Buscar

simulado de dietoterapia aplicada a nutrição 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309162589)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas referentes aos métodos de avaliação do estado nutricional.
		
	
	A albumina sérica é utilizada como padrão-ouro de avaliação do estado nutricional em pacientes politraumatizados (na primeira semana pós-traumatismo), uma vez que possui meia-vida de aproximadamente 20 dias.
	
	Os testes cutâneos não permitem avaliar a imunidade celular por meio da hipersensibilidade cutânea tardia a antígenos específicos e ao índice prognóstico nutricional.
	 
	As medidas das dobras cutâneas podem ser úteis para avaliar mudanças a longo prazo, nas reservas de tecido adiposo subcutâneo, em pacientes que recebem terapia nutricional
	
	A Proteína C Reativa é uma das principais ptn de fase aguda, tendo sua concentração diminuída rapidamente no estresse agudo (4 a 6h depois do trauma).
	
	A utilização das medidas das dobras cutâneas é bastante confiável como método de avaliação do estado nutricional em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva (UTI).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308591075)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para paciente desnutrido grave, a realimentação, em sua fase inicial, deve conter baixo aporte energético devido a:
		
	
	Menor área de superfície corporal
	 
	Diminuição do metabolismo basal
	
	Anorexia
	
	Baixo peso
	
	Redução das proteínas do plasma
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308445661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como poderia ser explicado valores dentro dos limites aceitáveis de albumina sérica em estágios avançados de desnutrição?
		
	
	Pelo dano hepático severo.
	
	Pela diminuição das perdas gastrointestinais;
	
	Pela infecção associada;
	 
	Pela desidratação;
	
	Pela presença de doença articular associada;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308443409)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação é o primeiro passao da conduta dietoterápica. Com relação os parâmentros antropométricos, a medida da dobra cutânea triciptal e da circunferência muscular do braço indicam, respectivamente:
		
	
	reserva protéica somática e reserva adiposa
	
	reserva adiposa e reserva de proteica visceral
	 
	reserva adiposa e reserva proteica somática
	
	obesidade e desnutrição
	
	reserva proteica visceral e obesidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308591073)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desnutrição mista é uma condição clínica que ocorre quando um paciente marasmático é exposto a algum tipo de estresse. Ela é caracterizada pela combinação dos sintomas de marasmo e kwashiorkor, com alto risco de infecções e deficiência na cicatrização. O paciente nessa condição normalmente apresenta os seguintes dados em uma avaliação nutricional:
		
	 
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl
	
	Peso > 60% do padrão de peso para altura; albumina < 3g/dl
	
	Peso ≥ 60% do padrão de peso para altura; albumina ≥ 3g/dl
	
	Peso < 60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl
	
	Peso >60% do padrão de peso para altura; albumina > 3g/dl
		
	1a Questão (Ref.: 201309107232)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Terapia de Nutrição Enteral consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos empregados para manutenção ou recuperação do estado nutricional por meio de nutrição enteral. A respeito deste tipo de nutrição, assinale a opção correta.
		
	
	Devido à sua importância e relevância, a nutrição enteral deve sempre ser prescrita, mesmo com o trato gastrintestinal não íntegro, como nas fístulas intestinais de alto débito.
	 
	Ofertar nutrientes pela via enteral colabora para a manutenção da arquitetura e da microbiota intestinal e modula o sistema imunológico intestinal.
	
	A nutrição enteral, independentemente da situação clínica e do diagnóstico, sempre atinge 100% das necessidades calóricas estimadas, sendo desnecessário suplementar nutrição parenteral.
	
	A nutrição enteral é um procedimento complexo, mais caro que a nutrição parenteral e com índices maiores de complicações.
	
	A nutrição enteral somente deve ser administrada com a extremidade da sonda nasoenteral localizada no jejuno, pois a localização da sonda em posição gástrica não é mais utilizada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309107235)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da administração da nutrição enteral, assinale a opção correta.
		
	 
	A nutrição enteral em sistema fechado é industrializada, estéril, envasada em frasco fechado apto para conexão ao equipo.
	
	A administração da nutrição enteral em sistema aberto deve ser contínua, pois sua validade é indefinida.
	
	A nutrição enteral artesanal é seguramente estéril e amplamente utilizada nos hospitais.
	
	Em sistema fechado, a nutrição enteral requer manipulação prévia, e sua administração pode ser tardia, pois não há riscos de contaminação.
	
