Buscar

ENDOMARKETING AULA 5 – O COMPOSTO DE ENDOMARKETING – 05112017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENDOMARKETING
AULA 5 – O COMPOSTO DE ENDOMARKETING – 05/11/2017
“ Paulo Bertone, empresário, mentor, consultor, conferencista e autor, desenvolveu um método único de gestão de Negócios e Pessoas, onde apresenta a fusão perfeita entre Endomarketing, Pessoas e Marketing, adaptando as técnicas adquiridas por ele no exterior à realidade do mercado brasileiro” .
O Composto de Endomarketing
5.1- O composto de Endomarketing ou Endomarketing-mix
O Endomarketing, conforme as definições apresentadas, busca a adaptação de instrumentos, conceitos e técnicas de Marketing, num movimento de fora para dentro da organização. Para facilitar a compreensão do composto de Endomarketing, podemos transformar os 4 Ps em 4 Cs - Companhia, Custos, Coordenadores e Comunicação, numa espécie de transmutação dos elementos do composto de Marketing em Endomarketing-mix.
Em Endomarketing:
O Produto corresponde à Companhia ou empresa.
O Preço tem o seu equivalente em Custos.
Os Pontos de distribuição podem ser associados aos Coordenadores de Endomarketing.
A Promoção correlaciona-se à Comunicação.
EXPLICAÇÃO EXPANDIDA
A definição de Produto, em Marketing, é qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaça necessidades e desejos de um mercado. Sendo assim, o conceito de produto não se limita somente a bens, mas inclui também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras disponibilidades.
Produtos não precisam necessariamente ser objetos. Também podem ser serviços, pessoas, locais, organizações, ideias, etc. No composto de Marketing, o elemento Produto deve ser planejado e desenvolvido para o atendimento das expectativas e necessidades do consumidor; já no composto de Endomarketing, a Companhia, como produto destinado ao cliente interno, deve sofrer adaptações contínuas para oferecer motivação e bem-estar aos seus funcionários e estabelecer, assim, um diferencial competitivo.
O elemento Preço, que determina o valor de venda do produto, tendo como base os custos de produção e fatores de mercado, inclusive os preços praticados pelos concorrentes, tem seu correspondente no elemento Custos.
O elemento Custos inclui a política de remuneração da empresa, investimentos em treinamento e aperfeiçoamento dos clientes internos e também a confecção de materiais e implementação de ações de Endomarketing.
A Praça, ou Ponto de distribuição do produto, como são conhecidas as ações de distribuição, está ligada à movimentação física do produto, incluindo aí as atividades de Logística. Essas ações são responsáveis pelos fatores  tempo, posse e lugar, ou seja, a possibilidade de aquisição do produto no momento em que ele é desejado; a facilidade de encontrá-lo e a garantia de que se está comprando um bem para uso imediato. É o Marketing que cuida da seleção e controle das vias de distribuição, para disponibilizar os produtos em tempo e locais apropriados. No Endomarketing, os Coordenadores, terceiro item do composto de Endomarketing, responsabilizam-se pela implementação das ações. Podem ser chefias intermediárias, líderes de opinião ou quaisquer indivíduos que voluntária ou involuntariamente promovam a cultura e os valores.
A Promoção, cuja tarefa é tornar o produto conhecido e estimular a demanda, utilizando principalmente publicidade e propaganda, promoção de vendas, relações públicas, força de vendas e marketing direto, correlaciona-se com o elemento Comunicação, que abrange as diversas atividades de coleta e disseminação de informações, ferramentas básicas do Endomarketing.
Todo produto é realmente um serviço embalado para satisfazer um desejo.
Esta observação expõe os aspectos racionais e emocionais, tangíveis e intangíveis de um produto, perfeitamente aplicáveis ao Endomarketing.
EXPLICAÇÃO EXPANDIDA
O produto ou serviço, que no Endomarketing corresponde à Companhia, consiste em o que ela pode oferecer ao seu cliente interno para satisfazê-lo, enquanto a embalagem é o componente de comunicação visual que auxilia na percepção e atratividade desse serviço, dando forma e identidade ao produto-empresa. Seus elementos são equivalentes ao de qualquer outro produto, como a marca, a embalagem, o design, a linguagem das cores, o ciclo de vida, etc.
