Buscar

PlanoDeAula_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plano de Aula: História do Direito Brasileiro
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
Título
História do Direito Brasileiro
Número de Aulas por Semana
Número de Semana de Aula
1 
Tema
Introdução à Disciplina História do Direito Brasileiro
Objetivos
O aluno deverá ser capaz, após o encontro da Semana 1, de:
 
Compreender o Plano de Ensino da Disciplina História do Direito Brasileiro, que lhe será ministrada durante o semestre letivo;
Entender como funciona a metodologia de ensino centrada na resolução de casos concretos, empregada no curso de Direito e, por via de consequência, também na disciplina História do Direito no Brasil;
Compreender o conceito de História, relacionando-o ao de  História do Direito;
Entender as bases dos grandes sistemas do direito (civil law - ou sistema germânico-romano - e common law),  situando o direito brasileiro como seguidor da tradição românico-germânica. 
Estrutura do Conteúdo
Semana 1
O Plano de Ensino da disciplina: apresentação da disciplina enfatizando a importância que ela  possui na formação de um profissional com sólida cultura jurídica. Isto porque, além de auxiliar o aluno a se situar como sujeito histórico no mundo em que vive, essa disciplina foi concebida para proporcionar elementos de base para as matérias dogmáticas, sem deixar de estabelecer um diálogo permanente com as outras disciplinas de fundamentos.
Por isso, é importante que o estudante tenha ciência dos conteúdos a serem ministrados em cada semana.
Em cada plano de aula, o estudante encontrará casos concretos para resolução prévia, que serão discutidos e abordados durante as aulas. 
O conceito de história e sua decorrente correlação com o conceito de história do Direito. O propósito é explicar aos educandos a relação entre passado e presente e a consequente importância  daquele  na compreensão deste. Nesse sentido, uma das preocupações é a de  demonstrar  a relação dialética e dinâmica entre história e direito, enfatizando o aspecto de ser a produção jurídica largamente influenciada pelos fatores histórico-culturais de cada época, ao mesmo tempo em que é determinante na produção de novos fatos (históricos).  
As bases dos grandes sistemas do direito (civil law - ou sistema germânico-romano - e common law),  situando o direito brasileiro como seguidor da tradição germânico-romano. Faz-se necessário, neste ponto, ainda que de forma superficial, que o aluno possa ter  uma compreensão acerca dos dois grandes modelos paradigmáticos do direito ocidental (germânico-romano  e Common Law), observando que a tradição brasileira, corolária da portuguesa, compartilha/ assume a tradição germânico-romana (também chamada de  continental ou da Civil Law), desenvolvida em países europeus, como, por exemplo, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, sendo a Inglaterra a mais notória exceção, ao assumir posição na paradigmática família da Common Law. 
Aplicação Prática Teórica
O aluno deverá assistir aos seguintes filmes:
 "Desmundo" (dirigido por Alain Fresnot, roteiro baseado no livro Desmundo, de Ana Miranda) - ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias. (http://www.youtube.com/watch?v=oxQe_BeRba0).
"Como era gostoso o meu francês" (dirigido por Nelson Pereira dos Santos) - No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória. (http://www.youtube.com/watch?v=MVoP4IxV10w).
		ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 
	
	OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE
AFINAL, O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?
	
	OBJETIVO:
	
	Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber  o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de  texto retirado de sítio da Internet. 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
	
	 Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.
	
	
	
	
	
	DESENVOLVIMENTO:
	
	 
Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:
 
1.    O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios: 
a)    O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1
 
b)    Violação aos Direitos Humanos
http://www.youtube.com/watch?v=vL4wKEKTg-I
 
2.    Depois, ler o texto intitulado: Direitos humanos: Sobre a universalidade rumo aos Direitos Internacional dos Direitos Humanos.
No seguinte sítio: http://www.dhnet.org.br/direitos/brasil/textos/dh_univ.htm
 
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PRODUTO/RESULTADO:
	
	 Texto elaborado pelo aluno, com o título: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.
Direitos Humanos, são direitos que você tem simplesmente porque é humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como pessoa, como o direito de viver livre, falar o que pensa, e ser tratado como igual. Existem vários tipos de direitos, a maioria aplica-se a um certo grupo, mas os direitos humanos são os únicos que se aplicam absolutamente a todos, em qualquer lugar. Isso significa crianças, idosos, pobres, lixeiros, professores, africanos, indianos albanios, cristãos, mulçumanos, cabalistas, ateus, sua mãe, seu pai, seu vizinho e você. Todos têm exatamente os mesmos direitos humanos. Em outras palavras eles são universais.

Outros materiais