gestores por meio da delegação antecipando assim muitas proposições sobre participação e liderança democrática.
•	Follet também supera sua contemporâneas na visão mais dinâmica das organizações ,as quais concebe como uma teia complexa de relações sociais dinâmicas e circulares. Ela introduz a expressão lei da situação para se afastar dos princípios universalmente válidos . Para da uma pessoa não deve dar ordens a outra, mas ambos devem concordar e obedecer aos requisitos da situação que é , acima de tudo , reflexo do conjunto de inter-relação que se estabelecem entre os intervenientes . Paralelamente , considerava que o contexto está em constante evolução , exigindo diferentes respostas comportamentais . 
•	A autora adiante assim uma concepção mais aberta e dinâmica das organizações.
•	Chester Barnand foi um importante percursos da escola comportamental, antecipando muitas das ideias da abordagem comportamental, inspirado em Durkeim , Barnad se propõe a apresentar uma teoria da cooperação em organizações formais . Pra ela , as organizações são sistemas de atividades conscientemente coordenador de duas ou mais pessoas , que existem porque os indivíduos não podem realizar objetivos individuais de forma isolada.
Enfoque comportamental
Um conjunto de autores que coexistiu com os principais pensadores da escola clássica de administração apresenta várias ideias e conceitos que precederam muitas das escolas de administração
desenvolvidas. Ente elas destacaram-se principalmente Mary Paker Folhet (1863-1933) e Chester Barnand (1886-1961).
A visão do poder, para Follet , não se limitava á autoridade hierárquica, mas era também uma capacidade de que poderia se desenvolvida e incentivada pelos gestores por meio da delegação antecipando assim muitas proposições sobre participação e liderança democrática.
Follet também supera sua contemporâneas na visão mais dinâmica das organizações, as quais concebe como uma teia complexa de relações sociais dinâmicas e circulares. Ela introduz a expressão lei da situação para se afastar dos princípios universalmente válidos. Para da uma pessoa não deve dar ordens a outra, mas ambos devem concordar e obedecer aos requisitos da situação que é , acima de tudo , reflexo do conjunto de inter-relação que se estabelecem entre os intervenientes . Paralelamente, considerava que o contexto está em constante evolução , exigindo diferentes respostas comportamentais . 
A autora adiante assim uma concepção mais aberta e dinâmica das organizações.
Chester Barnand foi um importante percursos da escola comportamental, antecipando muitas das ideias da abordagem comportamental, inspirado em Durkeim , Barnad se propõe a apresentar uma teoria da cooperação em organizações formais . Pra ela , as organizações são sistemas de atividades conscientemente coordenador de duas ou mais pessoas , que existem porque os indivíduos não podem realizar objetivos individuais de forma isolada.
Escola Qualitativa
Na segunda metade do século xx surgiu ás correntes de administração uma dela Escola Qualitativa. Sua principal contribuição foi a introdução de complexo de modelos matemáticos e estatísticas na analise de modelos complexos, de forma a auxiliar a revolução de problemas organizacionais o modelo tinha como objetivo auxiliar a tomada de decisões dos administradores.
Impactos da Segunda Guerra Mundial- Durante a Segunda Guerra Mundial, os países envolvidos nos conflitos investiam boa parte dos seu orçamentos em pesquisas cientificas, constituíram equipes de matemáticos, físicos, entre outros cientistas com o Objetivos de encontra soluções matemáticas Qualitativas para problemas militares. Com o fim da guerra esse conhecimento acumulado tinha como base modelagem matemática pela organização.
Impactos das Associações de disseminação da Informação para Gerentes- Com expansão e crescimento da administração, os administradores tinha necessidade de tomar contato com ás novações teóricas que estavam surgindo. O conhecimento em administração ainda estava pouco sistematizado, e os administradores sentiam a necessidade de se organizar.
A escola Qualitativa utilizava de técnicas matemáticas e estatísticas para analise de modelos complexos de forma a auxiliar de problemas organizacionais, portanto a maioria desses problemas pode ser modelado qualitativamente.