5.2- A Companhia ou Produto-Empresa
Vamos procurar entender cada um dos elementos do produto-empresa:
Uma marca é um produto ou serviço ao qual foram dados uma identidade visual, um nome e um valor agregado de imagem, que o representa. A marca é desenvolvida pela propaganda e está presente em todas as comunicações associadas ao produto, incluindo a sua embalagem.
Partindo deste princípio, a Companhia deve ter a sua marca reconhecida e, mais do que acontece com o produto, ser compreendida pelos seus consumidores. Deve despertar o sentimento de orgulho e estar presente em qualquer documento de circulação interna ou externa, e ainda nos espaços disponíveis para a comunicação bilateral com o público interno.
A embalagem, em Endomarketing, corresponde ao ambiente físico em que são desempenhadas as atividades de uma empresa. As instalações de uma empresa podem ser um diferencial importante para uma estratégia de Endomarketing.
Alterações de ordem funcional e de confortabilidade podem determinar maior bem-estar e predisposição ao trabalho. Assim como para o produto, a “embalagem” da empresa exerce funções importantes em sua identificação. Estudos de natureza ergonômica podem contribuir de forma decisiva para a criação de ambientes agradáveis e com forte apelo à produtividade.
Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à concepção, configuração, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
No Endomarketing, o correspondente ao design é a padronização dos ambientes de trabalho. É a preocupação em criar sistemas de identidade visual, que enfatizem as características próprias e exclusivas de uma empresa. Deve ser elaborado de forma a ser possível identificar e reconhecer a empresa em qualquer um de seus ambientes.
Quanto à linguagem das cores, devemos nos lembrar de que o ser humano está constantemente cercado pelas cores. A luz do sol, por exemplo, revela a infinidade de cores da natureza, com suas inúmeras variações. São elementos que exercem influências psicológicas sobre os consumidores e desempenham um papel determinante nas ações de comunicação da empresa com seus clientes internos.
O conceito de ciclo de vida de um produto, conhecido até mesmo pelas pessoas não especialistas em Marketing, descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindo-a em em quatro fases, cada uma com características específicas e, por isso, com orientações estratégicas diferentes: introdução, desenvolvimento, maturidade e declínio. Esse conceito é igualmente ajustável ao Endomarketing e é denominado ciclo de vida do produto-empresa ou da Companhia.
Podemos entender o Preço como o valor cobrado por um produto e/ou serviço. É a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada em troca da propriedade ou do uso de um produto. No Endomarketing-mix, o elemento Preço tem seu correspondente em Custos. 
No que diz respeito a Custos no Endomarketing-mix, todos os dispêndios financeiros em recursos humanos, incluindo-se salários, gratificações, treinamentos, reciclagem de pessoal e demais despesas com a implementação e execução de programas específicos, devem ser entendidos não apenas como gastos, mas como aplicações e investimentos, que produzem retorno em qualidade e satisfação do cliente interno.
O terceiro elemento do composto de Endomarketing é representado pelos Coordenadores, que têm a sua correspondência com os Pontos de Distribuição do Marketing-mix. Coordenadores são aqueles clientes internos que, por uma relação de interdependência, são responsáveis por tornar o produto-empresa disponível para os demais. Este grupo é composto pelos funcionários que exercem cargos de direção, por aqueles que ocupam  chefias intermediárias e também pelos líderes deopinião.
No que diz respeito à Comunicação, sabemos que, muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do marketing que mais aparece e é percebida pelas pessoas de uma forma geral.
Um provérbio popular afirma que “a propaganda é a alma do negócio”; isto quer dizer que se não divulgarmos o produto aos clientes, eles não saberão da sua existência e não irão adquiri-lo. A Comunicação é portanto o quarto elemento do EndoMarketing-mix. É considerada a ponta do iceberg, ou a parte visível do programa. É a utilização pela companhia de métodos, técnicas, recursos e meios para dirigir-se – e tornar-se receptiva - a seu cliente interno, com o objetivo de estimulá-lo a adquirir e identificar-se com o produto-empresa. A comunicação interna será o assunto da próxima aula.

Continue navegando