Buscar

discurssiva zoologia veterbrados

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (381947) -Zoologia de Vertebrados (BID23)
 Prova: 5454566
QUESTÃO:
1. O ensino de Ciências deve possibilitar aos estudantes a ampliação de seus conceitos iniciais (cotidianos), para que se tornem mais elaborados (científicos). O professor tem papel importante nesse processo na condução de seus estudantes por este percurso transformador. Sabemos que ensinar ciências não é uma tarefa fácil, pois exige algumas posturas do professor, desde o planejamento das aulas à avaliação da aprendizagem. Sendo assim, que características são imprescindíveis para o professor de Ciências?
RESPOSTA ESPERADA:
O professor de Ciências deve ser pesquisador. Leituras e pesquisas devem fazer parte de seu cotidiano para que possa estar antenado às descobertas da ciência. O autoestudo também deve ser uma constante na rotina do professor, visto que de nada adianta ter conhecimento didático (sobre como ensinar) e não dominar a parte conceitual (o que se deseja ensinar). Outra questão a ser destacada é o planejamento das aulas. Os objetivos e as estratégias devem ser traçados previamente sempre que for iniciar um novo conteúdo, dessa forma o professor aperfeiçoa seu trabalho e pode repensar os possíveis erros e falhas que surgirem no processo, sempre buscando melhorar o seu trabalho. O professor sempre deve buscar o envolvimento dos estudantes durante as atividades, valorizando seus conhecimentos (ainda que iniciais), bem como suas dúvidas, para que eles sintam-se motivados a aprender. 
A proposta de atividades diferentes é uma ferramenta importante também para motivar os estudantes, além de aprofundar a dinâmica da produção do conhecimento científico. Por fim, a avaliação deve ser pensada de forma a verificar a aprendizagem dos estudantes e não classificá-los numericamente.
QUESTÃO:
2. A temperatura corporal é importante para todos os seres vivos. A sua manutenção em um limite ótimo é fundamental para que os animais consigam conduzir o metabolismo de forma eficiente. Com relação à estratégia utilizada para a manutenção da temperatura, os animais podem ser ectotérmicos ou endotérmicos. Conceitue e explique o que é ectotermia e sua importância para os répteis.
RESPOSTA ESPERADA:
A ectotermia é a capacidade de regular sua temperatura interna utilizando o calor do ambiente externo. Para os répteis, esse processo é importante, pois permite uma digestão, atividade muscular, colonizar ambientes com baixo suprimento alimentar de forma mais eficiente.

Outros materiais