	Em sistema aberto, a nutrição enteral é estéril e não existe definição de horário para sua administração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308999665)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um paciente desnutrido devemos:
		
	
	Iniciar uma terapia nutricional agressiva o mais precoce possível
	 
	Iniciar a terapia nutricional enteral ofertando 1/3 a 1/5 do valor calórico total e aumento gradativamente a oferta de nutrientes
	
	Iniciar a terapia nutricional enteral sempre associada a NPT
	
	Dar preferência às fórmulas lácteas para nutrir o enterócito
	
	Utilizar exclusivamente a NPT para recuperar estado nutricional do paciente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308442245)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A densidade calórica (DC) é a relação entre calorias e volume. Este é um conceito comumente empregado na terapia de nutrição enteral. Pode-se afirmar:
		
	
	A DC interfere na osmolaridade da dieta enteral.
	
	A dieta com DC>1, é uma dieta concentrada e indicada para situações de edema e restrição hídrica, por exemplo.
	 
	Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
	
	A dieta com DC<1, é uma dieta diluída e indicada para situações de diarréia e desidratação, por exemplo.
	
	O ideal é oferecer uma dieta enteral com DC igual a 1.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308940940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V.M.L., 22 anos, hospitalizada, diagnóstico de anorexia nervosa. A paciente apresentou ao exame físico perda de massa muscular grave; Aos exames bioquímicos, albumina de 2,3g/dL e Hemoglobina de 7,8g/dL; Ao exame antropométrico, IMC=15,4kg/m2 e CB=19cm. Quanto a sua conduta nutricional responda:
		
	
	Utiliza-se o peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades nutricionais. O peso ideal deve ser calculado a partir da compleição e não IMC médio. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 24 horas após admissão.
	
	Escolhe-se o peso ideal ou habitual para cálculo das necessidades nutricionais na 1°semana de intervenção nutricional. Acompanha-se os níveis de Fósforo, Potássio, Magnésio e Glicemia para avaliar a possibilidade de evolução da dieta na 2° e 3° semanas seguintes.
	 
	Escolhe-se o peso atual para cálculo das necessidades nutricionais na 1°semana de intervenção nutricional. Acompanha-se os níveis de Fósforo, Potássio, Magnésio e Glicemia para avaliar a possibilidade de evolução da dieta. Uma vez normalizados, evolui a oferta energética a partir da utilização do peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades.
	
	Utiliza-se o peso ideal ou habitual para cálculo de necessidades nutricionais. O peso ideal deve ser calculado a partir do IMC e não da compleição. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 48 horas após admissão.
	
	Escolhe-se o peso atual para cálculo das necessidades nutricionaisna 1°semana de intervenção nutricional. As necessidades nutricionais totais devem ser atingidas dentro das 48 horas após admissão.
		
	1a Questão (Ref.: 201309434215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um homem com 45 anos de idade foi encaminhado para realizar cirurgia bariátrica devido ao quadro clínico de obesidade grau III e comorbidades, além de uma longa história de excesso de peso e várias tentativas frustradas de tratamento. Considerando essas informações e o paciente em estado pós-operatório, avalie as afirmações a seguir.
I. O reganho de peso após o segundo ano de cirurgia é considerado esperado, e deve ser monitorado na avaliação nutricional do paciente.
II. Após a ingestão de alimentos ricos em proteína, pode ocorrer a síndrome de Dumping, definida clinicamente pela combinação de sintomas gastrointestinais como cólicas abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e sintomas como taquicardia, tontura, entre outros.
III. No pós-operatório imediato, a dieta do paciente deve conter alimentos com mínimo estímulo, consistência líquida, de cores claras, em temperatura ambiente e sem adição de gordura e açúcar, além de ser ofertada em pequeno volume e frequentemente.
IV. As necessidades nutricionais, no pósoperatório tardio, devem ser consideradas conforme a idade, o sexo e a situação fisiológica atual do paciente, no entanto, o principal cuidado é o de se evitar as deficiências de vitaminas e minerais.
É correto apenas o que se afirma em
 
		
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	III e IV.
	 
	I, III e IV.
	
	II e IV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201309434220)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É caracterizada como disfagia a dificuldade em deglutir alimentos devido a alterações neurológicas, musculares, funcionais ou anatômicas. Essa condição clínica pode representar um risco de aspiração alimentar, sendo necessário acompanhamento do paciente por uma equipe multiprofissional especializada.
Com relação a esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante dos vários tipos de disfagia existentes, a adaptação da textura dos alimentos demanda alto grau de individualização, sendo, geralmente, utilizados alimentos macios, úmidos, liquidificados e/ou picados.
PORQUE
II. A viscosidade do alimento é uma das variáveis mais importantes que afetam a deglutição e a dieta rala facilita esse processo, evitando a aspiração.
A respeito dessas asseções, assinale a opção correta.
		