•	Pesquisa Operacional 
•	Gestão Operações
•	Gestão de Sistemas de informação
Pesquisa Operacional - Foi a primeira Escola Qualitativa é a pesquisa operacional, que consiste na aplicação cientificas baseados na moldagem matemática e estatística o problemas complexos para auxiliar o processo de tomadas gerenciais como Projetar, Planejar e Operar Sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos.
Modelo de Pesquisa Operacional - Oferecer aos administradores a uma forma sistemática e cientifica de resolução de problemas em ambientes complexos e situações caracterizado a incerteza e conflitos.
Pesquisa Operacional - É possível descobrir a melhor forma de fazer qualquer coisa, como prever futuros, minimizando os custos de armazenamentos ou gerir oficialmente filas de espera, poupando tempo e dinheiro.
Gestão de operacionais - A gestão de Operações – É superespecialização da escola qualitativa tem como foco a operação e o controle do processo de transformação de matérias, trabalho e Capital em produtos ou serviços a escola qualitativa tem suas raízes na escola clássica de administração, mas especificamente no movimento da administração cientifica. Entre ás principais áreas de estudos da gestão de operação destacam- se planejamento de necessidades matérias, gestão de estoque, planejamento de produção e controle qualitativo.
Sistema de Informação Gerencial – Referente Escolas Qualitativas campo de sistemas da Informação Gerenciais fortemente influenciando desenvolvimento da ciência computação com função de monitorar ás informações e selecionar apenas aquelas que tem potencial para torna-se uma informação.
Teoria dos Sistemas 
As teorias administrativas e organizacionais estudam os aspectos internos da organização. Essas teorias tinham uma visão com os sistemas fechado, sem interação com seu ambiente interno.
As teorias analisada eram paralelamente todas voltadas para uma visão simplificada que não consegue perceber a complexibilidade e o pluralismo que podem existir dentro da mesma organização.
A científica e a escola quantitativa focavam a subsistema técnico ao passo que as teorias trouxeram importantes contribuições para organização, porem em partes, perdendo de vista seu funcionamento como um todo.
Surge a teoria dos sistemas como uma nova forma de interpretar as organizações e contribui para abertura das visões interna e externa. Essa abordagem vê as organizações como um todo, composto pó partes cuja atividade de toda a organização e paralelamente como parte de um sistema maior o sistema externo.
A organização passa a ser percebida como sistema aberto em continua relação com o ambiente em que está inserida.
Para a teoria dos sistemas, a organização é um sistema complexo composto por diversos subsistemas em continua interações. O trabalho do administrador é assegurar que todas as partes da organização sejam coordenadas internamente, de forma a alcançar os objetivos da organização.
A teoria do sistema não enxerga o trabalhador como um homem social ou complexo e sim como um homem funcional. Para a teoria dos sistemas, as organizações são sistemas de papeis nas quais o homem funcional executa em determinada papel, administrando suas expectativas e ajustando-se aos novos papeis que lhe atribuídos, uma propriedade dos sistemas abertos que se refere as diversas formas possíveis de alcance do mesmo objetivo.
As principais criticas referente a teoria dos sistemas, pode-se destacar a descrença quanto à transposição a criticar ou ineficientes de pressupostos adivinhos da ciências biológicas e naturais.
Enfoque Contingencial 
O enfoque contingencial baseia-se na concepção da organização como um sistema aberto em interação com o ambiente em que ela esta inserida refutam os princípios universais de administração e defendem que uma variedade de fatores tanto internos quanto externos á empresa podem influenciar seus resultados .
Os administradores perceberam que os métodos e técnica altamente eficazes em uma situação deixavam de funcionar em outras . A tarefa do administrador é analisar a situação e sua circunstancias específicas para identificar quais técnicas trariam os melhores resultados sob as condições daquela situação.
