A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
EAD - ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICOLOGIA

Pré-visualização | Página 2 de 7

todas épocas do pensamento ocidental, pois estão relacionados com a ética humana, em que o bem consiste em assumir a responsabilidade por sua própria existência e o mal constitui na inibição das capacidades do homem. 
 
Está correto apenas o que se afirma em:  
 
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	 II e III.
	
	c.
	 I, III e IV. 
	
	d.
	 I e III.  
	
	e.
	 II, III e IV.
0,3 pontos   
Pergunta 8
O termo “Humanismo” remonta ao século XIV, reunindo um conjunto de ideias que visa diferenciar o homem dos demais seres da natureza, realçando suas características mais peculiares.  
Considere as seguintes afirmações sobre esse movimento filosófico e sua influência nas abordagens humanistas na psicologia atual e assinale a única correta: 
	
	a.
	O movimento filosófico, surgido na Itália, é caracterizado pela revalorização da razão e pela ênfase dada à metodologia científica, que começava na época por meio do uso de instrumentos de medição.
	
	b.
	Volta-se para a investigação dos animais, sendo que o homem é considerado um animal evoluído (um símio que pensa), tal como professado pela frase de Petrarca (1304-1374): “Qual é a utilidade de conhecer a natureza dos quadrúpedes, aves, peixes e serpentes e não conhecer ou até mesmo negligenciar a natureza do homem?”.
	
	c.
	Os humanistas que compõem esse movimento filosófico acreditavam na capacidade do homem de planejar sua vida, comandar seu destino e direcioná-lo para a liberdade, a justiça e a paz, enquanto negavam a existência de Deus.
	
	d.
	A Psicologia Humanista floresce nos Estados Unidos, afirmando a necessidade de conhecer os comportamentos inconscientes do homem, que regem suas escolhas.
	
	e.
	Carl Rogers, Abraham Maslow e Erich Fromm, como representantes do movimento Humanista na Psicologia do século XX, enfatizam a liberdade e a responsabilidade do homem perante si mesmo, os outros e o mundo e caracterizam como adoecimento a perda dessas características ontológicas. 
0,3 pontos   
Pergunta 9
Leia a citação abaixo, do psicólogo humanista Erich Fromm para responder à pergunta.
 
“A ética humanista é antropocêntrica; não, naturalmente, no sentido de que o homem é o centro do universo, mas no sentido de que seus julgamentos dos valores, como todos os outros julgamentos e até percepções, estão arraigados nas peculiaridades de sua existência e só tem significação quando considerados em relação a esta; o homem é, de fato, ‘a medida de todas as coisas’. A posição humanista é de que nada há de superior ou mais digno do que a existência humana.” (FROMM, E. Análise do Homem. p. 22)
 
Sobre a concepção de Humanismo na Psicologia está correto afirmar:
I – Toda investigação que se voltar ao homem é humanista. O Humanismo é, antes de tudo, uma alteração do objeto em questão.
II – O Humanismo é uma atitude em relação ao homem que, partindo do reconhecimento de sua dignidade, exige que todo estudo, investigação ou conhecimento acerca do homem seja pautado por um respeito pela pessoa, pelo ser humano.
III – O Humanismo é um movimento cultural europeu do século XIV que privilegiou o homem a todos os outros seres; consequentemente, não há sentido em falar de Humanismo antes ou depois desse fenômeno histórico datado. 
IV – O reconhecimento da dignidade da existência humana e a recondução de todos os valores ao conhecimento do homem – a partir do qual eles podem ser estabelecidos – é o que está na base da responsabilização do homem por sua existência. 
V – O Humanismo pretende pensar cada homem em sua especificidade, isto é, não como um ser natural ou até um animal racional, mas como um ser que em sua singularidade compartilha um solo comum a toda humanidade.
 