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308987447)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A ingestão do aminoácido Triptofano é importante no tratamento de pacientes com transtornos alimentares, especialmente Bulimia Nervosa, pois o mesmo é precursor de hormônio ligado ao bem estar, que é:
		
	
	Tirosina
	
	Insulina
	
	Fenilalanina
	 
	Serotonina
	
	Glucagon
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308591067)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto ao diagnóstico de obesidade, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. Quanto ao diagnóstico de obesidade, avalie as afirmativas e classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F). 
( ) Deve-se diferenciar sobrepeso de obesidade, que muitas vezes, são utilizados como sinônimos. Obesidade é uma enfermidade crônica que representa um aumento exclusivo de peso. 
( ) O peso corporal correlaciona-se diretamente à quantidade de gordura total e à porcentagem de gordura corporal. 
( ) Para obter a medida da circunferência da cintura, o paciente deve manter-se ereto, com o abdômen relaxado, os braços ao lado do corpo e seu peso igualmente sustentado pelas pernas.
( ) As medidas de dobras cutâneas são úteis para determinar os depósitos de gordura subcutânea. No entanto quanto maior for o grau de obesidade, menor será a precisão das medidas.
Marque a sequência correta
		
	
	V F V V
	
	F F F V
	 
	F F V V
	
	F F F F
	
	V V V V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309237036)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A disfagia é definida como desordem e/ou desconforto na deglutição, com prejuízos na segurança, na eficiência e na qualidade de comer e beber. Considerando o desafio para suprir as necessidades nutricionais do paciente disfágico, assinale a alternativa correta.
		
	
	No tratamento a longo prazo, a alimentação por sonda nasogástrica é a melhor opção.
	 
	A hidratação pode ser facilitada pelo uso de espessantes.
	
	Alimentos em temperaturas elevadas facilitam o mecanismo de deglutição.
	
	A disfagia por motivo funcional prejudica apenas a passagem de alimentos sólidos.
	
	No tratamento a curto prazo, nutrição parenteral é a melhor opção.
	Qual dos alimentos a seguir deve ser evitado no cuidado nutricional da doença celíaca?
		
	
	Banana;
 
	 
	Macarrão;
 
	
	Cará;
	
	Arroz;
 
	
	Angú;
 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308445702)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A atrofia gástrica (estágio final da evolução da gastrite crônica) e a anemia perniciosa são considerados fatores etiológicos do Câncer gástrico. Com relação aos fatores exógenos, podemos destacar:
		
	
	Estudos sugerem que a dieta normoprotéica previne o Câncer gástrico.
 
	 
	O uso abusivo de dieta pobre em fibras é considerado fator de risco para o quadro de Câncer gástrico.
	
	O tipo de trabalho não interfere na etiologia do Câncer gástrico.
 
	
	A aflotoxina encontrada em sementes oleaginosas não apresenta relevância na etiologia do Câncer gástrico.
 
	
	O uso abusivo de substâncias carcinogênicas: buspirona, asbesto e fibras relacionam-se a etiologia do Câncer gástrico.
 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308444659)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A hipocloridria gástrica afeta grande parte da população idosa e deve ser considerada na atenção nutricional ao idoso. Tal condição poderá causar má absorção de alguns nutrientes levando a condições patológicas. Assinale a alternativa que correlaciona um nutriente que tem sua absorção afetada pela hipocloridria e sua possível conseqüência:
		
	
	Vitamina B5 e anemia perniciosa
	
	Vitamina B12 e anemia microcítica
	
	Vitamina B6 e anemia megaloblástica
	
	Vitamina B6 e anemia perniciosa
	 
	Vitamina B12 e anemia perniciosa
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308481043)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dieta para pacientes com cólon irritável fora da fase aguda deve ser:
		
	
	Consistência semilíquida e pobre em fibras insolúveis
	
	Pobre em fibras solúvel para não agredir a mucosa
	 
	Rica em fibras solúveis e fracionada em pequenos volumes
	
	Rica em fibras insolúveis e com fracionamento diminuído
	
	Consistência líquida e pobre em fibras solúveis
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308446239)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente com câncer gástrico, com significativa perda ponderal recente e com quadro de disfagia para sólidos e líquidos deve receber uma dieta:
		
	
	Pastosa;
	
	Semi-líquida;
	 
	Terapia de Nutrição Enteral;
 
	 
	Terapia de Nutrição Parenteral;
	
	Líquida completa;

Continue navegando