A perspectiva contingencial com sua máxima "tudo depende", pode aparecer intuitivamente lógica. Afinal, existem milhares de organizações diversas entre si em termos de tamanho, objetivos, tarefas, pessoas, indústrias etc. Que podem de um conjunto de pesquisar empíricas que identificam as principais contingências, isto é as características que podem influenciar a estrutura de uma organização. Por essa razão, essa corrente é determinada contingencia estrutural. Entende as contingencias ajuda o administrador a compreender quais ações administrativas ou estruturar organizacionais são mais adequadas em determinado conjunto de circunstancias. 
A perspectiva contingencial alerta que não existe uma melhor maneira de administrar um caminho para atingir os objetivo propostos , dependendo das variáveis contingenciais , várias estruturas organizacionais e formas de administração são possíveis de ser
adotadas . 
A teoria dos sistemas e o enfoque contingencial mudaram substancialmente a formar dever a organizações e a administração. O conceito chave para a compreensão dessa mudança é o de abertura , afinal , trata-se de abertura das fronteiras da organização no ambiente em que atua assim como de sua abertura interna , enforcando o impacto que os diversos substancia técnicos , sociais , culturais etc. Que compõem a organizações de desempenham em temos de alcance seus objetivos . 
Com base nessa nova perspectiva , a busca da melhor forma de administrar perde sua razão de existência. O gestor encontra- se diante de uma pluralidade de caminhos que podem ser utilizados para alcançar os objetivos organizacionais desejados . Nenhum desses caminhos é o melhor.
A otimização encontra-se seu substituto em um conjunto de alternativas satisfatórias de administração, e cada uma delas pode levar ao encontro dos mesmos objetivos. Cabe ao administrador tomar uma decisão considerando características da organização o seu contexto 
Teorias Contemporâneas
Dentre as principais teorias organizacionais contemporâneas, é possível destacar a teoria dos custos de transação, a teoria da ecologia populacional e a teoria institucional. 
Teoria dos custos de transação tem origem na economia. Com base no pressuposto do homem racional, que age em função de seus próprios interesses, o principal representante dessa teria, Oliver Williamson, desenvolve um corpo teórico que aproxima os campos de economia e sociologia, focando nos custos da transações.
A transação refere-se ao intercambio de bens e serviços.
O custo de transação aparece no desenrolar de um intercambio econômico. Por exemplo, a maioria das pessoas que compra ações deve pagar também o custo do agente que vai intermediar o processo (Broker). Custos de transação podem surgir ema informação, negociação, legislação de contrato, etc.
As transações podem ocorrer sobre a égide no mercado ou da organização. Sob a égide do mercado ou da organização que se encontram na base das transações. A organização entre tanto, possibilita a existência de contratos que por sua vez, permite uma relação continua duradoura entre partes. A teoria levanta uma hipótese acerca das origens da organização ( hierarquia), vendo –as como respostas aos ambientes incertos, como evolução natural das transações que ocorrem livremente no mercado para transações que se realizam como hierarquia das organizações.
A teoria Ecologia Populacional é a utilização mais extrema do ponto de vista ambiental para explicar fenômenos organizacionais.
O conceito é emprestado da biologia em uma referencia dinâmica de populações de espécies e como essa populações de espécies integram com o meio ambiente.
Os fatores ambientais relacionam aquelas características organizacionais isoladamente.
Movimento de Estudos Críticos em Administração
O movimento de estudos críticos tem grande contribuição para os estudos administrativos e organizacionais. Favorece a reflexão, o questionamento e a renovação das estruturas.
Foi consolidada em 1990 no Reino Unido, com nome de “Critical Management Studies”. Surgiu com o objetivo de expor as faces ocultas, as estruturas de controle e de denominação e as dificuldades nas organizações. Busca questionar as teorias tradicionais, e que as coisas nem sempre são o que aparentam ser na administração. Assim, ajuda a melhor desempenho e desenvolvimento da organização.