Das afirmações acima, são verdadeiras:
	
	a.
	 II, III, IV e V.
	
	b.
	 II, IV e V.  
	
	c.
	 I, II, IV e V.
 
	
	d.
	III e V.
	
	e.
	 II, III e V.
0,3 pontos   
Pergunta 10
Segundo Holanda (2015, p. 110), “No século XVIII, encontramos um terreno propício ao desenvolvimento das ‘Ciências do Homem’ ou das Geisteswissenschaften – as ‘Ciências do Espirito’ – como aponta Dilthey”. Inicia-se, concomitantemente, um movimento de questionamento da metodologia natural-científica na investigação do humano. Essa parte do pressuposto de que a natureza está aí e funciona de acordo com leis que o homem pode descobrir objetivamente. Os objetos são parte do mundo. Os sujeitos podem conhecê-los. A partir dessa crítica, surge a diferenciação entre Ciências Naturais e Ciências Humanas.
 
Considere as afirmações abaixo sobre a epistemologia científico-natural e a científico-humana e indique a alternativa incorreta:
	
	a.
	As ciências naturais concebem a relação entre conhecer e conhecido como de sujeito-objeto.
	
	b.
	As ciências naturais concebem a relação entre conhecer e conhecido como de sujeito-sujeito.
	
	c.
	A objetividade nas ciências naturais é garantida pelo método de pesquisa.
	
	d.
	A objetividade nas ciências humanas brota da intersubjetividade.
	
	e.
	As ciências naturais lidam com fenômenos, enquanto as ciências humanas, com fatos.  
TELE AULA I
Pergunta 1
A Abordagem Centrada na Pessoa é uma mudança de paradigma na Psicologia, por superar a visão tradicional da relação sujeito-objeto pela de sujeito-sujeito. Essa mudança paradigmática torna essa uma abordagem ética (Amatuzzi, 2010). Na relação psicólogo-cliente, essa relação ética se manifesta como:
A postura do psicoterapeuta preza por uma relação horizontal, isto é, não hierárquica.
O psicólogo da abordagem centrada no cliente se coloca na relação como conhecedor da tendência atualizante, de modo que lança mão de procedimentos validados cientificamente que favorecem 
o desenvolvimento dessa tendência.
Na relação, cada parte possui a sua especificidade e o psicoterapeuta humanista trabalhará no sentido de promover um clima facilitador para a autocompreensão e autopercepção do cliente.
O psicólogo da ACP promoverá mudanças na atitude do cliente, indicando a ele como fazer para aceitar incondicionalmente as dificuldades que sua vida lhe impõe.
Estão corretas somente as afirmações:
	
	a.
	I e III.
	
	b.
	III e IV.
	
	c.
	I e IV.
	
	d.
	II e III.
	
	e.
	I, II, III e IV.
0 pontos   
Pergunta 2
A Psicologia Humanista foi caracterizada por Erich Fromm como a Terceira Força na Psicologia. Sobre isso, está incorreto afirmar:
	
	a.
	A Psicologia Humanista é a Terceira Força, que surge em oposição à Psicanálise de Freud (Primeira Força) e ao Behaviorismo de Skinner (Segunda Força).
	
	b.
	A Psicologia Humanista surge no começo do século XX em reação à psicologia “pouco científica” do século XIX, que era baseada na consciência e na introspecção. É ciência aplicada e, enquanto tal, busca a previsão e o controle do seu objeto de estudo (o humano).
	
	c.
	A Psicologia Humanista de Rogers, Fromm, Horney, defende que o significado dos comportamentos humanos deve ser buscado na compreensão do sentido de sua vida e nos valores que a sustentam.
	
	d.
	A Terceira Força defende que ser humano é ser livre e responsável por si mesmo. Seu destino está em suas mãos. Para isso, o homem dispõe de responsabilidade, envolvimento, capacidade de ação, de fazer escolhas e de crescer.
	
	e.
	A Psicologia Humanista considera que “o ser humano é, em seu cerne, um organismo em que se pode confiar.” 
0 pontos   
Pergunta 3
No século XIX, iniciou-se um movimento de questionamento da metodologia natural-científica na investigação do humano. Esta parte do pressuposto de que a natureza está aí e funciona de acordo com leis que o homem pode descobrir objetivamente. Os objetos são parte do mundo. Os sujeitos podem conhecê-los. A partir dessa crítica, surge a diferenciação entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Das alternativas a seguir, aquela que expressa corretamente o tipo de relação estabelecida, a origem da objetividade científica, a natureza do que é investigado e o objeto de investigação