Buscar

o que é psicose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicose é um transtorno mental, onde o indivíduo perde o juízo de realidade, “As síndromes psicóticas caracterizam-se por sintomas típicos como alucinações e delírios, pensamento desorganizado e comportamento claramente bizarro” (Dalgalarrondo, apud Janzarik,2003 p.327). 
Um dos delírios mais frequente, e especificamente na esquizofrenia é o persecutório onde segundo Dalgalarrondo, 2008, exemplifica que o psicótico em um estado de delírio acredita que é vítima de um complô e este está sendo perseguido por pessoas que podem ser conhecidas ou desconhecidas.
O que faz os indivíduos perderem essa noção de realidade e ter um surto psicótico, podem ser dês de acontecimentos traumáticos em sua vida como a perda de um ente, tortura, ou até o uso de substancias psicoativas. Os tipo mais comum é a bipolaridade, depressão, esquizofrenia entre outros.
“Indivíduos com esquizofrenia podem exibir afeto inadequado (p. ex., rir na ausência de um estímulo apropriado); humor disfórico que pode assumir a forma de depressão, ansiedade ou raiva; padrão de sono perturbado (p. ex., sono durante o dia e atividade durante a noite); e falta de interesse em alinfentar-se ou recusa da comida.” (DSM-V, p.100)
DSM-IV. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.4.ed. São Paulo, Artmed.
Dalgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed.

Continue navegando