2.	ESTUDO DE CASO
2.1.	Perfil da organização
2.1.1.	Denominação
A D.J. Indústria e Comércio Ltda é constituída por três sócios. A natureza jurídica da empresa é sociedade empresaria Ltda, descrita na Receita Federal pelo código 206-2, sua atividade econômica principal é a fabricação de artefatos de material plástico para usos industriais, descrito pelo CNAE 22.29-3-02.
A sociedade iniciou suas atividades em 03 de abril de 1975 e seu prazo para fechamento é indeterminado. A responsabilidade de cada um dos sócios é estrita ao valor de sua quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital.
A organização se deu origem a partir de uma decisão tomada por um dos sócios, em 1973, de unir as experiências e conhecimentos de ambos os três sócios para criar uma entidade de renda matérias plásticas. Começou faturando pouco, seu regime de apuração de impostos era o Simples Nacional, faturando no máximo 1 milhão ao ano, quando então em 1975 os sócios mudaram de ramo, atuando na área de fabricação de artefatos de materiais plásticos e não somente revenda, criando a D.J. Indústria e Comércio Ltda.
Ainda assim a empresa faturava pouco, com a ajuda de divulgações e Redes Sociais sua rendas foram aumentando. Nessa Longa trajetória, existiram vários altos e baixos. Uma das épocas de crise da empresa foi quando o Brasil passava por crise financeira, por ser uma empresa de pequeno porte (EPP), a D.J. sofreu muito com a crise econômica, principalmente na época do Governo Color.
Passado essa crise, a D.J. foi se reerguendo até que deixou de ser uma empresa Simples Nacional e passou a ser uma empresa RPA faturando mais e pagando impostos normalmente.
Hoje em dia a D.J. é uma empresa de médio porte, com 123 funcionários divididos em uma cadeia hierárquica bem amplas e com variações de cargos e salários. 
2.1.2.	Produtos e força de trabalho
O Principal objetivo da DJ é industrialização de termoplásticos em geral, bem como importação e exportação. Tendo como foco o desenvolvimento de seus produtos e maior facilidade e rapidez em todo o seu processo industrial. 
Seus principais equipamentos são: tambores rotativos manuais, estrutura em aço para tanques plásticos, estação de tratamentos e fluentes, lavador de gases horizontal, captadores de gases, sistemas de exaustão, filtro, prensa não hérmica, dosador de aditivos.
Seus principais produtos são ferramentas, equipamentos e maletas para pesca, lixeiras, cesta para roupas, baldes, caixas para concretos, caixas laminadas e bobinas. É conhecida por sua tradição e injeção e laminação de termoplásticos.
Sua força de trabalho é composta por 123 funcionários divididos em cargos e departamentos como produção, administrativo, transporte, expedição e diretoria. Os produtos passam como matéria prima no departamento encarregado pelas compras, segue para conferencia, cada matéria prima é destinada a um produto diferente, portanto cada qual vai para seu respectivo equipamento até que se torne o produto acabado. Depois de acabado, os produtos são levados em estoque para conferencia novamente, até serem vendidos a um consumidor intermediário, que posteriormente revenderá o mesmo produto a um consumidor final. 
2.1.3.	Mercados e segmentos
A D.J. é um mercado no ramo de injeção de termoplásticos e fabricação de materiais plásticos. Seus principais segmentos de mercado é a segmentação geográfica que visa buscar unidades distintas para vendas de produtos; a segmentação psicográfica que busca estilo de vida de clientes, personalidade e valores de produtos, e a segmentação comportamental que visa ocasiões de consumo, frequências de uso e aquisição de cada produto. 
Assim, a organização atrai clientes encontrados em mercados de clientes intermediários. Os clientes são atraídos pela mensuralidade da empresa, democracia e racionabilidade, sabendo-se que tudo o que acontecer de bom ou ruim, a organização poderá se contatada. Aceitando críticas e sugestões; 
Seus clientes alvo são supermercados, feiras livres, revendedores, farmácias e até mesmo outras indústrias e entidades de reciclagem. 
