Buscar

Uísque e seu processo de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uísque e seu processo de produção
O uísque é uma bebida destilada cujo teor alcoólico pode ser de até 54,9% e os principais ingredientes utilizados na produção desta bebida são a água, levedura e uma espécie de grão, seja de cevada, trigo, milho ou até mesmo de centeio. A grande diferença do uísque está no seu processo de criação que é bastante complexo e pode levar anos para ser finalizado, devido ao processo de maturação da bebida nos barris de carvalho, responsável por conferir as propriedades organolépticas como gostos e sabores.
 Para a produção de uísque são necessários os seguintes processos, maltagem, maceração e cozimento, fermentação, destilação, maturação, filtragem e engarrafamento. Na primeira etapa que é a maltagem, o grão é umedecido e, quando ele começa a germinar, o processo é interrompido gerando um açúcar fermentável. Após a primeira etapa o grão maltado, é moído e passa três vezes por uma espécie de cozimento com água em temperaturas diferentes, a função dessa etapa é ativar as enzimas do amido do malte, para transformá-lo em açúcares solúveis. O mosto proveniente do processo de cozimento é fermentado com uma levedura, que transforma o açúcar em álcool e faz uma liberação de gás carbônico. O processo de destilação é realizado duas vezes para purificar o álcool. Após essa etapa o líquido transparente vai para os barris por onde permanece por anos chamada de fase de maturação, após a maturação é feito a filtragem a frio para remover partículas de suspensão, que podem dar um aspecto indesejado ao uísque. A bebida é, finalmente, engarrafada e está pronta para ser comercializada.
 O índice de consumo de uísque no Brasil é baixo quando comparado com os grandes consumidores no mundo. O clima quente, a cultura dos locais e a tradição a respeito dos momentos em que se costuma beber, aliados a um pouco de medo de bebidas mais complexas, tudo isso pode explicar – mas não justifica. O fato, por exemplo, de o estado de Pernambuco ser o líder do consumo do uísque no país é um exemplo de que a bebida pode perfeitamente ser bem apreciada em temperaturas mais altas.

Continue navegando