Buscar

Caso Concreto 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 2
Em meio a uma crise política e econômica em 2015, o Governo Federal apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei orçamentária com um déficit de 30,5 bilhões de reais. À época, questionamentos políticos e econômicos foram levantados e o cerne da questão gira em torno de um dos princípios orçamentários mais relevantes, que congrega todos os elementos da atividade financeira do estado. Indaga-se: 
1) A questão que se levantou é se estaria o poder executivo autorizado a propor um projeto de lei com este desequilíbrio? Identifique o princípio orçamentário referente e como os elementos do Direito Financeiro se relacionam no caso. 
Ele pode apresnetar o projeto, pois se não o fizer estará violando a lei de responsabilidade fiscal, entretanto cabe ao Poder Legislativo fiscalizar se o princípio do equilíbrio orçamentário foi violado no caso. Na verdade a Questão será resolvida no âmbito político.
2) Como ficaria com base na legislação atual?
A Emenda Constitucional 95/2016 implementou um novo regime fiscal no qual se tentará alcançar o equilíbrio orçamentário por meio de limites para as despesas públicas.

Outros materiais