2.1.4.	Concorrentes e aspectos relevantes
- CHUSMA IND E COM DE PLÁSTICOS LTDA - No mercado desde 1993, é especializada na termo formação de peças plásticas, através do sistema Vaccum Forming. Tendo como missão principal produzir com excelência produtos e serviços de qualidade, que proporcionem satisfação e valor superior em nossos clientes, visando o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional, promovendo a constante capacitação de nossos
colaboradores.
-PLASTER COMPOSTOS IND E COMERCIO DE PLASTICOS LTDA - Com 12 anos de vida, a Plaster fabrica materiais compostos e possui conhecimento, tecnologia e experiência para atender sua demanda. Trabalha com diversos tipos de materiais, tais como ABS, EVA, PEAD, PEBD, PELBD, PP e PS.
2.1.5.	Fornecedores e matérias-primas
Principais fornecedores de Insumos e matéria:
-HTCY BRASIL ETIQUETAS E TECNOLOGIA ERELI-ME
-PLASLEMOS INDÚSTRIA E COMERCIO DE PLASTICOS
-SILIPLASTIC INDUSTRIA E COMERCIO LTDA-ME
-FOUR COMERCIO E INDUSTRIA DE PLASTICOS LTDA
-PREVISÃO INDUSTRIA COMERCIO PRESILHAS LTDA-EPP
-CAMAR PLATICOS LTDA
-COMFITAS INDUSTRIA COMERCIO FITAS LTDA
-COLOR MARQUES COMERCIO DE PIGMENTOS LTDA
-INDUSTRIA DE PAPEIS PARA EMBALAGENS IRMÃOS 
- PLAST-BATCH INDUSTRIA E COMERCIO DE PLASTICOS LTDA
-PLASTER INDUSTRIA COMERCIO DE RESINAS PLASTICAS
-ACTIVAS PLASTICOS INDUSTRIAIS LTDA
-EF INDUSTRIA E COMERCIO DE ETIQUETAS E ROTULOS LTDA
-EVEREST EMBALAGENS INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
-ARIAL GRAFICA LTDA
-EPORTALI INDUSTRIA E COMERCIO DE EMBALAGENS PLASTICAS LTDA
-PRODUMASTER ADVANCED COMPOSITES
-MAXPOLI INDUSTRIA E COMERCIO DE PLASTICOS LTDA
-INNOVA S.A.
-PROPLAST INDUSTRIA DE EMBALAGENS LTDA-EPP
-CAMAR PLASTICOS LTDA
-BRASQUEM S.A.
-NOVA PIRAMIDIAL THERMOPLASTICS LTDA
-T.H.R INDUSTRIA E COMERCIO DE EMBALAGENS LTDA
-CROMEX S.A.
Principais Prestadores de Serviços:
-PRATIC WORK PROMOAGILE COM . E SERV. LTDA
- AMERICA SERVICE SOLUÇÕES ETECNOL. LTDA-ME
- SAMA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL LTDA
- SOCCI COMPUTAÇÃO GRAFICA LTDA
- SLOGAN SERVIÇOS CONTABEIS LTDA- EPP
- VAN ROOY COM. E INF. LTDA
- PRIMA SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO LTDA
- PASSOFT TECNOLOGIA LTDA
- MEXXERA TECNOLOGIA E SERVIÇOS
- ID DO BRASIL LOGISTICA LTDA
- INTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE E S.A
- MANDIC S.A.
- BOA VISTA SERVIÇOS S.A.
- SLOGAN SERVIÇOS CONTÁBEIS LTDA 
2.1.6.	Organograma da organização
 
2.2.	Coleta de Dados
A organização da empresa é divida entre departamentos e áreas distintas da empresa tais como: compra, conferência, produção, estoque, vendas e expedição. As maiores decisões são tomadas pelos sócios referente a organização, as demais, são tomadas pelo supervisor e pelo encarregado de cada departamento. A forma e desempenho dos funcionários são avaliados quando a empresa traça metas na carreira profissional dos mesmos. Os funcionários que batem essa meta são funcionários mais valiosos. E são avaliados a todo instante pois para um dos sócios cada dia é um desafio na vida de cada um.
Visando a formação de um novo líder dentro da empresa são considerados as principais características: pontualidade, pró-atividade, boa conduta com os demais funcionários, respeito e educação. Ele tem o dever de demonstrar o quanto é capaz para atingir seus objetivos dentro da empresa. 
Ela sempre deu a oportunidade para seus funcionários, foi colocado uma urna pra os mesmos proporem suas ideias e críticas de forma implícita e explícita. 
Os métodos usados para melhor aderir os meios de comunicação entre si são: dinâmicas em grupo e reuniões presenciais.
Caso ocorra um atraso na produção, é corrigido com conversa para que não se agrave. O departamento responsável se move por completo para que possa corrigir o erro com rapidez e eficácia, se for necessário é proposto ao funcionário a hora extra.
Para a D.J. chegar na posição que se encontra hoje, foi necessária muitas divulgações por meio de panfletos e internet, e contou também com a ajuda de outras empresas que seguem o mesmo ramo. Claro que para manter os clientes é necessário uma boa qualidade de serviços. 
Diante de uma concorrência a sua altura, ela age normalmente e de uma forma mais elevada procuram ressaltar seus pontos fortes e diminuir custos. Tendo como base a responsabilidade a empresa garante um bom convívio interno e consequentemente externo.
Tempos atrás, a D.J. sofreu com uma crise econômica, e foi obrigada a reduzir custos. Assim, foram demitidos bons funcionários, fazendo com que a empresa ficasse ainda mais desfalcada. Com isso, teve como lição escolher a dedo seus funcionários, para que não haja corte de pessoas que melhor se desempenham para contribuir nas metas da empresa.
Hoje a empresa está em bom patamar, mesmo assim procura evoluir e alcançar metas mais elevadas, contando sempre com seus colaboradores.
ROTEIRO DA PESQUISA
Q1- Como é a organização da empresa, ou seja, de que jeito é dividido o trabalho? Como e por quem são tomadas as decisões?
Q2- De que forma o desempenho dos funcionários é monitorado? Eles são avaliados? Se sim, com qual frequência?
Q3- Se algum serviço da empresa não atingir o resultado esperado, como isso é corrigido?
Q4- Quais foram os meios utilizados pela empresa para alcançar a posição em que se encontra hoje?
Q5- Como a empresa age diante de uma concorrência a sua altura? E uma mais elevada?
Q6- Quais as características eu são consideradas para um funcionário se tornar um líder?
Q7- Qual foi o maior desafio que a empresa enfrentou até hoje?
Q8- A empresa incentiva os funcionários a ter uma boa convivência no ambiente de trabalho?
Q9- A empresa da oportunidade para os funcionários propor sua ideias?
Q10- Quais os meios utilizados pela empresa com ambiente interno e externo?
Q11- Como é a relação da empresa com ambiente interno e externo?
Q12- Quais os critérios básicos utilizados para diminuir custos desnecessários com meios de produção?
Q13- Quais são os meios usados para lidar com a tecnologia?
Q14- Quais são os métodos usados para melhor aderir os meios de comunicação com os funcionários?
Q15- Você acha que a qualidade dos gerentes e direitos da empresa influência na produtividade?
Q16- O que é feito para reduzir custos e desperdícios ?
Q17- Quais as práticas motivacionais utilizadas pela empresa perante seus funcionários e clientes?
3.	ANÁLISE DOS DADOS E SUGESTÕES DE MELHORIA
3.1.	Análise dos dados
A forma de administração da empresa se encaixa na “teoria da burocracia”. A empresa tem funções de trabalho bem definidas subdivididas em tarefas rotineiras. Os membros tem direitos e deveres definidos por regras que são aplicadas igualmente a todos, a organização obedece ao principio da hierárquica, cada cargo está sob o controle ao principio da hierárquica, cada cargo está sob o controle e supervisão de um superior.
Existem regras e procedimentos no qual deverão ser obedecidos, formalizado pela fonte autoritária. Os sócios são completamente separados das decisões da propriedade dos meios de produção, existe completa separação entre o cargo da pessoa e sua vida privada.
A empresa busca alcançar objetivos pré-definidos e visa a organização como um todo. Tudo isso se encaixa na teoria da burocracia.
3.2.	Interpretação dos dados
3.2.1.	Pontos fortes
Evidenciamos como ponto forte da empresa D.J. seu potencial em atender todos os clientes em que sua divulgação abrange, produtos satisfatórios e certificado de qualidade ISSO 9001. Sua localização é boa e conhecida, a região onde se encontra é isenta de enchentes e desastres naturais. É um ótimo ponto comercial. Não muda sempre de endereço, mantendo sempre fácil acesso para seus fornecedores e Clientes.
Como hoje em dia a internet está sendo um dos meios de comunicação mais utilizados a empresa D.J. disponibiliza um site para que seus clientes possam visualizar seus produtos e entrar em contato via internet. Assim como fornecedores, também conseguem mais informações sobre a empresa através do site. 
Seus funcionários são capacitados e especializados em sua área. A D.J. procura motiva-los bastante para que se cumpra a meta de ter a cada dia funcionários mais capacitados. Eles trabalham uniformizados, o que ajuda na organização interna da empresa. Todos, sem exceções, tem livre acesso aos sócios, mantendo a comunicação, sempre que necessário, independente de seu cargo ocupado.
3.2.2.	Pontos de melhoria
Um dos pontos fracos da empresa é seu horário de funcionamento, que é somente
de segunda à sexta – feira, não disponibiliza horário para atendimento aos sábados e domingos. 
Por mais que a empresa tenha uma boa divulgação, os produtos as vezes sobram, por falta de compradores. Alguns produtos são vendidos com defeito por que passam despercebidos pelos olhos do inspetor de qualidade.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com esses dados , conclui-se que a D.J. é uma empresa em que se encaixa dentro das três teorias onde seus principais segmentos de mercado é a segmentação geográfica e psicográfica e a comportamental. Sua principal fabricação é de artefatos de material plástico para usos industriais, sendo uma empresa de médio porte tem como foco desenvolvimento de seus produtos a maior facilidade e reproduz em todo seu processo industrial. A D.J. faz com que seus clientes sejam atraídos pela mensuralidade da empresa.
Cumprimos os objetivos que tínhamos proposto para a realização da APS onde coletamos os dados da empresa, analisamos as áreas e departamentos, oportunidade de crescimento, ambiente de trabalho, como é feita a subordinação dos empregados, plano de carreira e como a empresa visa deixar os seus funcionários motivados pra que obter melhores resultados em suas funções. Este trabalho foi muito importante para nosso conhecimento e compreensão de como funciona o processo administrativo da empresa das teorias e as maneiras que as mesmas podem ser aplicadas, além de nos permitir desenvolver e aperfeiçoar o processo de produção, qualidade e melhorias para funcionários, uma vez que quando falamos de manter os funcionários motivados não estamos falando apenas de remuneração e sim em preocupar com o ambiente de trabalho.
•	Sugestões propostas pelo Grupo
 A D.J. poderia funcionar meio período aos sábados para que haja maior conforto aos seus clientes. Estendendo um dia de funcionamento, poderia estender também sua vendas para clientes que não podem resolver negócios durante a semana, maximizando seus lucros.
Poderia entrar com recursos para ser anunciada em redes de televisão e jornais. 
Oferecer cursos para que seus funcionários fiquem atualizados, também é um bom investimento que trará retorno financeiro para a empresa.
Colocar mais inspetores de qualidade para que não haja defeito de fabricação nos produtos. 
 
REFERÊNCIAS
SOBRAL, Felipe; PECI, Alketa; Administração – Teoria e Prática no contexto. 2. ed.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando